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TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO Professora Andréia Vicente.

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Apresentação em tema: "TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO Professora Andréia Vicente."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO Professora Andréia Vicente

2 Para Abraham Maslow, as necessidade humanas obedecem a uma hierarquia de satisfação dos indivíduos a partir da motivação que o impulsiona. O ser humano necessita ter, em primeira instância, o atendimento das necessidades básicas. As necessidades básicas precisam ser satisfeitas para garantir a existência da pessoa, sua segurança e requisitos de contato humano. As necessidades de mais alta ordem referem-se ao desenvolvimento pessoal e ao alcance do potencial do indivíduo. Antes que as necessidades de nível maior sejam ativadas, as necessidades de nível mais baixo precisam ser satisfeitas.

3 Um princípio chave da hierarquia das necessidades é que, à medida que as necessidades de um determinado nível são satisfeitas, elas perdem sua força, sendo o nível seguinte ativado, e uma necessidade satisfeita deixa de ser motivadora Embora nenhuma necessidade seja plenamente satisfeita, uma necessidade substancialmente realizada mobiliza as pessoas. Se desejamos sensibilizar alguém, precisamos entender em qual nível da hierarquia a pessoa se encontra no momento e concentrar nossa atenção na satisfação daquele nível ou do nível superior.

4 A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto a produtividade quanto a saúde organizacional e a satisfação dos trabalhadores. O papel do gestor deverá ser sempre o de identificar os norteadores de comportamento de seus subordinados, assumindo a natureza intrínseca e individual da motivação de modo a gerir a direção da energia que naturalmente se encontra dentro de cada um num sentido compatível com os objetivos da organização e com o crescimento de cada integrante de seu grupo de trabalho.

5 Um dos pontos em que a motivação é considerada muito importante diz respeito ao sucesso empresarial, entendendo-o como uma forma efetiva de alcançar a realização de um projeto ou uma gestão. Tanto sob o ponto de vista da administração, como dos trabalhadores, o sucesso é um tipo de motivação que não nasce sozinho, depende tanto da tecnologia adotada na organização como do desempenho e da qualidade exercida pelas pessoas que ali trabalham em torno de um mesmo objetivo.

6 O desenvolvimento do processo motivacional na organização é o elemento-chave de uma gestão estratégica e de resultados, uma vez que a motivação é uma das principais alavancas da inovação, contribuindo efetivamente para o alcance da competitividade global das organizações. Assim, é importante valorizar cada trabalhador pelo seu potencial e pela forma como pode efetivamente contribuir para um ambiente inovativo. Normalmente, todos os trabalhadores podem contribuir por meio de seu conhecimento tácito, intervindo no sistema de rotina e procedimentos com sugestões ou opiniões, consolidando assim uma maior integração com o seu meio de trabalho, deixando de ser simples executor de tarefas para ser sujeito da ação, isto é, passam de sujeito passivo para ativo.

7 Programas Motivacionais Como valorizar os empregados no trabalho a partir das suas disposições, das suas metas e interesses? Como determinar os níveis potenciais de energia que os empregados podem investir no trabalho?

8 Os programas geralmente utilizados nas empresas tem negligenciado as diferenças individuais, sendo voltados para a adaptação da pessoa ao seu ambiente de trabalho, sem levar diretamente em consideração as motivações pessoais dos membros da empresa.

9 Obviamente um programa de motivação não pode atender às metas e aos interesses de cada um dos empregados, mas pode ser elaborado a partir de metas e interesses compartilhados na organização como um todo ou em seus diversos setores.

10 Principais passos na elaboração de um programa motivacional: 1-Identificar o perfil motivacional utilizando instrumentos disponíveis para esse fim. 2-Verificar os interesses e metas que são compartilhados 3-Determinar as estratégias motivadoras mais apropriadas para cada setor e/ou equipe.

11 Perfil Motivacional Refere-se a importância que têm, para cada pessoa, as diversas motivações que orientam a sua vida. A melhor forma de valorizar o empregado parece consistir em lhe oferecer oportunidades para que, por meio do seu trabalho, ele possa atingir as suas metas pessoais. Por natureza, o trabalho é uma estratégia de realização pessoal.

12 Instrumentos Inventário de Valores de Schwartz (IVS) – aplicado em pessoas com nível de escolaridade a partir do ensino médio. Questionário de Perfis de Valores (QPV) – aplicado em pessoas com o nível de escolaridade fundamental

13 Referências Bibliográficas TAMAYO, A.; PASCHOAL,T. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Curitiba: Rev. Adm. Contemp., v. 7, n.4, oct./dec., VOLPATO, M.; CIMBALISTA,S. O processo de motivação como incentivo à inovação nas organizações. Curitiba: Rev. FAE, v. 5, n.3, p.75-86, set/dec., 2002.


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