A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração 1.3. Áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing Atividades gerenciais e Atividades técnicas Habilidades do Administrador: Técnicas, Humanas e Conceituais.

2 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração Objetivos Identificar o conteúdo e o objeto de estudo da Administração; Identificar aspectos relativos às teorias administrativas

3 Conteúdo e objeto da Administração ORGANIZAÇÕES

4 Introdução à Administração Prof: Murilo de Alencar 4 Sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas para alcancar um objetivo especifico Somente existe quando: * há pessoas capazes de se comunicarem e * que estão dispostas a contribuirem com ação conjunta.

5 Introdução à Administração Prof: Murilo de Alencar 5 GRUPO DE PESSOAS QUE SE CONSTITUI DE FORMA ORGANIZADA PARA ALCANÇAR OBJETIVOS COMUNS

6 Introdução à Administração Prof: Murilo de Alencar 6 Formal: baseada numa divisão racional de trabalho, pois existe uma diferenciação (por nomes, níveis e responsabilidades) e uma integração (todos trabalhando para alcançar o mesmo objetivo) de seus órgãos e representada por organograma. Informal: surge da relação espontânea e natural entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Ultrapassa a organização formal em duração, localização e assuntos, pois as pessoas se encontram fora do local e do horário de trabalho e falam sobre assuntos diferentes dos relacionados ao trabalho, criando uma relação de amizade, um grupo informal.

7 7 Públicas; Privadas; Mistas; Comerciais; Industriais Religiosas Militares Filantrópicas Educacionais Não-Governamentais Governamentais Culturais etc. Tipos de Organizações

8 8 AS ORGANIZAÇÕES…. São feitas por pessoas (complexas, diversas, variáveis) e seus relacionamentos; Buscam pessoas com habilidades e conhecimentos compatíveis; Definem os limites das pessoas e atividades; Possuem divisão de tarefas; Perseguem objetivos e metas.

9 9 TAMANHO DAS ORGANIZAÇÕES As organizações são criadas e compelidas para o seu desenvolvimento e crescimento. Micro Pequenas Médias Grandes Complexos Fabris Corporações Holdings Aspectos Principais: Formalização Centralização X Descentralização Complexidade CRESCIMENTOCRESCIMENTO

10 10 PROPÓSITO DA ADMINISTRAÇÃO Desenvolver instrumentos, conhecimentos e habilidades que propiciem o funcionamento eficaz das organizações humanas, de forma satisfatória para todos os agentes sociais envolvidos. Isso implica administrar de forma racional e considerando, de modo equilibrado, as necessidades e emoções das pessoas envolvidas: empregados, gerentes, clientes, proprietários, etc.

11 11 OBJETO DA ADMINISTRAÇÃO ÊNFASETEORIAS ADMINISTRATIVASENFOQUE TarefasAdm. Científica Racionalização do trabalho Estrutura Teorias Clássica e Neoclássica Org. formal; princípios gerais; funções do administrador Teoria da burocracia Organização Formal; Racionalização Organizacional Teoria Estruturalista Múltipla abordagem: Organização Formal e Informal; Análise Intra e Interorganizacional Pessoas Teoria das Relações Humanas Organização Informal; Motivação, Liderança, Comunicação e Dinâmica de Grupos Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração; Teorias das Decisões; Integração dos Objetivos Organizacionais e Individuais. Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança Organizacional Planejada; Abordagem de Sistema Aberto Ambiente Teorias Estruturalista, Neoestruturalista e Sistemas Análise Intraorganizacional e Ambiental; Abordagem de Sistema Aberto. Teoria da Contingência Análise Ambiental; Abordagem de Sistema Aberto TecnologiaTeoria da Contingência Administração da Tecnologia

12 1.3. Áreas funcionais da Administração Objetivos Identificar aspectos das principais áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing.

13 13 Áreas Funcionais da Administração Produção/Operações Financeira Recursos Humanos/Gestão de Pessoas Materiais/Logística Marketing

14 14 Área Funcional: Produção/Operações Responsável pelas atividade finalíticas da organização: Cuida do sistema de operação da empresa (fabricação dos itens, manutenção de equipamentos, gestão direta dos trabalhadores operacionais).

15 15 Área Funcional: Financeira Responsável pela saúde financeira da empresa: controle de entradas e saídas de capital (captação, empréstimos, financiamentos, receitas, pagamentos de impostos, tributos e fornecedores,).

16 16 Área Funcional: Recursos Humanos/Gestão de Pessoas Responsável pela gestão dos relacionamentos com a força de trabalho (funcionários, estagiários, voluntários, associados etc): admissões demissões treinamentos e capacitações, Avaliações, promoções funcionais, pagamentos, incentivos e benefícios concedidos.

17 17 Área Funcional: Materiais/Logística Responsável pela(o): aquisição e armazenamento de matérias- primas, equipamentos, peças de reposição e ferramentas; Transporte de insumos e produtos acabados.

18 18 Área Funcional: Marketing/Mercadológica Responsável pela(o): divulgação da marca, produtos e/ou serviços da empresas junto ao mercado: clientes atuais e potenciais. Propaganda Vendas Definição de preços Assistência técnica e pós-venda


Carregar ppt "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google