A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Conclusão de Curso
FAFICLA CURSO DE LETRAS Trabalho de Conclusão de Curso Turmas 2008/2009 Linhas de Pesquisa/Grupos de Pesquisa DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS professores que atuam nos cursos de Letras (2011/2012) 1

2 Projetos, linhas e grupos de pesquisa: CAPES, CNPq e a identidade de pesquisadores e de grupos. Curso de Letras e Programas de Pós-graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado: um projeto - uma identidade, na pluralidade da atuação de seus pesquisadores. 2

3 área de concentração; linhas de pesquisa; grupos de pesquisa; projetos de pesquisa.

4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO o conceito do
As Áreas de Concentração são os domínios restritos de especialização nos quais o Programa atua e para os quais estão direcionadas as suas atividades. 4

5 LINHA DE PESQUISA o conceito
. determina o rumo, ou o que será investigado num dado contexto ou realidade; . limita as fronteiras do campo específico do conhecimento em que deverá ser inserido o estudo; . oferece orientação teórica aos que farão a busca; e . estabelece os procedimentos que serão considerados adequados nesse processo. 5

6 GRUPO DE PESQUISA o conceito Como esta definição poderia ser comparada com aquelas do
É caracterizado pela liderança de um ou, excepcionalmente, dois pesquisadores seniores, podendo contar com outros pesquisadores, alunos e pessoal de apoio técnico. 6

7 Marco teórico de referência, métodos e meios
PROJETOS DE PESQUISA o conceito Como esta definição poderia ser comparada com aquelas do Documento que possui as idéias principais de uma pesquisa que será realizada. Investigação fundamentada em objetivos específicos, visando à obtenção de resultados de causa e efeito ou colocação de fato novo em evidência. Marco teórico de referência, métodos e meios 7

8 Pesquisa, inicialmente, implica
 escolha de um tema, delimitação e justificativa;  problematização; uma pergunta de pesquisa; definição de objetivos;  escolha de base teórica;  definição de procedimentos teórico-metodológicos.

9 LINHA DE PESQUISA História e descrição da Língua Portuguesa
GRUPO DE PESQUISA Historiografia da Língua Portuguesa

10 Palavras-chave descrição; história; historiografia; Língua Portuguesa; sistema e uso
Pesquisadores José Everaldo Nogueira Júnior Neusa Maria O. B. Bastos Nancy dos Santos Casagrande Maria Ignez de Mello Franco Marilena Zanon

11 TEMAS Historiografia do Ensino de Língua Portuguesa (em diferentes séculos e lugares lusófonos) Historiografia das Gramáticas da Língua Portuguesa (em diferentes séculos) Estudo de documentos linguísticos produzidos nos diferentes séculos Estudos diacrônicos da Língua Portuguesa

12 LINHA DE PESQUISA Linguagem & Historiografia
GRUPO DE PESQUISA Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - NIEL

13 Palavras-chave História da Língua Portuguesa; História das Ideias Linguísticas; Historiografia Linguística Pesquisadores Jarbas Vargas Nascimento José Everaldo Nogueira Júnior Izilda Maria Nardocci

14 TEMAS A Língua Portuguesa no Brasil ( séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX) A Língua Portuguesa do Modernismo Literário A Língua portuguesa em documentos literários escritos no Brasil A Língua portuguesa em documentos oficiais escritos no Brasil A Gramática do Português no século XIX Temas relacionados à Análise do Discurso Discurso político, Discurso religioso, Discurso jurídico, Discurso literário

15 GELEP: Estudos da Linguagem para Ensino do Português
LINHA DE PESQUISA Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa GRUPO DE PESQUISA GELEP: Estudos da Linguagem para Ensino do Português

16 Palavras-chave . educação linguística continuada em língua portuguesa; . ensino de língua portuguesa na escola básica e no ensino superior; . leitura e produção textual; . língua portuguesa para fins específicos. Pesquisadores Anna Maria Marques Cintra Lílian Maria Ghiuro Passarelli

17 TEMAS Leitura como processo de significação.
Ensino da escrita como construção de sentido sob a ótica processual. Estudo de gêneros textuais circulantes em diversas situações interlocutivas. Procedimentos argumentativos em diferentes domínios discursivos. Gramática contextualizada e língua em uso: Ensino de Língua Portuguesa como língua materna; Português para fins específicos.

18 LINHA DE PESQUISA Ensino de línguas mediado por tecnologia
GRUPO DE PESQUISA Grupo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância - TEED

19 Palavras-chave ensino e aprendizagem de línguas via Internet; interação em contextos de aprendizagem na Internet; língua instrumental via Internet; linguagem e educação a distância; linguagem na Internet; professores virtuais e aprendizagem de língua Pesquisadores Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Karlene Campos Izilda Maria Nardocci

20 LINHA DE PESQUISA Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa
GRUPO DE PESQUISA Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos

21 Palavras-chave modalidades oral e escrita da língua portuguesa; leitura e escrita; texto e gramática; ensino presencial; ensino a distância Pesquisadores Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Karlene Campos

22 LINHA DE PESQUISA Português Língua Estrangeira
GRUPO DE PESQUISA Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira - (NUPPLE)

23 Palavras-chave estruturas gramaticais; implícitos culturais; pronúncia idiomática; seleção lexical; gramática do Português brasileiro Pesquisadores Aparecida Regina Borges Sellan Cassiano Butti

24 LINHA DE PESQUISA Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa
GRUPO DE PESQUISA Linguística Funcional e Ensino de Língua Materna

25 Palavras-chave língua portuguesa; ensino de língua materna; gramática de base funcionalista
Pesquisadores Dieli Vesaro Palma José Everaldo Nogueira Júnior Maria Ignez de Mello Franco Nancy dos Santos Casagrande Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos

26 Lista de professores orientadores de TCC Departamento de Português
Lílian Ghiuro Passarelli Luiz Antonio Ferreira Maria Ignez S. de Mello Franco Mercedes Fátima C. Crescitelli Nancy Dos Santos Casagrande Neusa Barbosa Bastos Regina Célia P. Da Silveira Valeuska França Cury Ana Rosa Ferreira Dias Aparecida Regina Sellan Cassiano Butti Izilda Maria Nardocci Jarbas Vargas do Nascimento José Everaldo Nogueira Jr. João Hilton Sayeg Siqueira Karlene Campos


Carregar ppt "Trabalho de Conclusão de Curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google