A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Objetivos Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática

2 Aula Passada: Matemática surgiu da interação do homem com seu mundo, ao tentar compreendê-lo e atuar nele. Primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática Educação Matemática surge no século XIX Preocupação: tornar os conhecimentos mais acessíveis aos alunos Buscar uma renovação no ensino de Matemática. Saber pensar matemático  matemática trabalhada de forma criativa, crítica e contextualizada.  O que, e o como fazer precisam ser repensados tendo-se em vista para que e o quando fazer Educação Matemática.

3 Concepções do modo como se processa a obtenção e a produção do conhecimento
O conhecimento é gerado a partir das necessidades e dos interesses de grupos, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros. O conhecimento matemático e sua utilização não se dá apenas por profissionais das ciências exatas, mas também pelos mais diversificados grupos socioculturais. O entendimento dessa pluralidade cultural no desenvolvimento do conhecimento matemático e a sua aproximação no ambiente escolar é fundamental para o processo de ensino aprendizagem.

4 Componentes do Conhecimento Matemático
Afirmações e proposições (reconhecidas, aceitas) Provas e Raciocínios (usados para justificar as afirmações aceitas) Problemas e Questões (considerados importantes de serem resolvidos) Linguagem e Simbolismo (empregados para permitir a comunicação matemática) a ε A ^ A ⊂ B → a ε B Visão metamatemática: prova e definição padrões, alcance e estrutura da matemática Métodos, procedimentos, técnicas, estratégias (utilizados para fazer matemática)  Estética e Valores

5 Há necessidade de uma matemática interessante, exploratória, divertida e desafiadora, eliminando-se a matemática formalizada, bitolada, castradora (D’Ambrósio, 1996, p.13). Área da Educação constantes pesquisas buscam inovar a sala de aula e desenvolver uma prática docente criativa e adequada às necessidades da sociedade do século XXI. A Educação Matemática não ficou de fora deste processo. Na escola, a Matemática pode ajudar muito a elevar a auto-estima das crianças. Mito  normal ir mal em Matemática. Muitas desculpas surgem e todos aceitam os resultados.

6 Neste contexto, surgem tendências tanto na área da Educação como na de Educação Matemática
Envolvem diferentes abordagens Pesquisadores da educação matemática mostram diferentes abordagens quando tratam das tendências da Educação Matemática.

7


Carregar ppt "Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google