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GESTÃO DE PESSOAS Objetivo: Ser capaz de identificar novos desafios competitivos da globalização e o processo de transformação organizacional. Entender.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS Objetivo: Ser capaz de identificar novos desafios competitivos da globalização e o processo de transformação organizacional. Entender."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS Objetivo: Ser capaz de identificar novos desafios competitivos da globalização e o processo de transformação organizacional. Entender a função de gerenciar pessoas, sua integração no processo organizacional e os subsistemas de RH. Ementa: - Os novos desafios competitivos da globalização e o processo de transformação organizacional. - A função de RH e sua integração no processo organizacional - Política e planejamento de RH. - Os subsistemas de RH.

2 Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Doutor em Administração e Turismo/UNIVALI Mestre em Estratégia e Gestão em Negócios/UFRuralRJ Especialista em Desenvolvimento Integrado de RH/UFRJ Especialista em Administração de RH/FABES Bacharel em Administração/UERJ Analista de Gestão em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ Faculdade Cenecista de Itaboraí/FACNEC Universidade Gama Filho/UGF Centro Universitário ABEU/UNIABEU Centro Universitário Geraldo de Biase/UGB Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/SBAC Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC Faculdade do Litoral Catarinense/FLC-SOCIESC Professor de Graduação e Pós-graduação (Gestão):

3 Fontes de estudo Material educacional de estudo Livro(s) recomendado(s) Apresentações em power-point Textos de jornais, revistas e livros que servirão para complementar os estudos.

4 1- Os novos desafios da Gestão de RH e o Processo de Transformação Organizacional 1.1. Mundialização dos Mercados 1.2. Multiplicação de Produtos e Serviços 1.3. Interrelacionamento Empresarial 1.4. Impacto da tecnologia 1.5. Estudo organizacional na Gestão de Pessoas 2 - A função de RH e sua integração no processo organizacional 2.1. Administração estratégica do RH 2.2. Administrações da transformação e mudança Administração da Infraestrutura da Empresa 2.4. Administração da contribuição dos funcionários 2.5. Processos Organizacionais no RH 3 - Política e Planejamento do RH 3.1. Planejamento estratégico do RH 3.2. Missão, Visão e Valores 3.3. Objetivos, Estratégias e Políticas 3.4. Modelos Estratégias e ações 4 - Os subsistemas de RH 4.1. Recrutamento 4.2. Seleção 4.3. Treinamento e Desenvolvimento 4.4. Avaliações de Desempenho 4.5. Remuneração e Benefícios GESTÃO DE PESSOAS

5 Períodos de prova A1: 02 a 08/05/13. A nossa é 02/05/2013 A2: 01 a 05/07/13. A nossa é 04/07/2013 A3: 15 a 19/07/13. A nossa é 18/07/2013

6 Unidade – 1 Os novos desafios da Gestão de RH e o Processo de Transformação Organizacional 1.1. Mundialização dos Mercados 1.2. Multiplicação de Produtos e Serviços 1.3. Interrelacionamento Empresarial 1.4. Impacto da tecnologia 1.5. Estudo organizacional na Gestão de Pessoas

7 OBJETIVOS Identificar o conceito de globalização dos mercados Entender as vantagens e desvantagens da globalização e sua influência no mercado 1.1. Mundialização dos Mercados

8 8 Processo histórico: Fenícios, Romanos, Egípcios, Cruzadas, Navegações, RI, Guerras Mundiais Atual - Capitalista/Consumista Integração Global – Blocos Econômicos Revolução Tecnológica (Conhecimento e Transportes, Comunicação) Capitais e Mercadorias sem Fronteiras Neo-liberalismo Econômico Empresas Transnacionais Globalização/Mundialização

9 9 FATORES MOEDA = Dólar LÍNGUA = inglês COSTUMES = Halloween, Moda, consumismo MITOS E SÍMBOLOS águia, Tio Sam, Nike POLÍTICA/GOVERNO = Democracia VALORES = Moral protestante (acúmulo de riquezas, competição, individualismo) CULTURA = música, Internet, filmes, literatura, games, equipamentos, redes etc. RECURSO RARO = tempo

10 10 FORÇAS MOTRIZES DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO/MUNDIALIZAÇÃO Mercados Globais Políticas e Macroeconomia Tecnologias Custos Globais Adaptado de: DORNIER, P. et al. Logística e operações globais. SP: Atlas, p. 141

11 GLOBALIZAÇÃO/MUNDIALIZAÇÃO VANTAGENS Abertura de mercados Melhoria da qualidade de vida Sociedade da informação Disseminação de novas tecnologias Maior competição Trocas culturais

