A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA, CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Professora Andréia Oliveira Vicente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA, CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Professora Andréia Oliveira Vicente."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA, CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Professora Andréia Oliveira Vicente

2 Estudos de Comportamento Organizacional Os estudos de comportamento organizacional interessam-se principalmente por quatro tipos de comportamento, pois eles podem influenciar o desempenho do funcionário: - A Produtividade - O absenteísmo - A rotatividade - Cidadania Organizacional (Vestir a camisa)

3 Estuda também a satisfação dos funcionários por três motivos: 1-Funcionário satisfeito tende a produzir melhor 2- O bem-estar no trabalho também reduz as faltas e a rotatividade; e 3- Criar um ambiente satisfatório, com tarefas estimulantes tornou-se um dever moral do gestor.

4 Cultura Organizacional Se configura a partir da fundação da empresa, sendo determinado pelos valores dos fundadores, os estilos de liderança, o ramo de negócios, seus símbolos e rituais. Esses determinantes moldam as pessoas que trabalham na empresa

5

6 Segundo Chu (2008) seis traços culturais permeiam as organizações no Brasil:. Jeitinho - a realização de objetivos a despeito de determinações legais contrárias;. Desigualdade de poder e hierarquia – imposição de uma condição especial que exima o indivíduo de se sujeitar à lei de caráter generalizante;. Flexibilidade – capacidade de adaptação a situações diversas e criatividade para inovar;. Plasticidade – adoção de conceitos e referenciais estrangeiros na gestão das organizações sem avaliar criticamente;. Personalismo – expressa a importância atribuída às pessoas e aos interesses pessoais em detrimento das pessoas ou interesses do grupo ou comunidade;. Formalismo – grande quantidade de regras, normas e procedimentos que visam o controle sobre as ações e comportamentos.

7 Comportamento Organizacional Resultado de ações do ambiente interno (percepções e emoções individuais, liderança, ambiente físico, comunicação interpessoal...) e externos (concorrências, política, economia)

8 Clima Organizacional Expressa o momento presente, ou seja, como as pessoas estão agindo e reagindo ao ambiente interno e externo em um dado momento

9

10 Desafios no campo do Comportamento Organizacional Globalização Diversidade da força de trabalho Aumentar a qualidade e a produtividade Melhorar as habilidade humanas (interpessoais) Melhorar o atendimento ao cliente (fidelização) Fortalecer as pessoas (empoderamento)

11 Trabalhar em organizações interconectadas Estimular a inovação e a mudança Lidar com a temporalidade Ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional (flexibilidade)


Carregar ppt "CULTURA, CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Professora Andréia Oliveira Vicente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google