A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligências Múltiplas. Inteligência um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligências Múltiplas. Inteligência um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Inteligências Múltiplas

2 Inteligência um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura (Gardner, 2000)

3 Inteligências Múltiplas Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada. (Gardner, 2000)

4 Inteligências Múltiplas

5 É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência. Inteligência verbal-linguística:

6 Inteligências Múltiplas Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. -Inteligência percebida em crianças; -Estudo com pessoas surdas. Inteligência musical:

7 Inteligências Múltiplas Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:

8 Inteligências Múltiplas Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere- se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. A persistência é o caminho do êxito Charles Spencer Chaplin. Inteligência corporal-cinestésica:

9 Inteligências Múltiplas É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos. Inteligência espacial:

10 Inteligências Múltiplas Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades. Inteligência interpessoal:

11 Inteligências Múltiplas É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle). Inteligência intrapessoal:

12 Inteligências Múltiplas Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas. Inteligência naturalista:

13 Inteligências Múltiplas A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc. Inteligência espiritual:

14 Inteligências Múltiplas Inteligência Lingüística Linguagem Vocabulário

15 Inteligências Múltiplas Espacial - HDLógico-Matemática Musical

16 Inteligências Múltiplas Naturalista – HD (presumi-se) Cinestésica corporal HE Intra e Interpessoal Pictórica - HD

17 Inteligências Múltiplas Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)


Carregar ppt "Inteligências Múltiplas. Inteligência um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google