A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3

2 Ética X Moral Do ponto de vista etimológico, a palavra ÉTICA vem do grego ethos, que significa “caráter”, ou “modo de ser”, enquanto MORAL vem do latim mos ou mores, “costumes” ou “costume”, no sentido do conjunto de regras ou normas adquiridas pelo hábito.

3 Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

4 A Ética está centrada no agir individual.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mal. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. ÉTICA - não Estabelece regras. Procura do maior bem possível para o maior número possível de seres humanos .

5 na certeza da impunidade, não a seguirá.
Diz-se que uma pessoa possui um valor e legitima as normas decorrentes, quando sem controle externo, pauta sua conduta por elas. Por exemplo, alguém que não rouba por medo de ser preso, não legitima a norma “não roubar”: apenas a segue por medo do castigo e, na certeza da impunidade, não a seguirá.

6 Em compensação, diz-se que uma pessoa legitima a regra em questão, ao seguí-la independentemente de ser surpreendida, ou seja, se estiver intimamente convicta de que essa regra representa um bem moral.

7 Princípios para decidir questões da vida
Quero Devo Posso

8 Princípios para decidir questões da vida
Quero mas não devo Devo mas não posso Posso mas não quero

9 Texto: para análise e discussão, A Importância da Bioética: (anexado na plataforma) leitura para próxima aula Vídeo sobre Ética e Moral. 9’30’’


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google