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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Questões socioantropológicas atuais e suas repercussões na prática educativa
Conteúdos: - Globalização e homogeneização cultural: o local e o global na transformação da vida cotidiana; - As desigualdades sociais e culturais na sociedade contemporânea e no Brasil - A cultura da escola: ritos, rituais e práticas escolares

4 Referência Bibliográfica:
CANDAU, Vera Maria. Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e propostas. 2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p / SILVA, Luiz Heron da. A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, p SILVA, Luiz Heron da. A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, p / ANDRÉ, Marli. Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, São Paulo: Papirus, p NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos - uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Editora Érica Ltda, p GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O Jogo das Diferenças - O Multiculturalismo e seus contextos.

5 Conceito de Globalização
“Não existe uma definição única e universalmente aceita” (...) pode ser vista como “integração global, reordenação das relações de poder inter-regionais, consciência da situação global e intensificação da interligação inter-regional.” David Held e Antony McGrew _ De acordo com Nestor Garcia Canclini “a globalização denota a escala crescente, a magnitude progressiva, a aceleração e o aprofundamento do impacto dos fluxos e padrões inter-regionais de interação social.”  _ “Abertura política, econômica, social e cultural entre nações.”

6 homogeneização cultural heterogeneização cultural
Na fase atual da globalização as fronteiras estão desaparecendo; homogeneização cultural ; homogeneização cultural X heterogeneização cultural = acontecendo ao mesmo tempo. O global está localizado e o localizado está globalizado. Transpõem a dicotomia centro-periferia;

7 “Nosso papel não é falar ao povo sobre nossa visão do mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão do mundo, que se manifesta nas várias formas de ação, reflete a sua situação no mundo, em que se constitui. A ação educativa e política não pode prescindir do conhecimento crítico dessa situação (...). Por isto mesmo é que, muitas vezes, educadores e políticos falam e não são entendidos. Sua linguagem não sintoniza com a situação concreta dos homens a quem falam. E sua fala é um discurso a mais, alienado e alienante.” Paulo Freire (in Pedagogia do Oprimido, 1987: 87)

8 Os PCN, no que se refere ao tema “pluralidade cultural” no Ensino Fundamental, visa contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural, quanto aos seguintes aspectos apresentados: §  conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia; §  valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira; §  reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;

9 § desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;
§   repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais; §    exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão; §    compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.

10 As desigualdades sociais estão ligadas à condição econômica;
diversidade cultural = as muitas formas de simbolizar o mundo; As desigualdades sociais e culturais na sociedade contemporânea e no Brasil devem ser vistas de forma concomitante, fazem parte de um todo, onde as diferenças são transformadas em desigualdade, mas não são vistas como tais; No neoliberalismo admite-se a diversidade como vantagem para o capital, voltada ao bem do mercado de consumo.

11 CULTURA ESCOLAR A cultura escolar é construída através de valores, de concepções de mundo, costumes carregados de uma simbologia, de significado e importância para aqueles que os praticam; Ao se atribuir maior ou menor importância aos ritos e rituais, as pessoas afirmam e reafirmam seus valores, suas crenças e a ideologia dominante no seu grupo social;

12 Podem servir para fortalecer a identidade grupal ou mascarar as relações sociais, reafirmando dominação e autoritarismo; “É o conjunto dos aspectos institucionalizados que caracterizam a escola como organização, o que inclui práticas e condutas, modos de vida, hábitos e ritos – a história cotidiana do fazer escolar – objetos materiais- função, uso, distribuição no espaço, materialidade física, simbologia, introdução, transformação, desaparecimento – e modos de pensar, bem como significados e idéias compartilhadas”. Antônio Frago

13 A cultura escolar, equivocadamente, apresenta um caráter monocultural;
Em nossas escolas ainda há uma cultura escolar bancária que se contrapõe a Libertadora; A cultura escolar, equivocadamente, apresenta um caráter monocultural; A sociedade e a escola devem apresentar uma pedagogia intercultural, articulando as políticas educativas às práticas pedagógicas;

14 A Educação Intercultural favorecerá aos currículos explícito e oculto;
Não devemos dissociar a perspectiva intercultural da educação, pois se assim fosse, estaríamos dissociando o social e o político do contexto educacional; A perspectiva da educação intercultural é complexa e leva ao repensar a educação globalizada e contextualizada.


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