A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Processo de transformação SAÍDAS -OUTPUTS- RECURSOS DE ENTRADA - INPUTS -

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Processo de transformação Toda operação que gera bens e serviços Transformação Uso de recursos de entrada ou inputs, para mudar o estado ou condição de algo e, assim, produzir as saídas, ou outputs, do processo de transformação. Slack 2009

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Processo de transformação

5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Bens e serviços

6 $

7 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Definições de produção - Função produção: reúne os recursos - Gerente de produção: maneja os recursos - Administração da produção: ferramenta de gestão

8 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção (Em geral) -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Por que as empresas falham? -Planejamento inadequado; -Falha em estimar demanda do mercado; -Incompetência gerencial (pessoas, estratégias, produtos e serviços); -Superdependência de um indivíduo específico, evento previsto ou cliente/fornecedor/empresa; -Falta de tempo, devido a mal planejamento, acarretando decisões ruins de gastos; -Arrogância (subestimar concorrentes e idéias de funcionários); -Acomodação (não explorar novos mercados, demorar a mudar); -Falta de visão de longo prazo; -Entrada de concorrentes/Aumento da competição; -Falta de entendimento do comportamento do consumidor; -Fusões ou aquisições mal planejadas.

10 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

11 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entendimento dos objetivos estratégicos da produção O que se está tentando atingir? Leva a produção a contribuir com os objetivos organizacionais Traduz os objetivos organizacionais em termos de produção

12 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode frequentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo objetivo? Thomas J. Watson Jr. - IBM

13 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos são essenciais à sobrevivência da empresa. Eles asseguram um mínimo - por vezes um alto grau - de unidade de ação ao seu corpo administrativo. Ao discuti-los e reformulá-los, eles nos ajudam a melhor equacionar perguntas, como: - Onde se situa a empresa hoje, e para onde vamos encaminhá-la no futuro? - O que podemos esperar como resultados, ao agir desta ou daquela forma? -O que deve representar a empresa atualmente, e dentro de futuro previsível, para seus proprietários, seus públicos-alvo e para a sociedade a que pertence? Raimar Richers – Escola de ADM/FGV-SP

14 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

15 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia Base para a definição das ações que implementarão o direcionamento e escopo da organização no longo prazo. Adequa os recursos da organização ao seu ambiente em constante mudança, e em particular a seus mercados, consumidores ou clientes de forma a atender as expectativas daqueles que possuem poder sobre a organização.

16 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Desenvolvimento de uma estratégia de produção Imensa quantidade de decisões têm que ser tomadas Princípios gerais norteiam as decisões na direção do objetivo desejado. Tipologia das estratégias organizacionais (Certo, 1993) -Concentração -Estabilidade -Crescimento -Redução de despesas

17 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; Forma, aspecto e composição física – Bens, serviços e processos Crucial para a função produção

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção Planejamento Função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção dos planos que integram e coordenam suas atividades Controle Geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos Sobral e Peci, 2008

21 Planejamento estratégico Mapeamento ambiental e avaliação das forças e limitações da organização Planejamento estratégico Mapeamento ambiental e avaliação das forças e limitações da organização Nível institucional Nível intermediário Nível operacional Planos táticos Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental Planos táticos Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental Planos operacionais Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa Planos operacionais Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa Envolve toda a organização Direcionado a longo prazo Focaliza o futuro e o destino Objetivos gerais Envolve cada departamento Direcionado a médio prazo Focaliza o imediato Ação departamental Envolve cada tarefa/atividade Direcionado a curto prazo Focaliza o imediato Objetivos específicos ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

22 Planos estratégicos Desinvestir nos negócios não-essenciais e focalizar o crescimento nos negócios essenciais Planos de marketing Desafiar mercados regionais com produtos da empresa Planos de produção Centralizar as operações nas fábricas mais eficientes Planos de pessoal Treinar e capacitar o pessoal para aumentar a produtividade Planos financeiros Reduzir custos e aumentar lucros marginais nos produtos RESULTADOS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

23 Objetivos estratégicos Diretor financeiro Lucro anual de 12% Devedores duvidosos até 2% Oferecer balancetes mensais Reduzir estoques em 10% Ciclo financeiro de 35 dias Gerente de contas a receber Enviar cobranças em 5 dias Verificar novo crédito em 1 dia Cobrar devedores atrasados todos dias Devedores duvidosos até 2% Presidente 12% de retorno sobre o investimento 5% de crescimento anual Nenhum desligamento de empregado Excelente serviço ao cliente Gerar produtos padronizados e customizados para várias aplicações na indústria de ferramentas Diretor industrial Produzir produtos com custo médio de R$ 18,00 Reduzir refugos em até 3% Aumentar produtividade em 2% Reduzir ciclo operacional em 3% Supervisor de máquinas Produzir mil unidades a um custo médio de R$ 16,00 Reduzir a 7% máquinas paradas Reduzir refugos em até 3% Reduzir ciclo operacional em 3% Diretor de Marketing Vender produtos a um preço médio de R$27,00 Introduzir um novo produto Aumentar vendas em 5% Participar em 19% do mercado Gerente de vendas – região 1 Responder ao cliente em 2 horas Cota de vendas de unidades anuais Visitar 1 novo cliente a cada 4 dias Visitar grande cliente a cada 7dias Missão Objetivos táticos Objetivos operacionais ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

24 Gerentes de produção -Elaborar planejamento e controle da produção Decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção Conciliar o que o mercado quer e o que a produção pode oferecer

25 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Atividades da Adm produção -Entendimento dos objetivos estratégicos da produção -Desenvolvimento de uma estratégia de produção -Definir projetos dos produtos, serviços e processos de produção -Elaborar planejamento e controle da produção -Buscar melhoria no desempenho da produção -Ação dos gerentes

26 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

27 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção -Melhorar o desempenho da produção Responsabilidade permanente da administração A qualidade é definida pelo cliente, exige gerenciar os processos, só pode ser desenvolvida com administração participativa e é responsabilidade de todos.

28 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Gerentes de produção (Em geral) -Entender os objetivos estratégicos da produção; -Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; -Desenhar produtos, serviços e processos de produção; -Planejar e controlar a produção; -Melhorar o desempenho da produção.

29 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Vantagens -Redução de custos -Aumento da receita -Reduzir o montante de investimento -Promover inovação

30 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Orientações para o exercício 1A -Será realizado em sala de aula no dia 12 de março, durante o horário da aula(19:00 às 21:10), com início, no máximo, até as 20:00 horas; -Constará de atividade relativa ao texto Operações como arma competitiva na Starwood, localizado na página 16 do livro: KRAJEWSKI L., RITZMAN L., MALHOTRA M..Administração de produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON - -Terá valor de 1,0 (um) ponto para o trabalho referente à A1. -Os alunos faltosos realizarão atividade compensatória no dia da A1.

31 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google