A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA OPERACIONAL. Conceituar otimização linear. Apresentar modelos matemáticos de programação linear (PPL). Apresentar o método gráfico de resolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA OPERACIONAL. Conceituar otimização linear. Apresentar modelos matemáticos de programação linear (PPL). Apresentar o método gráfico de resolução."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA OPERACIONAL

2 Conceituar otimização linear. Apresentar modelos matemáticos de programação linear (PPL). Apresentar o método gráfico de resolução de PPL. Conceituar o algoritmo simplex para problemas PPL. Aplicação da ferramenta solver para resolução de PPL. OBJETIVOS

3 1. Introdução à pesquisa Operacional Modelos e técnicas de Pesquisa Operacional 2. Programação Linear (PPL) Método Gráfico Formulação de modelos de programação Linear Método Simplex Análise de Sensibilidade 3. Dualidade Principais teoremas sobre dualidade Teorema da dualidade fraca EMENTA

4 4. Custos Custos côncavos Custos convexos 5. Programação Programação de Metas Programação Linear Inteira Variáveis binárias 6. Solução de Problemas Problema do transporte Problema de Atribuição

5 CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa Operacional – Técnicas de otimização. São Paulo: Ed. Atlas, MOREIRA, D. A. Pesquisa operacional – Curso Introdutório. São Paulo: Thomson, BIBLIOGRAFIA B Á SICA

6 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional Rio de Janeiro: LTC, HILLIER, F. S. e LIEBERMAN, G. J. Introdução à Pesquisa Operacional, Editora Campus, WAGNER, Harvey M. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1986.

7 AVALIAÇÕES (Datas) A108/10/2012 A203/12/2012 A317/12/2012

8 Objetivo: descrever a ação de cientistas na análise de conjunturas militares. Origem: 2ª guerra

9 Formulação do Problema: - Reconhecimento de um problema que demanda uma solução. - Definição de objetivos a alcançar - Definição de restrições A Pesquisa Operacional, busca obter a solução ótima, a melhor solução para um problema. Para isto, percorremos algumas etapas:

10 Construção do Modelo: - Os modelos são matemáticos e formados por equações e inequações. - Uma das equações é conhecida como função objetivo - As outras equações e inequações descrevem as limitações ou restrições do problema.

11 Cálculo da solução pelo modelo: - Realizada através de técnicas matemáticas específicas. Método Gráfico Método Simplex Solver

12 Teste do modelo e da solução: Realizados com dados do problema para gerar um desempenho. Se o desvio verificado não for aceitável, deve-se reformular o modelo ou abandoná-lo.

13 Implementa ç ão da solu ç ão: Deve ser acompanhada a fim de se observar o comportamento do sistema com a solu ç ão adotada. Pode existir, ainda, a necessidade de ajustes.

14 Uma empresa fabrica dois produtos X e Y. O lucro unitário do produto X é de R$ 1000,00 e o lucro unitário do produto Y é de R$ 1800,00. A empresa necessita de 20 horas para fabricar uma unidade de X e de 30 horas para fabricar uma unidade de Y. O tempo anual de produção disponível para isso é de 1200 horas. A demanda esperada para cada produto é de 40 unidades anuais para X e 30 unidades anuais para Y. Qual é o plano de produção para que a empresa maximize seu lucro nesses itens?

15 Função Objetivo:1000X Y 20X + 30Y < 1200 X <40 Y <30 Restrições:


Carregar ppt "PESQUISA OPERACIONAL. Conceituar otimização linear. Apresentar modelos matemáticos de programação linear (PPL). Apresentar o método gráfico de resolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google