A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Profissional em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Profissional em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Profissional em Administração
Aula - 01/11/2012 A IMAGEM DOS LÍDERES A PARTIR DO SEU COMPORTAMENTO LIDERANÇA E ÉTICA Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira

2 Objetivos Refletir acerca das exigências observadas nas empresas que distorcem a função do líder. Entender uma nova visão do que é ser líder e sua dependência da postura ética do líder. Refletir a respeito da importância da ética como atributo da liderança. Apresentar importantes requisitos da liderança para uma postura ética.

3 Para Refletir O quanto as atitudes de líderes influenciam nas atitudes éticas de seus funcionários? Até que ponto um líder tem a liberdade de burlar as regras e quais são as conseqüências disso?

4 DISTORÇÕES DA LIDERANÇA
Quais atributos são esperados de um líder: ser gênio, capaz de inventar uma maravilha por dia. Ser herói, capaz de descer de helicóptero, matar os bandidos e salvar a mocinha. Ser mártir, lançando-se às cobras e mantendo-se vivo para enfrentar tigres raivosos no dia seguinte. Buscam-se líderes capazes de convencer pelo carisma e ímpeto de competição que garante o confronto com a concorrência e com os problemas imediatos internos do dia-a-dia (bombeiros apagando incêndios).

5 DISTORÇÕES DA LIDERANÇA
Porém no dia-a-dia as empresas conseguem: conflitos internos (pessoais ou setoriais), competições desnecessárias (muitas vezes internas), criação de feudos e lutas por defesas de interesses pessoais ou por interesses de pessoas amigas. A ética se transforma em uma desconhecida por líderes sem a capacidade de desenvolver visão estratégica dos negócios (longo prazo).

6 NOVA VISÃO DA LIDERANÇA
O líder que administra e o administrador que lidera. Líder Administrador Trabalha criativamente com integração e coesão grupais. Induz à(o): motivação espontânea, ampla participação, poder decisório compartilhado, planejamento estratégico coletivo, avaliações freqüentes e reformulações periódicas. É um estrategista. Administrador Líder Trabalha com objetivos definidos por instância superior. Estimula a motivação e coesão grupais. Faz cumprir o planejamento estratégico. Delega e avalia desempenhos. É um tático.

7 NOVA VISÃO DA LIDERANÇA
É impossível desassociar a liderança dos princípios e valores éticos da organização em busca do bem comum e da felicidade das pessoas. A consciência ética dos líderes gera a responsabilidade e o comprometimento de todos, dando consistência à equipe e gerando resultados ótimos para todos os stakeholders.

8 ÉTICA COMO ATRIBUTO FUNDAMENTAL DA LIDERANÇA
O conceito de liderança decorre dos atributos e qualidades da pessoa que é o líder, de sua capacidade de conduzir e influenciar as outras pessoas. A ética é um conjunto de atitudes comportamentais de um líder que muitas vezes não tem um cargo de administrador, mas é um modelo para outras pessoas que exigem o exemplo e a responsabilidade pelas suas ações e comportamentos.

9 REQUISITOS DA LIDERANÇA PARA UMA POSTURA ÉTICA
Ser um educador (aprender e ensinar); Promover a integração das equipes (negociar); Preservar verdades e crenças que orientam as políticas e estratégias empresariais (obter consenso); Contribuir para a renovação contínua da cultura organizacional (formador de cultura).

10 Atividade Complementar
A partir dos requisitos da liderança para uma postura ética, identifique os diferentes papéis atribuídos a um líder empresarial: Requisitos Papéis identificados O líder é um educador O líder tem o compromisso de promover a integração das equipes O líder preserva verdades e crenças que orientam as políticas e estratégias empresariais O líder contribui para a renovação contínua da cultura organizacional


Carregar ppt "Ética Profissional em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google