A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Prof.: Nelson J. Baptista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Prof.: Nelson J. Baptista."— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Prof.: Nelson J. Baptista

2 O Ensino de História na Educação Brasileira O ensino de história inicia-se no Brasil em 1827 com o Decreto das Escolas de Primeiras Letras. História civil articulada à história sagrada; Final da década de 1870 história sagrada eliminada dos currículos escolares separação entre Estado e Igreja Católica. Após Proclamação da República (1989), a história passou a desempenhar um duplo papel: o civilizatório e o patriótico formar um cidadão patriótico. A partir de 1930, com a criação do Ministério da Educação há a uniformização do ensino de história em todo o país. Introdução dos Estudos Sociais em substituição a História e Geografia nos primeiros anos de escolaridade.

3 Nas décadas de 1950 e 1960, surgiu a chamada História Nova enfatizava transformações econômicas e os conflitos entre as classes sociais. Lei 5692/71 Regime Militar consolidação dos Estudos Sociais conteúdos de história e geografia esvaziados contornos nacionalistas. A partir da década de 1980 processo de redemocratização História Crítica em contraposição à História Tradicional Retorno das disciplinas história e geografia nas séries iniciais.


Carregar ppt "O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Prof.: Nelson J. Baptista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google