A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Prática da Pesquisa I Créditos: 02 Carga Horária: 40 Professora: Maria Fátima Aucar Soler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Prática da Pesquisa I Créditos: 02 Carga Horária: 40 Professora: Maria Fátima Aucar Soler."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Prática da Pesquisa I Créditos: 02 Carga Horária: 40 Professora: Maria Fátima Aucar Soler

2 1ª aula Do conhecimento ao saber científico

3 CERVO e BERVIAN (década 70) estabelecem os níveis de conhecimento para os sujeitos conhecerem os objetos em nosso cotidiano. Posteriormente muitos autores classificaram os níveis de conhecimento baseando-se na divisão feita por estes autores.

4 Níveis do conhecimento Empírico: é o conhecimento do povo, que é transmitido de geração a geração; Científico: é o conhecimento obtido através da ciência e a Pesquisa Científica, é metódico e sistemático;

5 Níveis do conhecimento Filosófico:é o conhecimento constituído de realidades mediatas e imperceptíveis aos sentidos, ultrapassam a experiência, estudam a essência do ser ou da realidade,é metódico e sistemático e utiliza o método racional; Teológico:é o conhecimento revelado das coisas divinas, ocorre quando há algo oculto ou um mistério, é obtido através do dogma de fé e do argumento da autoridade.

6 O conhecimento e seus níveis Empírico – é m metódico e assistemático Científico – é metódico e sistemático; utiliza o método científico Filosófico - é metódico e sistemático; utiliza o método racional Teológico – é das coisas de Deus; acontece através do -dogma da fé -argumento da autoridade HOMEM OBJETO conhece o Empírico Científico Filosófico Teológico Níves do conhecimento Sujeito que conhece Objeto conhecido

7 O conhecimento do mundo não é simples e portanto não é fácil viver nele Para sobreviver neste mundo, o homem teve necessidade de dispor do saber e até construí- -lo por si só. Para LAVILLE e DIONNE o principal objetivo da pesquisa do saber é:... conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlá-las, e fazer previsões a partir daí...

8 Para LAVILLE e DIONNE, o saber pode ser: Saber Espontâneo: é o saber que acontece no cotidiano, dia a dia, são eles: - Mito: o homem explica o mundo através dos mitos; -Tradição:O homem explica o mundo com base na tradição familiar, das coisa, etc; - Autoridade: O homem explica os fatos ou fenômenos através da opinião das autoridades

9 Para LAVILLE e DIONNE o saber pode ser: Saber racional: Filosofia: O homem explica o mundo através do conhecimento filosófico que é obtido pelo Método Racional; Ciência: O homem explica o mundo através do conhecimento científico que é obtido pelo Método Científico.

10 O Método Científico A ciência se estabeleceu no ocidente como conhecimento científico a apenas um século e sua origem é a filosofia. Hoje a ciência possui bases filosóficas que são a essência dos Métodos Científicos: Base filosófica Método de Pesquisa Positivismo Método Quantitativo Fenomenologia e Método Qualitativo Marxismo


Carregar ppt "Introdução à Prática da Pesquisa I Créditos: 02 Carga Horária: 40 Professora: Maria Fátima Aucar Soler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google