A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você sabe sobre... A pesquisa – ação, a pesquisa documental e a pesquisa participante..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você sabe sobre... A pesquisa – ação, a pesquisa documental e a pesquisa participante.."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que você sabe sobre... A pesquisa – ação, a pesquisa documental e a pesquisa participante..

3 Pesquisa bibliográfica É um tipo de pesquisa que requer atenção, disciplina, sistematização e aprofundamento por parte do pesquisador, pois a pesquisa bibliográfica exige aprofundamento e é preciso ter disponibilidade de tempo e dedicação.

4 Além disso, domínio das técnicas de estudo, técnicas de leitura, fichamentos, resenhas e resumos e dos padrões normativos de referências bibliográficas prescritos por órgão próprio (ABNT) e aceitos pela comunidade científica.

5 É imprescindível a delimitação dos limites da pesquisa, definindo claramente o problema de pesquisa, os fenômenos e o contexto a serem pesquisados. É importante identificar as concepções, os fundamentos, as correntes teóricas, os autores relevantes, bem como posicionar-se claramente em relação a cada um deles.

6 Procedimentos Metodológicos Elaborar inicialmente uma busca na literatura, visando compreender melhor o tema e o problema de pesquisa a ser investigado; A revisão da literatura deve ser crítica, sempre baseada em critérios metodológicos definidos, com a finalidade de selecionar os artigos e outros materiais válidos para a comunidade científica, pois constitui perda de tempo envolver-se com materiais fora dos padronizados.

7 A ênfase desse tipo de trabalho deve ser dada ao rigor científico no processo de sua realização. É importante optar por um assunto com o qual tenha afinidade e que seja compatível com os limites de seu conhecimento. Também, que a temática-problema a ser pesquisado deva ser relevante, contribuindo para o avanço da ciência na área específica.

8 Desse modo, define-se o seu escopo e a seleção dos materiais apropriados ao que se deseja ( livros, revistas científicas, periódicos anuais de congresso, etc. Ainda, identificar, a partir do que já foi pesquisado e publicado sobre o tema, lacunas, que dêem suporte à inovação sobre o que esteja pesquisando do mesmo tema/problema, pois caso contrário, será apenas mera repetição do que foi feito.

9 O planejamento básico da pesquisa bibliográfi ca consiste em: Escolha do tema e problema de pesquisa; Definição do escopo/limitação da pesquisa; Levantamento bibliográfico sobre o tema/problema; Seleção do material relevante; Leitura, análise e fichamento do material selecionado; Construção de texto, a partir da reflexão e inferências.

10 Pesquisa ação e/ou pesquisa participante Seus pontos comuns baseiam-se numa crítica à metodologia da pesquisa tradicionalmente como é realizada no campo das Ciências Sociais: Ruptura com o princípio da neutralidade, por parte do pesquisador, no envolvimento com seu objeto de investigação ; Há não só afinidade do pesquisador com seu objeto de investigação, como a inserção e participação no campo é baseada na interação, intervenção e reciprocidade do conhecimento gerado e atividade pedagógica;

11 A ciência deve ser socializada e posta a serviço da emancipação de grupos oprimidos e em pé de desigualdade com grupos dominantes da sociedade, o que implica na necessidade de uma ação por parte dos envolvidos na investigação, no intuito de buscar mudanças.

12 Procedimentos metodológicos da pesquisa-ação O objeto de pesquisa é definido pela população pesquisada, mediante a assessoria de um ou vários investigadores profissionais de fora do grupo, porém, comprometidos com a causa popular em sua emancipação; Os pesquisadores tomam conhecimento da realidade a ser investigada através de estudos prévios, dados secundários e entrevistas com as lideranças locais;

13 A equipe da pesquisa é composta tanto por pesquisadores profissionais como pela população interessada através de seus representantes; O planejamento da pesquisa é elaborado pela equipe mista (daí a interação e perspectiva educativa); Os objetivos da investigação são definidos pela população pesquisada, partindo de temáticas que lhe são consideradas prioritários;

14 A análise dos dados é feita através de técnicas dialogais com a participação de todos; Quando apenas alguns representantes da comunidade se incorporam à pesquisa, a equipe procede à devolução dos resultados através de reuniões amplas, pois se espera um efeito de feedback para validação dos dados;

15 Diagrama da representação em quatro fases do ciclo básico da investigação ação. As propostas de ação são definidas em função das necessidades do grupo pesquisado; A realidade pesquisada deve ser aquela identificada como de grupos oprimidos.

16 Etapas da pesquisa- ação ( Extraído de:. Acesso em 21 ago 2010 )

17


Carregar ppt "O que você sabe sobre... A pesquisa – ação, a pesquisa documental e a pesquisa participante.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google