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VRML Departamento de Engenharia Elétrica EESC-USP Sel 710 - Arquiteturas especiais para processamento e visualização de imagens Profa. Maria Stela Veludo.

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1 VRML Departamento de Engenharia Elétrica EESC-USP Sel Arquiteturas especiais para processamento e visualização de imagens Profa. Maria Stela Veludo de Paiva Lívia Amaral Marcelo Barreiro

2 O início zO VRML foi concebido em 1994 zNecessidade de ambiente 3D na web sem precisar de redes de alta velocidade zVRML (Virtual Reality Markup Language) teve o termo "Markup" substituído por "Modeling" para refletir melhor a natureza gráfica do VRML.

3 A linguagem zVRML é uma linguagem independente de plataforma zPermite animação, movimentos de corpos e iteração entre usuários zAtualmente é o padrão para desenvolvimento de aplicações RV na rede

4 Sobre a linguagem zVRML é baseada no Open Inventor zobjetos podem receber atributos como cor, textura e mapeamento, transparência, brilho, deformação, translações e rotações.objetos zA linguagem VRML têm a capacidade de representar mundos e objetos tridimensionais formados através de primitivas geométricas

5 Vantagens zPermite que um mundo virtual possa ser construído por objetos pré definidos em arquivos separados zVRML é interpretada

6 Como funciona ? zO código VRML é apenas descritivo e as rotinas de navegação e interação são implementadas no browser. zA partir de um link, o browser carrega o arquivo texto contendo a descrição do ambiente, monta o ambiente e carrega as texturas

7 Começando com a linguagem zO código VRML é feito em um editor de textos. zUma vez editados, os arquivos são gravados em formato ASCII com a extensão.wrl (word reality language). zO arquivo não precisa ser compilado

8 Introdução a linguagem z#VRML V1.0 ascii z# The following model has been produced at the z# Foundation of the Hellenic World, by the 3D animator z# Vanguelis Christodoulou (http://www.fhw.gr/~evan) z# with the help of the Foundation's architect z# John Svolos (http://www.fhw.gr/~svolos). z# z# This model is located at the following location: z# z# z# For more information look at the Web pages of the Foundation at z# or at the "Olympics Through Time" Web site z# at or send mail to z# z# Copyright 1996, Foundation of the Hellenic World, All Rights Reserved z# z# Modification 001: Viewpoint Inside_2 was changed to result in visible view z# by Y.M z#

9 Continuando com a linguagem zDEF Title Info{string "The Temple of Zeus at Olympia"} z zDEF Viewer Info{string "walk" # walk or examiner} zDEF BackgroundColor Info{string " "} zDEF Cameras Switch{whichChild 0 z DEF Approach PerspectiveCamera{ z position z orientation z } z DEF Front_View PerspectiveCamera{ z position z orientation z } z DEF Entrance PerspectiveCamera{ z position z orientation z }

10 Ferramentas de apoio zPode-se usar ferramentas de apoio como modeladores 3D (Autocad, 3D Studio, WorldUp, etc) e editores gráficos (Photoshop, Paint Shop Pro, etc) para facilitar o desenvolvimento.desenvolvimento

11 Unidades de medida zVRML usa o sistema cartesiano 3D. A seqüência dos eixos é X,Y,Z e a unidade de medida para distâncias é metros e para ângulos é radianos.

12 Realidade Virtual zA Realidade Virtual pode ser considerada como a junção de três idéias básicas: imersão, interação e envolvimento.imersão interação

13 Sensores para Interação zPara construir circuitos de animação VRML, você conecta uma cadeia de diferentes nodes zPode-se dizer que um node é um conjunto de especificações que determinam as características dos objetos contidos no cenário

14 Principais nodes zFormas e Geometria: Box, Cone, Coordinate, Cylinder, ElevationGrid, Extrusion, etc; zAspecto: Appearance, Color, FontStyle, ImageTexture, Material, TextureForm; zAnimação: ColorInterpolator, CoordinateInterpolator, etc;

15 VRML x HTML zVRML está para o mundo tridimensional, assim como HTML está para o mundo bidimensional

16 Exemplos Templo Jogo

17 Referências Bibliográficas zBurdea. G. & Coiffet, P. (1994) Virtual Reality Technology, John Wiley & Sons, 399p. zAMES, A., NADEAU, D., MORELAND,J. - VRML Sourcebook - zAmes, A.L. et al. -The VRML Sourcebook. John Wiley & Sons, zBURDEA,G. & COIFFET,P. - Virtual RealityTechnology, John Wiley & Sons, New York, NY, zLemay, L. et al. - 3D Graphics and VRML 2. Sams Net, zSilicon Graphics - zThe Open Inventor Faq -

18 Referências Bibliográficas zTutorial de VRML em português zFerramenta para modelagem e conversores zPágina completa sobre Realidade Virtual ultra.pucrs.br/inf/profs zTutorial VRML 1.0 zTutorial sobre as extensões do live3D zRealidade Virtual - Introdução

19 VRML FIM

20

21

22 Interação com um ambiente

23 Imersão em um ambiente


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