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Química Orgânica Reações de Oxidação Discentes: Keila, Márcio, Sandra 2006 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP Instituto de Física de São Carlos – IFSC Licenciatura.

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Apresentação em tema: "Química Orgânica Reações de Oxidação Discentes: Keila, Márcio, Sandra 2006 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP Instituto de Física de São Carlos – IFSC Licenciatura."— Transcrição da apresentação:

1 Química Orgânica Reações de Oxidação Discentes: Keila, Márcio, Sandra 2006 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP Instituto de Física de São Carlos – IFSC Licenciatura em Ciências Exatas

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4 1-Obtenção e Oxidação do Acetileno

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7 Material com boa apresentação dos compostos (formulas e equações) Material com boa descrição do experimento pratico (porem exigiria explicação complementar do professor) Exigência de acompanhamento muito próximo e intenso durante a experiência, principalmente durante a mistura água e carbureto. Pode ocorrer acidentes se houver mistura incorreta dos reagentes. As medidas de quantidades como 1/8 do tubo poderiam ser melhor descrita com uma referencia da altura em centímetros por exemplo. Falta a recomendação extra de que o gás produzido material é inflamável e até explosivo em grandes quantidades.

8 2- Oxidação de Materiais Orgânicos

9 Experimento de extrema simplicidade de procedimentos e resultados. Material sub utilizado. Poderia se demonstrar mais alguns exemplos é até mais contra exemplos, a titulo de se produzir generalizações.

10 3- Identificando o gás produzido na Combustão de Materiais Orgânicos

11 O roteiro não apresenta questão prévia O objetivo do experimento e os materiais e reagentes utilizados são simples Apresenta questões sobre a equação química envolvida e a função da fenolftaleína. Por meio da reação química observada é possível que o aluno compreenda o conteúdo abordado em sala de aula relacionando com o seu cotidiano.

12 Material Alternativo

13 4- Bafômetro

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15 Questões:

16 4- Bafômetro Através dessa reação fornecida, os alunos percebem o fenômeno químico ocorrido. O objetivo apresentado é claro e sucinto. Uma questão prévia é colocada. Os materiais e reagentes são simples para uma escola portadora de laboratório O erlenmeyer pode ser substituído por uma garrafa PET pequena. O procedimento está bem descrito, porém não deveria ser colocado na seqüência da questão prévia, pois já fornece a resposta, sem despertar a senso investigativo do aluno. Questões são colocadas, a fim de ser verificar se o aluno conseguiu relacionar a teoria com a prática.

17 Conclusão Uma situação ideal para o ensino da Química seria o desenvolvimento dos conceitos a partir da observação e participação dos alunos em aulas experimentais.

18 Referências Bibliográficas CARVALHO, A.M.P.Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. Cap.2. p.29. Resumo do vídeo sobre cursos para professores de ciências e a pesquisa do Physics Education Group da Univ. de Whashington. Texto sobre Concepção de Área (Química) – fornecido pelo professor. Texto sobre Palestra Millikan de 1990: O que ensinamos e o que é aprendido- diminuindo a lacuna. Site:


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