A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão (semana 8). Vamos a uma breve discussão acerca do algoritmo tradicional da divisão, que você já conhece. Vejamos um exemplo da dificuldade deste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão (semana 8). Vamos a uma breve discussão acerca do algoritmo tradicional da divisão, que você já conhece. Vejamos um exemplo da dificuldade deste."— Transcrição da apresentação:

1 Divisão (semana 8)

2 Vamos a uma breve discussão acerca do algoritmo tradicional da divisão, que você já conhece. Vejamos um exemplo da dificuldade deste algoritmo através de uma divisão simples que você com certeza já sabe resolver, digamos 615 ÷5. Tal divisão nos foi ensinada da seguinte forma:

3 6 ÷ 5 = 1, 1 x 5 = 5 para 6 sobra 1 abaixa o 1 formando o ÷ 5 = 2, 2 x 5 = 10 para 11 sobra 1 abaixa o 5 formando o ÷ 3 = 5, 3 x 5 = 15 para 15 não falta nada (ou zero) resultado final:123

4 Este processo operatório mostra-se bastante difícil para os alunos, mas enfim, é aprendido após muitas repetições. Porém, existe uma indagação a ser feita: será que as crianças compreendem realmente, o que se passa neste processo operatório?

5 A compreensão dos alunos, acerca desta operação pode tornar-se visível a nós, professores, a medida que questionamos os alunos a respeito do valor posicional dos algarismos do dividendo, no caso do nosso exemplo, o número 615.

6 ALGORITMO AMERICANO/INGLÊS OU DAS SUBTRAÇÕES SUCESSIVAS Exemplo: 451 por 75. Esse algoritmo consiste em utilizar um dos conceitos básicos da divisão: o de quantas vezes cabe.

7 Continuando Quantas vezes retiramos o 75? 6 Então: 451 ÷ 75 = 6 resto = 1

8 1721 dividido por retiramos o 75 dez vezes retiramos o 75 duas vezes

9 Só após ter trabalhado bastante o algoritmo das divisões sucessivas é que deve-se introduzir o algoritmo tradicional da divisão. E para se obter êxito no aprendizado deste, faz-se necessário sua introdução utilizando material dourado representado no QVL, atividade que as crianças devem trabalhar bastante a fim de melhorar a compreensão e adquirir maior segurança no desenvolvimento de todas os passos do algoritmo.

10 42 ÷ 2 Escreva, no QVL, o algoritmo para dividir 42 por 2 e comente que, no exemplo, o quatro vale 40 unidades ou 8 dezenas; e o 2 representa 2 unidades.

11

12 Estimule o pensamento dos alunos realizando as perguntas: -Quantos barrinhas há na coluna das dezenas? (quatro) -Quantos cubinhos há na coluna das unidades? (duas)

13 Peça para que respondam: - Quatro barrinhas divididas por dois é igual a... (dois) - Dois cubinhos divididos por dois é igual a... (um)

14 Exemplo: 54 ÷ 3

15 Pergunte aos alunos: - As cinco barras podem ser divididas por 3? (sim) -O que acontece? (conseguimos distribuir -1 barra – 1 dezena – para cada pessoa, as ainda -sobram duas barras inteiras)

16

17 DetalheObraForm.do?select_action=&co_o bra=50485


Carregar ppt "Divisão (semana 8). Vamos a uma breve discussão acerca do algoritmo tradicional da divisão, que você já conhece. Vejamos um exemplo da dificuldade deste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google