A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Biosfera -Aula 17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Biosfera -Aula 17."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Biosfera -Aula 17

2 Biosfera É o espaço da vida que envolve o planeta Terra. Seu limite superior é a camada de ozônio. Seu limite inferior varia da superfície do solo, até o fundo do oceano (10 km). A Biosfera como espaço de vida do planeta é muito pequeno se comparado com o volume total do planeta.

3 Principais constituintes Embora seja uma película bastante estreita, a Biosfera é complexa e dinâmica. A Biosfera está composta de três partes:

4 Hipótese de Gaia A Terra é um organismo vivo 1969 James Lovelock

5 Lovelock juntamente com a bióloga Lynn Margulis, realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas. Para ele, é a vida na Terra que cria as condições para a sua sobrevivência, e não o contrário, como as outras teorias sugerem. Hipótese de Gaia

6 A Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela através de mecanismos de retroalimentação. Hipótese de Gaia

7 Assim, os fatores bióticos teriam o controle sobre os abióticos, proporcionando as condições ideais de sobrevivência para os seres vivos. Hipótese de Gaia

8 A Energia O sol – ilumina, aquece e fornece energia para a síntese de alimentos. Distribui e recicla elementos químicos (controla o clima e o tempo).

9 Energia solar A energia solar que toca a superfície da terra é uma ação conjunta de espécies de radiações distintas. Do aspecto ecológico, somente as radiações infravermelhas, as visíveis e as ultravioletas são bem conhecidas quanto aos seus feitos.

10 Radiações infravermelhas São absorvidas em grande parte pelo vapor dágua atmosférico. Exercem influência sobre os seres vivos. Influenciam nos fenômenos meteorológicos, como o vento.

11 Radiações ultravioletas As radiações ultravioletas têm importância na formação da vitamina D. Possuem grande poder mutágeno, estando relacionadas com a incidência de câncer de pele.

12 Recursos Naturais Ar, água, solo, minerais, flora e fauna, são recursos que a natureza coloca à disposição dos seres vivos. A existência da biosfera está condicionada à disponibilidade desses recursos que podem ser divididos em: Renováveis - podem ser regenerados após o uso, como: a água, o ar, a energia solar, a energia eólica, a madeira.

13 Não-renováveis - não podem ser naturalmente regenerados após o uso: calcário, a argila, a areia, o petróleo e o carvão mineral. O conceito de renovável ou não, pode mudar de acordo com o seu uso. Exemplo: a água Recursos Naturais

14 ATIVIDADES HUMANAS E DESEQUILÍBRIOS NA BIOSFERA As atividades humanas contribuem para alterações dos requisitos de qualidade da biosfera. Indústrias Veículos movidos a gasolina ou a óleo. Esgotos Rejeitos da mineração. Lixo Uso de inseticidas

15

16 Vídeo: Gaia


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Biosfera -Aula 17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google