A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem: Formas e usos – L í ngua Portuguesa I AULA 2 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem: Formas e usos – L í ngua Portuguesa I AULA 2 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem: Formas e usos – L í ngua Portuguesa I AULA 2 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa

2 UNIDADE I Conceito de Língua e Linguagem

3 A língua é uma coisa de tal modo distinta que um homem privado do uso da fala conserva a língua, contato que compreenda os signos vocais que ouve." Saussure.

4 A l í ngua é um instrumento de comunica ç ão, um sistema de signos vocais espec í ficos aos membros de uma mesma comunidade. Gra ç as à sua flexibilidade, mobilidade e situa ç ão na cavidade bucal, ela desempenha o principal papel na fona ç ão.

5 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1511157-7823- ALEXANDRE+GARCIA+FALA+SOBRE+USO+DA+LINGUA+PORTUGUESA,00.html

6 A l í ngua, distinta da fala, é um objeto que se pode compreender separadamente. Enquanto que a linguagem é heterogênea. A l í ngua é um sistema de signos que exprimem id é ias, e é compar á vel, por isto, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simb ó licos, aos sinais militares, etc.

7 A língua apresenta variações, e diversas comunidades e falantes das mesmas. A começar pela língua materna, usada no país do falante, adquirida desde a infância, durante o aprendizado da linguagem. As línguas vivas, são todas as línguas utilizadas, tanto na comunicação oral como na comunicação oral como na comunicação escrita, nos mais diversos países. As línguas mortas não estão mais em uso como meio de comunicação oral e escrito

8

9 Como as línguas nascem e morrem? O que são famílias linguísticas? As línguas não são eternas. Pelo contrário, elas morrem enquanto outras nascem e se multiplicam. Mas será que todas as línguas possuem a mesma origem? ???????????????? Descubra a resposta em: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_8.pdf

10 A l í ngua-mãe, é quando se estabelecem genealogias - ou fam í lias de l í nguas tomadas como referência ou resultado. Para o português ou francês, por exemplo, diremos que a l í ngua-mãe é o latim. As l í nguas-irmãs são todas as que resultam das evolu ç ões divergentes de uma mesma l í ngua antiga, dita l í ngua-mãe. O português, francês e espanhol são exemplos de l í nguas irmãs, sendo o latim, a l í ngua-mãe.

11 Fun ç ão social da l í ngua. A l í ngua e a fala são preceitos b á sicos para estabelecer uma comunica ç ão. A l í ngua é a estrutura que compreende as conven ç ões adotadas por determinado grupo social. A fala est á sujeita a modifica ç ões regionais, g í rias e jargões, relacionados à forma como os indiv í duos utilizam essas conven ç ões.

12 O que é linguagem?


Carregar ppt "Linguagem: Formas e usos – L í ngua Portuguesa I AULA 2 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google