A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para escolha do Livro Didático /2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para escolha do Livro Didático /2015"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para escolha do Livro Didático - 2013/2015
Rio Grande do Norte

2 “É preciso uma decisão consciente, muito mística, muita garra, para estabelecer uma Pedagogia de Direito, numa sociedade de conflitos, onde só na luta se espera com esperança.” Paulo Freire

3 Observar durante a escolha...
Portaria normativa N ° 7/ MEC Observar durante a escolha... Leitura do Guia de Livros Didáticos (PNLD) Data determinada pelo MEC ( de 15 de junho a 01 de julho) Consultar o Portal do Mec. Observar se os livros escolhidos estão alinhados com o PPP da escola.

4 Ciência, História e Geografia.
As escolas deverão escolher títulos adequados nas áreas conforme quadro abaixo: Do 1° ao 3° ano: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização Linguística Do 2° ao 5° ano: Ciência, História e Geografia. Para o 4° e 5° ano: Língua Portuguesa e Matemática

5 Os Livros devem conter:
Letramento, Alfabetização Linguística e Língua Portuguesa 1 – Aprendizagem da leitura e da escrita com situações didáticas simultâneas; 2 – Temas e textos próximos das práticas sociais; 3 – Textos abrangem diferentes esferas de circulação e gêneros; 4 – Formas diferentes de tratar os conteúdos, com projetos, sequência didáticas e atividades permanentes; 5 – A gramática, atreladas ao texto.

6 Os Livros devem conter:
1 – O material considera o conhecimento dos alunos; 2 – São apresentadas possibilidades de discutir diferentes estratégias de cálculo (calculadora etc); 3 – Os conteúdos apresentam situações- problema; 4 – Há atividades que incentivam a experimentação, valoriza o desenvolvimento do pensamento lógico. Matemática e Alfabetização Matemática Nessa área devem incluir os seguintes eixos: NÚMEROS E OPERAÇÕES, CÁLCULO MENTAL, MEDIDAS, GEOMETRIA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.

7 LIVRO DE HISTÓRIA Os Livros devem conter:
Foco na apresentação de conteúdos, com narrativas históricas e muitos dados para consultas. LIVRO DE HISTÓRIA Foco nas imagens: elas funcionam como disparadora de pesquisas; devem aparecer como documentos históricos.

8 Fundamentado em três aspectos:
Textos: os mais adequados apresentam exemplos e comparações com situações conhecidas pelos estudantes. CIÊNCIAS Imagens: devem ampliar o conhecimento que está sendo desenvolvido, com tabelas, gráficos e esquemas visuais. Experimentos: precisam permitir que os alunos testem suas hipóteses.

9 Os livros de GEOGRAFIA Maior atenção:
IMPORTANTE: Checar como a região a que pertence seu estado é tratada; Observar as abordagens e critérios de conteúdos clássicos, como: território, região, espaço e cartografia. Maior atenção: Os mapas, são corretos e não usados como meras ilustrações? As atividades são desafiadoras? As situações propostas exigem pesquisas?

10 E-mail da biblioteca: bibliotecaparatodos@rn.gov.br
Fonte de Pesquisa: Guia do PNLD MEC NOVA ESCOLA Edição 251, ABRIL Título original: Livros com critério Equipe Responsável: Antonio Soares Délia Maria Barbosa Erileide Maria Oliveira Rocha Geruza Soares Câmara Iris Maria Pinto Diniz de Sousa Jucilandia Braga L. Tomé Salizete Freire Soares da biblioteca: Fone: 84 –

11 Obrigada por sua presença !

12


Carregar ppt "Orientações para escolha do Livro Didático /2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google