A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Forças e fraquezas Oportunidades e ameaças OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL O que devemos fazer?

3 ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE
ECONÔMICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE DEMOGRÁFICO

4 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL
É O AMBIENTE DE INTERAÇÃO MAIS PRÓXIMO À ORGANIZAÇÃO, CONSTITUÍDO POR CLIENTES, FORNECEDORES, PRODUTOS SUBSTITUTOS ETC. EXPRESSÕES COMO “SETOR” E “INDÚSTRIA” TAMBÉM SÃO USADOS PARA CARACTERIZÁ-LO. EX: SETOR DE TRANSPORTE AÉREO, DE PAPEL, DE ELETRODOMÉSTICOS. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DE CALÇADOS

5 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estrutural da Indústria - setor
(Modelo das Cinco Forças de Porter) Ameaça de novos entrantes Rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de substitutos (bens ou serviços) Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos fornecedores

6 FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NO SETOR
ENTRANTES POTENCIAIS Ameaça de novos entrantes CONCORRENTES INDÚSTRIA Rivalidade entre as empresas existentes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES COMPRADORES Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Aqueles que exercem a mesma função SUBSTITUTOS

7 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Ciclo de Vida do Setor Introdução
Crescimento Maturidade Declínio

8 CICLO DE VIDA DO SETOR Vendas Tempo Maturidade Crescimento Declínio
Introdução Tempo

9 1 1 2 3 CICLO DE VIDA DO SETOR 2 5 4 5 4 4 3 3 4 2 3 1 1 2 5 5 Vendas
Cinco Forças de Porter 1 – Novos concorrentes 2 – Rivalidade entre empresas do ramo 3 – Produtos substitutos 4 – Poder de negociação dos compradores 5 – Poder de negociação dos fornecedores Vendas Maturidade 1 2 5 3 4 Declínio 1 4 5 2 3 2 4 3 1 5 3 4 1 2 5 Introdução Crescimento Tempo

10 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Tamanho e Crescimento do Mercado
Estimativas Unidades físicas ou Valor monetário das transações

11 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência
Concorrentes – Nível (foco) da concorrência. Fatores críticos de sucesso

12 Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco)
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência Nível de concorrentes (foco) QUAL DESEJO QUERO SATISFAZER? O QUE COMER? QUAL TIPO DE DOCE? QUAL MARCA EU QUERO? CONCORRENTES EM GERAL OU DE DESEJO COMIDA DE FORMA BATATA FRITA DOCES SANDUICHE INDUSTRIAIS BARRA DE CHOCOLATE BOMBOM BALAS DE MARCA LACTA NESTLE HERSHEY’S DINHEIRO MESMO FIM MESMO PRODUTO OU CLASSE PRODUTOS SIMILARES PREÇOS SEMELHANTES

13 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência
Atributos específicos Pontos fortes e fracos dos concorrentes Fatores críticos de sucesso FATORES SEM OS QUAIS A EMPRESA NÃO TEM CHANCES DE TER SUCESSO NO SETOR

14 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência
Fatores críticos de sucesso FORÇA DA MARCA, FORÇA DE VENDAS, LIDERANÇA, TECNOLOGIA, RAPIDEZ, TRADIÇÃO, PREÇO, ATENDIMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, PONTUALIDADE, LOCALIZAÇÃO... Exemplos Telefonia – preço Gráfica – rapidez na entrega - POUCOS E VARIADOS POR SETOR - *

15 ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE TECNOLÓGICO
AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE LEGAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO

16 GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google