A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 21 (05/11/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 21 (05/11/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 21 (05/11/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Lev Semenovitch Vygotsky - a contemporaneidade presente na Educação

4 Referência Bibliográfica: CASTORINA, José Antonio (orgs). Piaget- Vygotsky - Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, p OLIVEIRA, Marta Kohl de. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione Ltda., 1993.

5 Lev Semenovitch Vygotsky - a contemporaneidade presente na educação 1896 / 1934

6 Vygotsky = sóciointeracionista; Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem; A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão.

7 Conceitos na área do desenvolvimento da aprendizagem: - ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL (ZDR) - ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP); Crianças com habilidades parciais - interação com mediadores até que tais habilidades passem de parciais a totais; Relação entre PENSAMENTO e LINGUAGEM;

8 Para Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é nosso instrumento de relação com os outros e, por isso, é importantíssima na nossa constituição como sujeitos. Além disso, é através da linguagem que aprendemos a pensar. (Ribeiro, 2005).

9 MEDIAÇÃO; Vygotsky acreditou em 3 fases de aquisição da linguagem: - LINGUAGEM SOCIAL - LINGUAGEM EGOCÊNTRICA (falar sozinho) - LINGUAGEM INTERIOR (pensamento);

10 Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. Vygotsky O único bom aprendizado é o que é para o avanço do desenvolvimento. Vygotsky Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra. Vygotsky O saber que não vem da experiência não é realmente saber Vygotsky


Carregar ppt "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 21 (05/11/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google