A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Lucia Helena Amim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Lucia Helena Amim"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Biosfera -Aula 17

2 Biosfera É o espaço da vida que envolve o planeta Terra.
Seu limite superior é a camada de ozônio. Seu limite inferior varia da superfície do solo, até o fundo do oceano (10 km). A Biosfera como espaço de vida do planeta é muito pequeno se comparado com o volume total do planeta.

3 Principais constituintes
Embora seja uma película bastante estreita, a Biosfera é complexa e dinâmica. A Biosfera está composta de três partes: Embora seja uma película bastante estreita, a Biosfera é complexa dinâmica: sua composição varia continuamente pois é o resultado da atividade biológica que nela se realiza permanentemente há milhares de anos. Entre as quais as atividades antrópicas (do homem) que de forma bastante rápida, especialmente nestes últimos 50 anos, muito lhe tem influenciado. Fisicamente a Biosfera está composta de três partes: a hidrosfera (água, ambiente líquido: rios, lagos, mares), a litosfera (parte sólida da terra acima do nível das águas: rochas, solo) e a atmosfera (camada de gás que envolve a terra: ar e seus componentes). Seus elementos fundamentais (água, solo e ar), junto com a energia do sol (energia radiante) constituem a vida no planeta tal como a conhecemos, manifestada tanto na forma animal como vegetal.

4 A Terra é um organismo vivo
Hipótese de Gaia 1969 A Terra é um organismo vivo James Lovelock Foi uma tese criada em 1969 por James E. Lovelock, para explicar o fato de todos os seres vivos estarem ligados entre si e com o ambiente físico, levantando a hipótese de que a Terra seria um organismo vivo.

5 Hipótese de Gaia Lovelock juntamente com a bióloga Lynn Margulis, realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas. Para ele, é a vida na Terra que cria as condições para a sua sobrevivência, e não o contrário, como as outras teorias sugerem.

6 Hipótese de Gaia A Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela através de mecanismos de retroalimentação. Para Lovalock, “a Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiológico fechado, da mesma forma que o médico estuda a interdependência das funções orgânicas do corpo humano”. O nome "Gaia" é uma homenagem à deusa grega que representava a Terra na mitologia grega. Embora toda a comunidade científica concorde que os organismos influenciam o ambiente físico e por ele são influenciados, a maioria acha que não existe nenhuma forma de comprovar o fato do equilíbrio do planeta ser ajustado de forma tão perfeita pela ação dos organismos. Embora seja vista com descrédito pela comunidade científica internacional, pois em muitos casos, os processos físicos e químicos passam a ser mais importantes do que os próprios seres vivos, a teoria possui alguns simpatizantes.

7 Hipótese de Gaia Assim, os fatores bióticos teriam o controle sobre os abióticos, proporcionando as condições ideais de sobrevivência para os seres vivos.

8 A Energia O sol – ilumina, aquece e fornece energia para a síntese de alimentos. Distribui e recicla elementos químicos (controla o clima e o tempo).

9 Energia solar A energia solar que toca a superfície da terra é uma ação conjunta de espécies de radiações distintas. Do aspecto ecológico, somente as radiações infravermelhas, as visíveis e as ultravioletas são bem conhecidas quanto aos seus feitos.

10 Radiações infravermelhas
São absorvidas em grande parte pelo vapor d’água atmosférico. Exercem influência sobre os seres vivos. Influenciam nos fenômenos meteorológicos, como o vento.

11 Radiações ultravioletas
As radiações ultravioletas têm importância na formação da vitamina D. Possuem grande poder mutágeno, estando relacionadas com a incidência de câncer de pele.

12 Recursos Naturais Ar, água, solo, minerais, flora e fauna, são recursos que a natureza coloca à disposição dos seres vivos. A existência da biosfera está condicionada à disponibilidade desses recursos que podem ser divididos em: Renováveis - podem ser regenerados após o uso, como: a água, o ar, a energia solar, a energia eólica, a madeira.

13 Recursos Naturais Não-renováveis - não podem ser naturalmente regenerados após o uso: calcário, a argila, a areia, o petróleo e o carvão mineral. O conceito de renovável ou não, pode mudar de acordo com o seu uso. Exemplo: a água

14 ATIVIDADES HUMANAS E DESEQUILÍBRIOS NA BIOSFERA
As atividades humanas contribuem para alterações dos requisitos de qualidade da biosfera. Indústrias Veículos movidos a gasolina ou a óleo. Esgotos Rejeitos da mineração. Lixo Uso de inseticidas

15 Vamos ajudar a salvar o nosso planeta

16 Vídeo: Gaia


Carregar ppt "Profª Lucia Helena Amim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google