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Fundamentos Socioantropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: A Educação e sua dimensão socioantropológica.
Conteúdos (1/2): - Conceitos de Sociedade, Cultura, Educação e Identidade; - A relação homem-sociedade- cultura-educação.

4 Referências Bibliográficas:
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 30ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, p VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia de Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

5 ALIENAÇÃO HUMANA: Filme: TEMPOS MODERNOS

6 ALIENAÇÃO HUMANA: “Para Marx, a alienação refere-se a uma situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, caracterizada por ele sobretudo no sistema capitalista, em que o trabalho humano se processa de modo a produzir coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem a produziu, para se transformarem, indistintamente, em mercadorias.”

7 “Seu “pensamento”, finalmente, não tem força, nem para o seu mundo, porque dele não nasceu, nem para o outro, o mundo imaginário da sua nostalgia.” (Freire, 2007)

8

9 HOMEM CULTURA: “modo de relacionamento humano com seu real (...) conjunto dos artefatos construídos pelos sujeitos em sociedade (palavras, conceitos, técnicas, regras, linguagens) pelos quais dão sentido, produzem e reproduzem sua vida material e simbólica.” (Regina Maria Marteleto, 1995)

10 CULTURA EDUCAÇÃO: HOMEM
“aprendizagem da compreensão e da lucidez (...) na mobilização de todas as aptidões humanas (...) que devem ser continuamente regeneradas.” MORIN (2003)

11 “Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a Educação sem refletir sobre o próprio homem.”
FREIRE (2007)

12 Segundo FREIRE (2007), a Educação no Processo de Mudança Social passa pelo:
SABER-IGNORÂNCIA; AMOR-DESAMOR; ESPERANÇA-DESESPERANÇA;

13 “O homem está no mundo e com o mundo”
um ser de relações. “O homem está no mundo e com o mundo” FREIRE (2007)

14 Os contatos são: As relações são: reflexivas consequentes
transcendentes temporais Os contatos são: reflexos inconsequentes intranscendentes intemporais

15 A “Consciência Bancária” da Educação:
professor como ser superior; educando como recebedor passivo dos conhecimentos; “pensa que quanto mais se dá mais se sabe”; os conhecimentos não são vistos como busca, pois não são desafiados pelos alunos;

16 CONSCIÊNCIA INGÊNUA e CONSCIÊNCIA CRÍTICA da Educação

17 CONSCIÊNCIA INGÊNUA considera que o passado foi melhor;
revela simplismo na interpretação dos problemas; considera que o passado foi melhor; possui forte conteúdo passional. Pode cair no fanatismo ou sectarismo; diz que a realidade é estática e não mutável.

18 CONSCIÊNCIA CRÍTICA anseio de profundidade na análise de problemas;
reconhece que a realidade é mutável; está sempre disposta às revisões; aceita a delegação de responsabilidades; é indagadora, investiga, força, choca; nutre-se do diálogo; face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo, mas aceita-os na medida em que são válidos.

19 Relação: HOMEM SOCIEDADE CULTURA EDUCAÇÃO IDENTIDADE

20 “A identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. É definida historicamente, e não biologicamente.” STUART HALL (2005)

21 “Existir, humanamente, é pronunciar o mundo é modificá-lo
“Existir, humanamente, é pronunciar o mundo é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.” FREIRE(1987)


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