A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Ética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Ética."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Ética

2 DEFINIÇÕES Etimológica: Amor da sabedoria ou amor à sabedoria.
Real: É a ciência das causas últimas de todas as coisas (Aristóteles, s. VI a. C)

3 O que os filósofos dizem...
“Que representa a filosofia? – é uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas, mais profundas” (M. Heidegger). “O filósofo é um homem que constantemente vive, vê, ouve, suspeita e sonha... coisas extraordinárias” (F. Nietzsche). “A filosofia ensina a bem raciocinar” (R. Descartes).

4 ALGUMAS OUTRAS DEFINIÇÕES
“A filosofia é o saber absoluto” (F. Hegel). “É o estudo das coisas humanas e divinas” (Cícero) “Amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância” (Dic. Houaiss). “Estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza” (Dic. Aurélio).

5 O conhecimento da verdade
Um dos recursos que o ser humano possui para chegar ao conhecimento da verdade. Contribuição específica: colocar a questão do sentido da vida e esboçar uma resposta. Uma das tarefas mais nobres da humanidade.

6 O amor à sabedoria É o que “filosofia” significa, de acordo com a etimologia grega. A Filosofia nasce quando o ser huamano começa a se perguntar pelo por quê das coisas e seu fim. Tem a ver com algo que é essencial para o ser humano, que faz parte da sua natureza.

7 Todo homem é um filósofo
Possui suas próprias concepções filosóficas, pelas quais orienta sua vida. Consegue formar uma visão global e uma resposta sobre o sentido da própria vida pessoal e regula o seu comportamento

8 DIVISÃO DA FILOSOFIA Sistemática ou teorética Histórica

9 DIVISÃO SISTEMÁTICA FILOSOFIA PURA
Disciplinas especulativas (a busca do saber pelo saber): metafísica ou ontologia, cosmologia filosófica, psicologia filosófica, teodicéia ou teologia natural, gnosiologia. Disciplinas práticas (o saber para agir): lógica, ética, estética.

10 DIVISÃO SISTEMÁTICA FILOSOFIA APLICADA
Filosofia da educação, filosofia do direito, filosofia da religião, filosofia da matemática, filosofia política, etc.

11 DIVISÃO HISTÓRICA Filosofia antiga (s. VI a. C – II d. C)
Filosofia medieval (s. II d. C – XV d. C) Filosofia moderna (s. XVI – XVIII) Filosofia contemporânea (s. XIX – s. XX)

12 Filosofia antiga


Carregar ppt "Filosofia e Ética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google