A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia
BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ (SC) CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Acadêmica: Luciana Bergamo Marques Contato: Semestre 2010/1

2 O acervo O acervo do Museu Histórico Municipal de São José (MHMSJ) enfoca a história do município, incluindo provas do cotidiano, de profissões, da política, da arte, da religião, da cultura, das etnias, entre outros aspectos relativos aos habitantes da cidade. Os itens desse acervo perfazem uma exposição permanente, subdividida em eixos temáticos, disposta por nove salas, salão de entrada e corredores. Atendendo à visitação de alunos de escolas, tanto particulares como públicas, principalmente do ensino fundamental e médio, o MHMSJ possui uma grande demanda por serviços educacionais e culturais. Todavia, com escassez de recursos próprios e de profissionais especializados, tampouco conta com um catálogo automatizado.

3 Objetivos Gerais 1) Facilitar a gestão do acervo através de registros padronizados e facilmente recuperáveis. 2) Aumentar a visibilidade do acervo, disponibilizando fichas catalográficas para pesquisa, seja em suporte físico legível por computador quanto na internet.               Específico Criar uma base de dados catalográficos para o acervo de um museu histórico municipal sobre um programa distribuído gratuitamente.

4 Formato de saída de um registro

5 Campos 14 campos principais, podendo ser repetitivos. Exemplo: (30) Autor. Subcampos para um maior detalhamento. Exemplo: (80) Descrição física. Lista de opções, facilitando o preenchimento, e padronizando a informação (indexação conforme tesauro). Exemplo: (10) Categoria. Mensagem de ajuda ao preenchimento em todos os campos.

6

7 Campo (10) Categoria Picklist

8 Indexação “por palavra” Permite recuperar termo em qualquer posição em todos os registros.
Busca expert

9 Busca Guiada

10 Vantagens Preenchimento facilitado (mensagens de ajuda).
Diferentes modalidades de pesquisa e técnicas de indexação das informações contidas nos campos. Possibilita inclusão de infinitos campos, até mesmo de links de arquivos com diferentes extensões e endereços eletrônicos (URL). Ocupação mínima de espaço de memória.

11 Referências Biblioteca Virtual em Saúde. Família ISIS. Disponível em: < Acesso em: 05 jun BLATTMANN, Ursula. Disponível em: < Acesso em: 05 jun FERREZ, Helena Dodd; BIANCHINI, Maria Helena. Thesaurus para acervos museológicos. Rio de Janeiro: FNPM, 1987.


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google