12 GLOBALIZAÇÃO/MUNDIALIZAÇÃO DESVANTAGENS: Desemprego produção distante do consumo => lucro Desvalorização de culturas locais Concentração urbana e industrial crescimento ilimitado da produção e das forças produtivas expansão e progresso a qualquer custo stress da sociedade exploração dos recursos naturais e humanos

13 A globalização dos mercados significa que a expansão e o acesso das empresas para o mundo passou a atingir as necessidades dos clientes em nível internacional. Empresas são capazes de vender produtos e serviços a nível internacional, atendendo as necessidades dos consumidores que vivem em diferentes partes do mundo. Não só grandes multinacionais, mas também as pequenas empresas podem atingir os clientes em nível internacional. GLOBALIZAÇÃO/MUNDIALIZAÇÃO

14 14 NOVO PADRÃO EMPRESARIAL Gestão dos negócios (integrada) Ênfase em Serviços Tratamento ao Consumidor (respeito) Incentivo aos Recursos Humanos (motivação) Colaboração com a Comunidade (apoio) Preservação Ambiental (cobrança) Atenção - responsabilidades econômicas, legais, éticas, morais e sociais, baseadas na incorporação de valores sólidos.

15 Atividade Complementar Agora que você já sabe o que é mundialização (globalização) de mercados, veja o que pode melhorar com a leitura de novos assuntos. Leia o texto: Os Impactos da Globalização. Disponível em: impactos-da-globalizacao/30132/ (acesso dia ) impactos-da-globalizacao/30132/

16 OBJETIVOS Entender como os bens de consumo se classificam e como se caracterizam. Reconhecer como os serviços são diferentes e como podem ser classificados. Entender a maneira como os consumidores avaliam os serviços. 1.2 Multiplicação de Produtos e Serviços

17 A evolução dos negócios e o aumento da concorrência obrigam as organizações a se preocuparem cada vez mais com a produção (produtos e/ou serviços), gerando constante busca por melhorias na qualidade. 1.2 Multiplicação de Produtos e Serviços

18 Conceitos de produtos e serviços Produto - qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial: - durável (vida útil mais longa) ou não-durável (consumidos ou usados uma ou poucas vezes); - de consumo (voltados para o consumo próprio) ou de capital (utilizados para gerar capital).

19 Conceitos de produtos e serviços Serviço - qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista. Exemplos: serviços bancários, de hotelaria, de consultoria tributária, de advocacia, de dentista, de gestão de pessoal.

20 Conceitos de produtos e serviços Tangível Algo que é tocável e guardável. Fica em poder do cliente. Ex: roupa, sapato, objetos diversos, automóvel, livros etc. Intangível Algo que é experimentado, mas não pode ser tocado ou guardado, nem fica em poder do cliente. Ex: qualquer sensação – satisfação, alegria, tristeza, aborrecimento, saciedade (fome), ou transformação – conhecimento, beleza, saúde, localização.

21 Natureza e características dos serviços Intangibilidade dos serviços - significa que eles não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes da compra. Inseparabilidade dos serviços: significa que eles não podem ser separados de seus fornecedores, sejam eles pessoas ou equipamentos. Se um determinado funcionário é quem fornece o serviço, ele passa a fazer parte integrante do produto, ou seja, do serviço. Variabilidade dos serviços: significa que a qualidade deles depende de quem os fornece, bem como, de quando, onde e como são fornecidos.

22 Conceitos de produtos e serviços Um produto é mais do que um simples conjunto de características tangíveis. Na maioria das vezes, na realidade, ocorre uma combinação equilibrada de bens tangíveis e de serviços, desde produtos essencialmente tangíveis até o outro extremo de puros serviços. Nesse contexto a multiplicação dos produtos e serviços é ampliada, acrescida dos diversos benefícios adicionais oferecidos para torná-lo mais atrativo para o mercado.

23 Conceitos de produtos e serviços 100% Produto Minério de ferro Calça jeans Plásticos especiais Supermercado Cozinha modular Restaurante fast food Restaurante convencional Restaurante de luxo Alfaiate Linha aérea Psicanálise 100% Serviço

24 OBJETIVOS Identificar o interrelacionamento entre os diversos setores da organização e o ambiente externo. Entender o conceito e os fatores que afetam a organização nesse interrelacionamento Interrelacionamento Empresarial

25 O interligação dos fatores empresariais básicos (visão, missão, valores e estratégias) e ênfase na satisfação das necessidades de todos os setores interessados da organização. S erve para representar a empresa como um sistema e mostrar e documentar as ligações (entradas e saídas) no nível de toda a organização, de modo a descrever os relacionamentos entre as pessoas que interferem e formam a organização.

