A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO Departamento de Biblioteconomia e História Digitalização retrospectiva de periódicos utilizando o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas – SEER: o caso da FURG Professora MsC. Angélica C. D. Miranda Consultoria: Prof. Drª. Ursula Blattmann Acadêmicos: Jeane B. Lima (1º ano) Stephan F. Weska (1º ano) Maria Helena M. Moraes (1º ano)

2 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Missão: promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica e as humanidades, que seja capaz de despertar a criati-vidade e o espírito crítico, fomentando as ciências, as artes e as letras e propiciando os conhecimentos necessários para o desenvolvimento humano e para a vida em sociedade.

3 Rio Grande

4 PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA FURG
VETOR BIBLOS VITALE ATLÂNTICA SINERGIA ARTEXTO CADERNOS LITERÁRIOS JURIS MOMENTO AMBIENTE E EDUCAÇÃO (ONLINE)

5 Introdução Inserir a FURG na iniciativa OJS (Open Journal Systems).
Participação da PROPESP, PROACE, EDIGRAF, CPD, NID e DBH.

6 Objetivos Digitalização retrospectiva;
Ampliar a visibilidade da produção intelectual; Cadastrar o periódicos no PKP Open Archives Harvester, da British Columbia University; Passar as rotinas de editoração para o SEER.

7 Metodologia Reuniões presenciais E-mails
Conferências on-line com o grupo (skype, msn) Ambientes de colaboração (Googles Group) Uso de tutoriais para orientação Fórum do SEER, para esclarecimento de dúvidas (http://forum.ibict.br/viewforum.php?f=3&sid=1a6a5f758f40edbe4f3ed2be95613a0a)

8 Dificuldades 1- Falta de dados dos autores;
2- Falta de resumos (difícil pois o sistema exige); 3- Falta de palavras chaves (alguns artigos não apresentam palavras chave); 4- Divergência dos metadados dos autores (informação da revista ‡ do LATTES); 5- Títulos em caixa alta ‡ do recomendado;

9 Dificuldades 6- Difícil identificar foco, escopo e política da revista; 7- Volumes antigos não possuem o pdf ; 8- Dados de autores internacionais dos volumes antigos (não possuem LATTES); 9- Instabilidade e morosidade do antigo servidor. 10- Alteração no layout (cores) 11- Ordem dos volumes on line.

10 Facilidades 1- Organização dos dados retrospectivos através da planilha; 2- Disponibilidade e parceria da Biblioteca em fornecer os periódicos; 3- As diversas formas de interação da equipe de trabalho (GOOGLE GROUPS, MSN, SKYPE, );

11 Facilidades 4-Facilidade do bolsista trabalhar em casa;
5- Verificação dos metadados junto à equipe; 6-Atual parceria com o CPD; 7-Atualmente, a rapidez do novo servidor.

12

13

14 Resultados Digitalização dos primeiros e dos últimos volumes da BIBLOS e da Vetor; Os Periódicos estão disponíveis para acesso on-line. (www.seer.furg.br); As Periódicos Vetor e BIBLOS já estão cadastrados em Harvester.

15 Considerações Finais Interação e envolvimento da equipe;
Identificação com a TI; Apoio da FURG; Aquisição do servidor; Fórum do IBICT; Alunos do 1º ano trabalhando com o SEER;

16 Considerações Finais Maior número de alunos da Biblioteconomia engajados no uso do OJS; Curso para os editores; Trabalhando com monitoria.

17 Agradecemos a atenção!


Carregar ppt "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google