A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de Aprendizagem. Teorias de Aprendizagem TEORIA: tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento TEORIA DE APRENDIZAGEM: (1) (1) construção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de Aprendizagem. Teorias de Aprendizagem TEORIA: tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento TEORIA DE APRENDIZAGEM: (1) (1) construção."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Aprendizagem

2 Teorias de Aprendizagem TEORIA: tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento TEORIA DE APRENDIZAGEM: (1) (1) construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que denominamos aprendizagem maneira particular de ver as coisas, de explicar e prever observações, de resolver problemas

3 Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM: (2) como interpretar aprendizagem (2) representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes (3) (3) tenta explicar o que é aprendizagem, porque e como funciona

4 Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM: Na prática: termo é usado sem muito rigor. Exemplo: A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual aprendizagem não é um conceito central. Essa teoria traz tantas implicações para a aprendizagem que é muitas vezes rotulada, sem maiores objeções, como teoria da aprendizagem.

5 Teorias de Aprendizagem Conceitos de APRENDIZAGEM: Condicionamento Aquisição de informação aumento de conhecimento Mudança comportamental estável Uso de conhecimento na resolução de problemas Construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, revisão de modelos mentais

6 Teorias de Aprendizagem F I L O S O F I A S O U V I S Õ E S D E M U N D O: Subjacentes às teorias estão sistemas de valores aos quais se pode chamar de filosofias ou visões de mundo. TEORIAS DE APRENDIZAGEMFILOSOFIAS SUBJACENTES 1. Behaviorismo (Skinner)Comportamentalista 2. HumanistaHumanista 3. ConstrutivismoCognitivista No entanto, No entanto, nem sempre se pode enquadrar claramente determinada teoria de aprendizagem em apenas uma corrente filosófica.

7 Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 1. Behaviorismo (Skinner) Comportamentalista Ênfase nos comportamentos observáveis e mensuráveis do sujeito, ou seja, nas respostas que ele dá aos estímulos externos. O comportamento é controlado pelas consequências. Surgiu no início do século, principalmente nos Estados Unidos, como uma reação ao mentalismo* que dominava a psicologia na Europa. * Mentalismo: basicamente se ocupava de estudar o que as pessoas pensavam e sentiam.

8 Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 2. HumanistaHumanista Vê o ser que aprende, primordialmente, como pessoa. O importante é a autorrealização da pessoa, seu crescimento pessoal. O aprendiz é visto como um todo – sentimentos, pensamentos e ações – não só intelecto. Dessa perspectiva, a aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos. O aprendiz é pessoa e as pessoas pensam, sentem e fazem coisas integradamente. Aplicação da Psicologia de Carl Rogers.

9 Teorias de Aprendizagem TEORIA DE APRENDIZAGEM FILOSOFIA SUBJACENTE Tônica da visão de mundo 3. ConstrutivismoPosição Filosófica Cognitivista Interpretacionista Enfatiza: a cognição, o ato de conhecer; como o ser humano conhece o mundo. O foco deve estar nas chamadas variáveis intervenientes entre estímulos e respostas, nas cognições, nos processos mentais superiores (percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, processamento de informação, compreensão). Em outras palavras, a ênfase está na mente, mas de maneira objetiva, científica, não especulativa. Surgiu praticamente na mesma época do nascimento do behaviorismo, em contraposição a ele, mas também como uma reação ao mentalismo da época.

10 Teorias de Aprendizagem

11

12 BIBLIOGRAFIA: MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 4a. reimpressão. São Paulo: EPU, 2009.


Carregar ppt "Teorias de Aprendizagem. Teorias de Aprendizagem TEORIA: tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento TEORIA DE APRENDIZAGEM: (1) (1) construção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google