26 1.3. Interrelacionamento Empresarial Necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais, adequando-as às rápidas transformações dos cenários, face ao ambiente inconstante e globalizado. Isto requer serem mais flexíveis, revisando permanentemente seus processos: Interagir permanentemente com o ambiente externo. Reformular suas ações para atendimento do mercado. Alterar procedimentos internos, adequando-os à nova realidade. Produzir bens e serviços para o mercado. Rever a estrutura organizacional, reformulando a política de RH e investindo em tecnologia.

27 Processo de transformação SAÍDAS -OUTPUTS- RECURSOS DE ENTRADA - INPUTS Interrelacionamento Empresarial

28

29 Finalidade Mostrar como o trabalho é efetuado em termos da empresa em seu comportamento como sistema; Identificar falhas no interrelacionamento, entradas ou saídas inexistentes, desnecessárias, confusas ou mal direcionadas; Desenvolver relacionamentos funcionais que eliminem as falhas; e Avaliar alternativas de estrutura, agrupamento de pessoas e de hierarquia.

30 OBJETIVOS Identificar os impactos do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas organizações. Entender que a tecnologia mudou a vida das pessoas nos aspectos profissional e pessoal Impacto da tecnologia

31 Mudanças na estrutura organizacional: organizações tornaram-se mais enxutas; qualidade de produtos e serviços melhorou; eficiência nas tarefas aumentou; número de empregados diminuiu; custo operacional reduziu; riscos de acidente de trabalho diminuíram Impacto da Tecnologia

32 Mudanças no conteúdo e natureza das tarefas; Habilidades requeridas; Pressões no ritmo de trabalho; Interação de operários; Quantidade de operários; Distribuição e localização dos operários; Horários e duração das jornadas. Influências da tecnologia

33 Atividade Complementar Agora que você já sabe o que é impacto da tecnologia nas organizações e nas relações humanas, veja o que pode melhorar com a leitura de novos assuntos. Leia o texto: O RH e o Impacto das Tecnologias nas Relações Humanas e de Negócios nas Organizações. Disponível em:

34 OBJETIVOS Identificar a cultura organizacional nas empresas. Conhecer a definição de cultura organizacional e sua importância na Gestão de Pessoas. 1.5 Estudo organizacional na Gestão de Pessoas

35 35 CULTURA Sistema de crenças (como as coisas funcionam) e valores (o que é importante) compartilhados (vivenciado por todos) e que interagem com (penetração nos sistemas e subsistemas) as pessoas, as estruturas e mecanismos de controle para produzir (efeitos) as normas de comportamento características daquela organização (como fazemos as coisas por aqui).

36 36 CULTURA ORGANIZACIONAL Conjunto de hábitos e crenças normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros e que distingue a organização.

37 37 CULTURA ORGANIZACIONAL Proporciona um referencial de padrões de desempenho: pontualidade, produtividade e preocupação com qualidade e serviço ao consumidor. Através: Histórias, Rituais e Cerimônias, Símbolos Materiais e Linguagem.

38 38 ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS Componentes visíveis e observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas ICEBERG ASPECTOS INFORMAIS E OCULTOS Componentes invisíveis e encobertos, emocionais e afetivos, orientados para aspectos sociais e psicológicos

39 39 CULTURA ORGANIZACIONAL ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS Estrutura organizacional Títulos e descrição de cargos Objetivos e estratégias Tecnologia e práticas operacionais Políticas e diretrizes de pessoal Métodos e procedimentos Medidas de produtividade

40 40 CULTURA ORGANIZACIONAL ASPECTOS INFORMAIS E OCULTOS Padrões de influência e poder Percepções e atitudes das pessoas Sentimentos e normas do grupo Valores e expectativas Interações e relações afetivas Normas grupais

41 Tipos de Cultura Adaptativas se caracterizam pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e mudança. Não-adaptativas, por sua rigidez, são voltadas para a manutenção do status quo e do conservadorismo.

42 Atividade de autoavaliação PERGUNTAS: 1 O que é Globalização? 2 O que são produtos e serviços? 3 Explique o que é interrelacionamento na empresa? 4 Quais as mudanças causadas pelo impacto da tecnologia? 5 Explique o que é cultura organizacional?


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