A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O livro didático: sua história e importância O que é um livro didático? Uma fonte de pesquisa? Um material de apoio para alunos e professores?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O livro didático: sua história e importância O que é um livro didático? Uma fonte de pesquisa? Um material de apoio para alunos e professores?"— Transcrição da apresentação:

1

2 O livro didático: sua história e importância

3 O que é um livro didático? Uma fonte de pesquisa? Um material de apoio para alunos e professores?

4 Segundo a autora francesa Chris Stray O livro didático é um produto híbrido, ou seja, é um produto da fusão de culturas, pedagogias, produção editorial e aspectos da sociedade. Concluímos que ele é produto do meio, de formas de pensamento, de mentalidades.

5 Por que estudar a história do livro didático? Para compreendermos na prática que ele é fruto de um contexto. Que sua história nos mostra também currículos, o formato das instituições, as metodologias utilizadas e os saberes considerados mais importantes (eleição de saberes). Este exercício é importante para compreendermos rupturas e continuidades.

6 Como tudo começou... O livro didático surge ainda na Idade Moderna – Elaboração por alunos, imprensa e imagens (Comenius XVII) No Brasil, a sua produção é ampliada durante o século XIX. A produção de livros didáticos passa a ser acompanhada mais de perto pelo Estado a partir da década de 1930 (Instituto Nacional do Livro e Comissão Nacional do Livro Didático) A década 60 e o instituição do Regime Militar trazem novos rumos a esta produção (Comissão do LT e LD, PNLD –EF) Na década de 80 temos mudanças que estão muito presentes nos livros atuais (Ampliação do PNDL e mudanças na estrutura dos livros)

7 Como o livro ganha importância? Lógica de mercado Atuação do Estado – políticas de avaliação, distribuição e incentivo Aumento do número de leitores e estudantes Ampliação do uso por professores

8 A importância do livro didático O livro didático se tornou um instrumento importante na democratização dos saberes É um apoio para prática do professor em sala e também para aquisição de conhecimento (contudo não deve ser um fim em si mesmo!) O livro pode servir de auxilio para que professores e alunos atinjam objetivos no processo de ensino-aprendizagem É um recurso que pode atender às necessidades e interesses que alunos e professores apresentem Contribui para que alunos possam desenvolver não só o hábito de leitura, mas também um espírito crítico e reflexivo diante do mundo Pode ser não só fonte para se encontrar as respostas, mas pode ser fonte de perguntas que gerarão outras investigações.

9 Alguns tipos de livros didáticos:

10 Conclusão O livro didático pode ser uma mola propulsora na busca pelo conhecimento e sua importância irá depender da forma como é utilizado.


Carregar ppt "O livro didático: sua história e importância O que é um livro didático? Uma fonte de pesquisa? Um material de apoio para alunos e professores?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google