A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligue o Som Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts) Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligue o Som Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts) Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ligue o Som

3 Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts) Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa industrial. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão- artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Teve influência no movimento francês art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.

4 Belle Epoque Período na história da Europa do final do século XIX (1871) à eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914). Inovações tecnológicas: o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, inspiravam novas percepções da realidade. Com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura, Paris, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial. A arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.

5 L Art Nouveau Estilo que surgiu na Europa, 1890 e Difundiu-se por diversos países. Adquiriu nomes diferentes em cada um deles. Foi um estilo estético aplicado essencialmente na arquitetura e em design de: cartazes, móveis, vitrais, joalheria, metais, têxteis e escultura.

6 Art Nouveau Modernismo Modern Style Tiffany USA Nieuwe Kunst Jungendstil Sezessionstil Style Sapin Stile Liberty

7 Características: Uso de formas originais; Aplicação de novos materiais como o ferro e o vidro. Estilização de formas da natureza: animais, flores e vegetações. Cores suaves e tons pastéis

8 Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.

9 PINTURA E ARTES GRÁFICAS Avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida.

10 Publicidade, rótulos e revistas

11 Cartaz de Alphonse Mucha, pintor tcheco. Seus desenhos eram difundidos desde rótulos para latas de biscoitos a cartazes.

12 Toulouse Lautrec Jules Cheret

13 Ilustração do livro A BELA E A FERA, por Walter Crane

14 VIDROS E CERÂMICAS O Art Nouveau foi o primeiro movimento orientado exclusivamente para o design.

15 ALEMANHAALEMANHA AUSTRIAAUSTRIA INGLATERRAINGLATERRA FRANÇAFRANÇA

16 Mosaico de Azulejos, de Gustave Donnay

17 A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais.

18 Émile Gallé São famosos seus jarros de vidro, com linhas sinuosas, inspirados na natureza floral.

19

20 Louis Comfort Tiffany

21 Tiffany

22

23 Émile Gallé

24 R E N É L A L I Q U E L O U I S C. T I F A N Y

25 Louis Comfort Tiffany

26 Education, Painel de Louis Comfort Tiffany. Universidade de Yale, USA

27 Arquitetura

28 Estações do Metrô de Paris. Projeto de Hector Guimard ( ) Vidro e ferro na decoração com motivos florais nas entradas do metrô de Paris.

29 Villa Marjorelle, de Lucien Weissenburger. Nancy, França

30 Projeto de Mikhail Eisenstein, 1903, Riga, Rússia

31 Hotel Central, Praga

32

33 Antonio Gaudi. Na Espanha, a busca de novas formas ganhou um caráter decorativo e fantasioso sem limites. Casa Battló Sagrada Família

34 portas e ENTRADAS

35 Que riqueza de detalhes nas portas e molduras! Josef Fanta, Praga

36 Villa Marjorelle. Nancy, França

37 Kamil Hilbert - Praga -

38 Sacadas

39 City Hall, Kecskemet, Hungria

40 Interiores Galerie Lafayette, de Ferdinand Chanut. Paris Alemanha

41 Interior do Grand Palais, Paris

42 École de Nancy, projeto de Émile André

43 Victor Horta Uso de ferro em linhas sinuosas com intenção decorativas no corrimão. Casa Tassel – Bruxelas, 1893

44 O guarda-corpo de ferro trabalhados com motivos vegetais.

45

46 Lareiras

47 Móveis Henry Van del Velde

48

49 A cada época a sua arte, a cada arte a sua liberdade. Frase na fachada do Pavilhão de Exposições da Secessão de Viena projetado por Joseph Maria Olbrich

50 Depois da 1 a guerra mundial, surgiu um novo estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu: Art déco (abreviação de arts décoratifs),

51 Fotos retiradas da Internet Música: La Vie en Rose, Madeleine Peyroux Formatação:


Carregar ppt "Ligue o Som Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts) Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google