A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão (semana 6). Provavelmente, você deve ter começado a aprender a divisão através do algoritmo desta operação, não é verdade? Na verdade, a introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão (semana 6). Provavelmente, você deve ter começado a aprender a divisão através do algoritmo desta operação, não é verdade? Na verdade, a introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Divisão (semana 6)

2 Provavelmente, você deve ter começado a aprender a divisão através do algoritmo desta operação, não é verdade? Na verdade, a introdução da operação divisão foi apresentada apenas pelo seu algoritmo para muitas pessoas.

3 Este processo (algoritmo da divisão), tão complexo, tão longo e tão dependente das outras operações torna-se muito difícil de ser compreendido; por isto, esta operação mostra-se como uma das mais difíceis em relação ao aprendizado das crianças.

4 Uma prática comum entre as crianças é o ato de dividir. Tal afirmação pode ser confirmada ao ver irmãos dividindo brinquedos ou amigos dividindo cartas em um. Mas se a divisão é uma operação tão natural, por que se torna tão difícil trabalhá-la na sala de aula? Porque a divisão é uma das operações menos compreendidas em todo o Ensino Fundamental?

5 A dificuldade no aprendizado desta operação não está na introdução do conceito já que, como comentado anteriormente, a divisão está presente na vida da criança desde muito cedo, mas sim no fato de se atribuir o conceito desta operação apenas o ensino da estrutura de seu algoritmo.

6 No seu conceito primordial, a operação de divisão refere-se a duas idéias básicas: a primeira é uma idéia básica, fundamental, refere-se a separação em partes iguais e a segunda quantas vezes uma determinada grandeza cabe em outra.

7 Exemplo 1: Márcia tem 20 adesivos e vai dividir entre suas 5 amigas. Quantos adesivos cada amiga ganhará?

8 Exemplo 2: Márcia tem 20 adesivos e quer dar 5 adesivos a cada uma de suas amigas. A quantas amigas Márcia vai poder dar adesivos?

9 1. Atividades com Régua de Cuisinaire A régua de Cuisenaire, também pode ser utilizada para introduzir o conceito de divisão através de um processo de verificação de quantas vezes uma quantidade cabe em outra. Inicialmente, apresente à criança uma disposição como esta

10 Em seguida, explore frases do tipo: quantas vezes a peça vermelha cabe na peça laranja? A partir daí, introduza a notação de divisão concluindo:...então, 10 dividido por 2 é igual a 5 A partir daí, estimule a criança a investigar outras formações possíveis, sempre verificando quantas vezes uma peça cabe em outra.

11 2. Atividades com o Tangram

12 O tangram também pode ser utilizado para induzir ao conceito de multiplicação. Assim como para induzir à multiplicação, nomeie as peças do tangran.

13 A atividade com o tangram, também deve ser realizada de modo a sobrepor uma figura em outra. Permita que a criança manipule as peças, enquanto isso realize perguntas orientadas de introdução ao conceito de divisão como nos exemplos abaixo:

14 Pergunte: Quantas vezes a peça B cabe na peça E? Conclua: Então, 2 dividido por 1 é igual a 1 (2 ÷ 1 = 1). Pergunte: Quantas vezes a peça A cabe na peça F? Conclua: Então, 4 dividido por 1 é igual a 1 (4 ÷ 1 = 1).

15 2. Jogos 2.1 – A BOTA DE MUITAS LÉGUAS Combine agora com seus alunos uma nova forma de jogar. Agora, um aluno vai sortear um número, que indicará o comprimento do pulo que a bota de muitas léguas pode dar, e você dirá um número da reta (múltiplo do número sorteado) onde a bota está parada esperando para voltar ao zero (ponto de partida).

16 Desta vez, o jogo é descobrir quantos pulos a bota precisa dar. Por exemplo: um aluno sorteia o número 5, que será o comprimento do pulo; então você informa à turma que a bota está esperando para voltar, por exemplo, no número 20 (que é múltiplo de 5). Os alunos circundam o número 20 na reta e representam os movimentos, agora em sentido contrário.

17

18 Quando as crianças já estiverem dominando a atividade, introduza uma nova atividade: desenhe no quadro a situação a seguir:

19 Aos poucos, você poderá ir substituindo esta frase pelos símbolos matemáticos apropriados, 6 ÷ 2 = 3. Diga aos alunos que, agora: No comprimento 6 há 2 pulos de comprimento 3.

20 2.3 – ANDANDO COM O RESTO


Carregar ppt "Divisão (semana 6). Provavelmente, você deve ter começado a aprender a divisão através do algoritmo desta operação, não é verdade? Na verdade, a introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google