A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

2 Introdução Necessidade Desejo X

3 Kotler define as necessidades como “privações de alguma satisfação básica” e inclui entre elas a estima e o sentimento de pertencimento. Os desejos são, para Kotler, “a busca de elementos específicos para a satisfação das necessidades.” Outros autores, tais como Schiffman, Leon G e Kanuk, Leslie Lazar consideram essa distinção como necessidades primárias e secundárias (inatas ou adquiridas). Kotler, 2001, p.59. O que nos faz comer um hamburger no McDonald´s ou levar a família para jantar no Habib´s ? Não é somente a fome!

4 Tanto as necessidades quanto os desejos são moldados pela cultura.
“A cultura é uma entidade flexível, mutável, aberta a influências múltiplas e simultâneas, resultante da construção, sempre transitória, de seus membros e de seus analistas...” Lívia Barbosa, 2002, p.31.

5 Quando decidimos comprar, passamos a fazer parte daquilo que o Marketing considera demanda. Esse é o momento em que nossos desejos se tornam corpo, traduzidos em produtos e marcas determinadas, que assumimos a decisão de comprar. Para os gestores da empresa, é preciso que haja demanda para que ocorra a troca. Troca, num sentido bem amplo, significa alguém dando algo que lhe é de valor para receber algo também de grande valia A transação ocorrerá se cada um considerar de valor o que o outro tem, e se estiver disposto a negociar, - com a liberdade de aceitar ou rejeitar a oferta do outro. A tarefa do marketing é estimular as trocas e gerar transações, ou seja, promover unidades de medida de troca.

6 A primeira coisa que você deve ter em mente é que marketing é um processo, ou seja, uma sucessão de atividades interligadas, produzidas nas empresas para o desenvolvimento de mercado. Mercados são os lugares potenciais, movimentados, dinâmicos, muitas vezes instáveis onde ocorrem as transações, seja em ambientes reais ou virtuais, daí se falar em marketplace e marketspace. Mercados são pessoas. Dependendo da posição da empresa no cenário de negócios, estas pessoas são clientes ou consumidores. Aqueles que fazem uso do produto são os consumidores (indivíduos), enquanto que aqueles que revendem os produtos ou os usam em qualquer processo de produção são os clientes (organizações).

7 O mercado organizacional (também chamado por alguns autores de mercado industrial) se caracteriza por produzir e vender bens e serviços para outras empresas, através de profissionais de compras capazes de avaliar ofertas competitivas. O que caracteriza o mercado consumidor é o uso final dos bens e serviços. Quando as empresas decidem vender os seus bens e serviços em outros países, e é uma situação bastante comum hoje em dia, estamos diante do que pode ser chamado de mercado global. Empresas que não visam fins lucrativos, também entendidas como filantrópicas. É o caso das igrejas, algumas fundações, instituições de caridade ou órgãos públicos. Envolve, também, o mercado do terceiro setor, com a presença de ONGs – Organizações Não-Governamentais – e de cooperativas. As negociações aqui seguem regras diferenciadas que privilegiam a responsabilidade pelos resultados sociais.

8

9 O conjunto de benefícios esperados pelos clientes se traduz em sua expectativa de valor. Então as empresas entendem que o valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para esse mesmo cliente Daí que valor e serviço andam juntos. Por quê? A satisfação ou desapontamento ocorrerá pela comparação do desempenho percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.

10

11 Os conceitos servem para dar conteúdo a uma ideia
Os conceitos servem para dar conteúdo a uma ideia. Até aqui falamos sobre necessidades, desejos, trocas e transações, conceitos esses que fazem parte de nosso dia-a-dia. Então, baseado nisso relate situações de sua vida em que estas ideias apareçam e diga como você as vivenciou. Escreva até 20 linhas.


Carregar ppt "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google