A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. Luis Carlos. Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. Luis Carlos. Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. Luis Carlos

2 Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve. Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve. Diretriz e orientação de caminhos de reflexão / consistência e coerência Diretriz e orientação de caminhos de reflexão / consistência e coerência 1. QUADRO TEORICO / REVISÃO DA LITERATURA

3 Feita a escolha do material bibliográfico, o passo seguinte será a leitura critica e documentação do material selecionado (...) E preciso que o investigador registre inteligentemente os achados de outros estudos, interpretando-os de sua maneira, ou transcrevendo-os conforme a importância para o estudo. Feita a escolha do material bibliográfico, o passo seguinte será a leitura critica e documentação do material selecionado (...) E preciso que o investigador registre inteligentemente os achados de outros estudos, interpretando-os de sua maneira, ou transcrevendo-os conforme a importância para o estudo.

4 1.1. DEFINIÇÃO DOS TERMOS 1.1. DEFINIÇÃO DOS TERMOS Para que possa esclarecer o fato ou fenômeno que se esta investigando e ter possibilidade de comunica-lo, de forma não ambígua, e necessário defini-lo com precisão. Para que possa esclarecer o fato ou fenômeno que se esta investigando e ter possibilidade de comunica-lo, de forma não ambígua, e necessário defini-lo com precisão.

5 1.2. CONCEITOS OPERACIONAIS 1.2. CONCEITOS OPERACIONAIS Continuação da definição dos termos, em caráter mais concreto, respeitando a um conjunto de instruções para a manipulação ou observação dos fatos ou fenômenos. Continuação da definição dos termos, em caráter mais concreto, respeitando a um conjunto de instruções para a manipulação ou observação dos fatos ou fenômenos. Desenvolvimento do projeto de pesquisa, desde os estudos preliminares ate a construção dos instrumentos de pesquisa. Desenvolvimento do projeto de pesquisa, desde os estudos preliminares ate a construção dos instrumentos de pesquisa.

6 2. CITAÇÕES Elementos retirados dos documentos pesquisados que se revelam úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer do raciocínio. Enriquecimento do trabalho. Não se pode admitir a transcrição literal de uma passagem de outro autor sem se fazer a devida referencia. ( )

7 3. ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 3.1. NORMAS GERAIS O titulo de livros e transcrito integralmente, em destaque gráfico. SOBRENOME, Nome. Titulo da Obra. Local: Editora, ano.

8 3.2. TÍTULOS DE ARTIGOS DE REVISTAS SOBRENOME, Nome. Titulo do artigo. Titulo da revista, local da publicação, volume, fascículo, paginas inclusivas, data. Exemplo: FERRAZ, Tercio Sampaio. Curva de demanda e lógica da ciência. Ciências econômicas e Sociais, Osasco, v.6, n.1, p , jan, 1971.

9 3.3. TÍTULOS DE ARTIGOS DE JORNAIS Autor, titulo do artigo, titulo do jornal, cidade, data completa, numero ou titulo do caderno, seção ou suplemento, indicação da pagina e eventualmente da coluna Exemplo: SIMOES, Gilda Naecia. Programa explora tema raro na TV. O Estado de S. Paulo, , p.7,c.2.

10 3.4. DOCUMENTOS RETIRADOS DA REDE INTERNET Exemplo: 3.4. DOCUMENTOS RETIRADOS DA REDE INTERNET Autor,Titulo do artigo. Site. Data de acesso. Exemplo: MOURA, Cláudio Moura. Avaliar e humano, avaliar humaniza. Acesso em: 20 dez 2001.

11 PROCEDIMENTOS DE COLETA Procedimentos de coleta (ou metodologia) são as atividades praticas necessárias para a aquisição dos dados com os quais se desenvolverão aos raciocínios que resultaram em cada parte do trabalho final. Procedimentos de coleta (ou metodologia) são as atividades praticas necessárias para a aquisição dos dados com os quais se desenvolverão aos raciocínios que resultaram em cada parte do trabalho final.

12 CARACTERIZAÇÃO DAS PESQUISAS CAMPO: CAMPO: aquela que recolhe os dados in natura. Normalmente, se faz pela por observação direta, levantamento ou estudo de caso. LABORATORIO: LABORATORIO: aquela que acontece pela interferencia artificial na produção do fato / fenômeno ou pela necessidade de artificializar o ambiente para que o fato / fenômeno / processo seja produzido/percebido adequadamente. BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA: constitui-se numa preciosa fonte de informações, com dados já organizados e analisados como informações e idéias prontas.

13 INSTRUMENTOS DE COLETA Normalmente, escolhe-se um fato / fenômeno / processo (o objeto de estudo), selecionam-se as variáveis (fatores a observar), escolhem-se os instrumentos (maneiras de controlar e de observar os efeitos do processo).


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. Luis Carlos. Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google