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AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.

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1 AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO NA ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

2 MAX WEBER Foi um intelectual alemão, economista, considerado um dos fundadores da Sociologia e administração pública. De acordo com Silva (2005), a burocracia tem sua origem na Europa no inicio do século XX, surge com o propósito de buscar a racionalidade técnica necessária para pensar e estruturar um sistema administrativo. Foi a teoria da burocracia que introduziu na administração seus aspecto institucional a partir das contribuições da ciência política, do direito e da sociologia. A proposta era desenvolver um modelo de burocracia que pudesse ser aplicado a toda e qualquer organização que desejasse de modo eficiente atingir seus objetivos. Weber propôs a teoria da autoridade, para tanto diferenciou os conceitos de autoridade, poder e persuasão. ESCOLA COMO EMPRESA

3 PODER: significa a probabilidade de um indivíduo executar a vontade / ordem alheia apresar de sua resistência. O poder envolve controle da situação, ameaças, coações ou manipulação das condições de obter obediência. PERSUASÃO: é definida como a faculdade de influência de um indivíduo sobre o outro. Para atingir seu objetivo, persuadir, é necessário fazer uso da razão lógica e argumentação, a partir da demonstração lógica de seus argumentos, o orador conquista a adesão tendo por referência as propostas apresentadas para o consentimento (SILVA, 2005, p. 162). Não se apoia na ameaça ou coação. AUTORIDADE: As ordens ou decisões devem ser cumpridas de modo voluntário, na medida que emanam de uma fonte reconhecida e considerada legítima. A adesão voluntária, tendo por referência a pessoa que emana, distancia o conceito de autoridade do de poder que, como já apresentado envolve ameaças e coações. AUTORIDADE:

4 ELTON MAYO Psicólogo australiano. Apresenta como foco de sua pesquisa as pessoas e as relações pessoais no interior das organizações, marcando o início do movimento conhecido como Escola das Relações Humanas. Os estudos de Mayo trouxeram centralidade para os operários, seus sentimentos e as relações interpessoais que se intercruzam no interior das indústrias, marcando a passagem da teoria clássica da administração para as das relações humanas. Desenvolveu quatro estudos sobre o comportamento e resultados da produtividade no trabalho (SILVA, 2005). De todos os seus estudos, o que recebeu mais publicidade foi o segundo.Seus colaboradores perceberam como as relações humanas e interpessoais afetam o processo produtivo. Os teóricos das organizações começaram a aprender como o trabalho de grupos, as atitudes e as necessidades dos empregados afetam sua motivação e comportamento (SILVA, 2005).

5 Segundo Silva (2005) os achados de Mayo permitiram algumas conclusões:
1 – Os empregados não eram motivados somente por fatores externos, como pagamentos e condições físicas do ambiente de trabalho – havia fatores psicológicos que afetavam a produtividade, e não só o fisiológico; 2 – Pausa no trabalho demonstram bons resultados no que se refere à produtividade dos operários, mas não poderiam ser analisados como elemento isolado; 3 – O relacionamento social entre as operárias e a supervisão, provocava condições de trabalho que favoreciam o aumento da produtividade das funcionárias; 4 – Havia tendência de liderança em grupos mais sociáveis, o que significa maior cooperação do grupo para ultrapassar dificuldades de trabalho; 5 – Satisfação ou (insatisfação com as tarefas realizadas afetava fortemente o resultado da produção do que as determinações da alta administração. Segundo Silva (2005) os achados de Mayo permitiram algumas conclusões:

6 ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Revisando... ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA ADM CIENTÍFICA - TAYLOR TEORIA ADMINISTRATIVA - FAYOL MODELO BUROCRÁTICO - WEBER CARACTERÍSTICAS Treinamento em regras e rotinas, uma melhor maneira de fazer, motivação financeira e divisão do trabalho. Definição de funções administrativas, divisão do trabalho, hierarquia e autoridade. Regras, impessoalidade, divisão do trabalo, hierarquia, estrutura da autoridade e racionalidade. FOCO Empregado Estrutura da administração Organização BENEFÍCIOS Produtividade e eficiência. Estrutura definida e profissionalização dos papéis. Consistência e eficiência. INCOVENIENTES Não consideração das necessidades sociais. Foco interno, enfatização do comportamento racional dos administradores. Rigidez e lentidão. Revisando...

7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Parte II . Capítulo 5 e 6.In. Silva, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pioenria, 2001.


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