A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz. ANÁLISE ORGANIZACIONAL METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO DE FUTURO ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz. ANÁLISE ORGANIZACIONAL METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO DE FUTURO ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGIA."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 ANÁLISE ORGANIZACIONAL METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO DE FUTURO ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Para onde queremos ir? O que há no ambiente? O que temos na empresa? Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas O que devemos fazer?

3 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE SOCIAL FORNECEDOR CONCORRÊNCIA CLIENTE MÃO DE OBRA EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO COMPONENTE ECOLÓGICO

4 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL É O AMBIENTE DE INTERAÇÃO MAIS PRÓXIMO À ORGANIZAÇÃO, CONSTITUÍDO POR CLIENTES, FORNECEDORES, PRODUTOS SUBSTITUTOS ETC. EXPRESSÕES COMO SETOR E INDÚSTRIA TAMBÉM SÃO USADOS PARA CARACTERIZÁ-LO. EX: SETOR DE TRANSPORTE AÉREO, DE PAPEL, DE ELETRODOMÉSTICOS. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DE CALÇADOS

5 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estrutural da Indústria - setor (Modelo das Cinco Forças de Porter) -Ameaça de novos entrantes -Rivalidade entre as empresas existentes -Ameaça de substitutos (bens ou serviços) -Poder de negociação dos compradores -Poder de negociação dos fornecedores

6 FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NO SETOR CONCORRENTES INDÚSTRIA Rivalidade entre as empresas existentes ENTRANTES POTENCIAIS COMPRADORES SUBSTITUTOS FORNECEDORES Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Poder de negociação dos fornecedores Aqueles que exercem a mesma função

7 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Ciclo de Vida do Setor -Introdução -Crescimento -Maturidade -Declínio

8 CICLO DE VIDA DO SETOR Declínio Introdução Vendas Tempo Crescimento Maturidade

9 CICLO DE VIDA DO SETOR Declínio Introdução Vendas Tempo Crescimento Maturidade Cinco Forças de Porter 1 – Novos concorrentes 2 – Rivalidade entre empresas do ramo 3 – Produtos substitutos 4 – Poder de negociação dos compradores 5 – Poder de negociação dos fornecedores

10 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Tamanho e Crescimento do Mercado -Estimativas -Unidades físicas ou Valor monetário das transações

11 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência -Concorrentes – Nível (foco) da concorrência. -Fatores críticos de sucesso

12 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência -Nível de concorrentes (foco) QUAL DESEJO QUERO SATISFAZER? O QUE COMER? QUAL TIPO DE DOCE? QUAL MARCA EU QUERO? CONCORRENTES EM GERAL OU DE DESEJO COMIDA DE FORMA BATATA FRITA DOCES SANDUICHE INDUSTRIAIS BARRA DE CHOCOLATE BOMBOM BALAS DE MARCA LACTA NESTLE HERSHEYS DINHEIROMESMO FIM MESMO PRODUTO OU CLASSE PRODUTOS SIMILARES PREÇOS SEMELHANTES

13 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Atributos específicos Pontos fortes e fracos dos concorrentes Fatores críticos de sucesso FATORES SEM OS QUAIS A EMPRESA NÃO TEM CHANCES DE TER SUCESSO NO SETOR

14 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Fatores críticos de sucesso FORÇA DA MARCA, FORÇA DE VENDAS, LIDERANÇA, TECNOLOGIA, RAPIDEZ, TRADIÇÃO, PREÇO, ATENDIMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, PONTUALIDADE, LOCALIZAÇÃO... Exemplos Telefonia – preço Gráfica – rapidez na entrega - POUCOS E VARIADOS POR SETOR - *

15 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE SOCIAL FORNECEDOR CONCORRÊNCIA CLIENTE MÃO DE OBRA EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO COMPONENTE ECOLÓGICO

16 GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz. ANÁLISE ORGANIZACIONAL METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO DE FUTURO ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google