A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÕES Conceito e caracterização Segundo teóricos da administração: Segundo Chiavenato ( 2000): A organização é a coordenação de diferentes atividades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES Conceito e caracterização Segundo teóricos da administração: Segundo Chiavenato ( 2000): A organização é a coordenação de diferentes atividades."— Transcrição da apresentação:

1

2 ORGANIZAÇÕES Conceito e caracterização

3 Segundo teóricos da administração: Segundo Chiavenato ( 2000): A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.

4 Para Antônio C. Maximiano: "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."

5 Segundo Amitai Etzion Organizações são unidades sociais deliberadamente construídas para perseguir objetivos específicos.

6 Qual a função do administrador? Humanas ou exatas?

7 Se uma organização trabalha em prol de um objetivo, o indivíduo que organiza a dinâmica de uma organização é o administrador.

8 Para administrar uma organização é preciso saber basicamente que: Indivíduos Organizações COMUNICAÇÃO TRABALHO EM EQUIPE ÊNFASE NO OBJETIVO

9

10 PROBLEMÁTICA... Partindo da ideia de que o indivíduo é a basilar nas organizações e que o papel do administrador tem por base administrar indivíduos nas dinâmicas organizacionais, quais seriam os possíveis problemas relacionados aos indivíduos componentes de um organização?

11 E dos outros...

12 O problema das organizações são os indivíduos? O engenheiro faz cálculos que visam a exatidão. O administrador lida com indivíduos visando o cumprimento satisfatório dos objetivos de uma organização.

13 Fatores que interferem na dinâmica organizacional (por parte dos indivíduos): Comportamentos individuais e coletivos Emoções Formas de exercer atividades Cultura (individual, familiar, coletiva, local, etc) Visão de mundo e interesses Em fim, fatores externos e internos do homem ligados a variabilidade e a cognição humana.

14 VARIABILIDADE HUMANA Cada um de nós é um ser em particular Cada ser humano possui sua individualidade, ou seja, seus gostos, seus costumes, o que muitas vezes complica a vivência em grupo. Assim, podemos constatar que existe uma variabilidade humana quando tratamos do homem em sua face subjetiva.

15 COGNIÇÃO HUMANA O mundo é o que se vê de onde se está. M. Santos A partir dela podemos concluir que cada ser humano tem uma maneira diferente de ver o mundo e compreender todas as coisas. Portanto, cognição é a maneira pela qual cada indivíduo percebe o ambiente a sua volta e o interpreta.

16 Reciprocidade Indivíduos afetam e são afetados no âmbito de uma organização: INDIVÍDUO ORGANIZAÇÃO

17 ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS De fato, o que demonstra o grau de complexidade das organizações?

18 Expansão de atividades Aumento do número de indivíduos e recursos Gestão complexa (hierarquias, distâncias, mudanças nos processos comunicativos, etc. (hierarquias, distâncias, mudanças nos processos comunicativos, etc.)

19 PROBLEMÁTICA... Como garantir o cumprimento satisfatório de objetivos no âmbito de uma organização com elevado grau de complexidade?

20 Possíveis soluções... Maior atenção aos processos comunicativos Clareza das funções desempenhadas Clareza das hierarquias existentes Estabelecimento e supervisão de rotinas Núcleos que priorizem e tratem das relações entre indivíduos (e dos próprios indivíduos em particular)

21 Indicação de bibliografia e filmes: - O voo – 2013 de Robert Zemeckis -A perseguição – 2012 de Joe Carnahan -- CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, Parte 1: A interação entre a pessoas e as organizações e As organizações: conceito de organização e organizações como sistemas sociais.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÕES Conceito e caracterização Segundo teóricos da administração: Segundo Chiavenato ( 2000): A organização é a coordenação de diferentes atividades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google