A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O A R E a sua importância para os seres vivos. A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O A R E a sua importância para os seres vivos. A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA:"— Transcrição da apresentação:

1 O A R E a sua importância para os seres vivos

2 A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA: É a camada mais próxima da terra. É constituída por uma mistura de gases a que se chama ar. ESTRATOSFERA Estende-se desde os 10 / 12 km até aos 50 km. Aí, encontra-se uma fina capa de ozonio, que funciona como um escudo protetor da vida na Terra, impedindo a penetração de certas radiações solares ( raios ultravioletas), prejudiciais à vida. MESOSFERA Estende-se dos 50 até aos 100 km de altitude. Nesta camada, os meteoritos que caem na Terra tornam-se incandescentes, dando origem a estrelas-cadentes, o que evita que caiam na Terra.

3 A atmosfera é essencial para a vida na Terra: É nela que se encontram os gases necessários para a respiração dos seres vivos (oxigênio e dióxido de carbono); Protege a Terra das radiações solares prejudiciais; Funciona como um teto protetor, evitando que a Terra aqueça ou arrefeça demais; Protege a Terra do impacto de outros astros, como os meteoritos.

4 P ROPRIEDADES DO AR 1 – O ar é incolor, insípido e inodoro 2 – O ar tem peso 3 – O ar ocupa espaço 4 – O ar tem volume variável, é elástico e compressível 5 – O ar tem forma variável 6 – O ar tem pressão

5 OS GASES CONSTITUINTES DO AR SÃO: O ar atmosférico é basicamente constituído por dois componentes principais, e mais alguns residuais. O azoto e o oxigênio representam 99% de todo o ar, sendo que o azoto corresponde a 78%, e o oxigênio corresponde a 21%. O restante 1% é constituído por dióxido de carbono, vapor de água e gases raros.

6 COMPOSIÇÃO DO AR

7 Ativa as combustões

8 Importância dos gases atmosféricos 1) Oxigénio É utilizado na reanimação de doentes, em casos de asfixia e para assegurar a respiração artificial a alguns doentes. O oxigénio é indispensável à vida. É usado na pesca e investigações submarinas. Nas fundições é utilizado para tornar a combustão mais aciva. 2) Dióxido de carbono Nos extintores usa-se dióxido de carbono que, ao ser libertado, forma a neve carbónica, produzindo um grande arrefecimento. É indispensável para que as plantas fabriquem o seu alimento. É utilizado na fabricação de bebidas gaseificadas (refrigerantes).

9 3) Azoto O azoto entra na constituição dos seres vivos, mas os animais e plantas não o retiram diretamente da atmosfera: Ele é fixado por microrganismos que existem no solo, sendo depois absorvido pelas plantas. Os animais obtêm o azoto comendo as plantas. Alguns compostos de azoto são usados na agricultura, como adubo. 4) Vapor de água É o vapor de água existente na atmosfera que origina, em determinadas condições, nuvens, chuva, neve, … O vapor de água é um regulador da temperatura da Terra: impede que a Terra aqueça ou arrefeça em demasiado. Nas zonas marítimas a diferença entre a temperatura do dia e a da noite não é tão acentuada como no desertos.

10 O AR – RIQUEZA A CONSERVAR O ar constitui um elemento indispensável à vida: conseguimos viver 5 semanas sem comer, 5 dias sem água, mas não podemos viver sequer 5 minutos sem ar. Sem a camada de ar que rodeia a Terra, esta seria um deserto, não existiriam animais nem plantas, não haveria mudanças de clima, nem chuva, nem céu azul. Com o desenvolvimento industrial são lançados cada vez mais produtos que vão alterar a composição do ar e a sua qualidade, com graves consequências para os seres vivos: É a poluição atmosférica.

11 Fatores que alteram a qualidade do ar: Agentes poluentes (causadores de poluição) Poeiras e gases liberados pelos tubos de escape de automóveis, aviões, chaminés de fábricas e casas … Utilização de energia nuclear e experiências nucleares, que lança na atmosfera produtos nocivos para a saúde Gases (CFC´s) liberados pelos sprays (aerosóis), que sobem na atmosfera e eliminam a camada de ozonio, que protege a Terra das radiações solares (é o buraco da camada de ozonio). Alguns fenómenos naturais, como erupções vulcânicas e decomposição dos seres vivos; Acumulação de lixos (apodrecimento e combustão de lixos domésticos e industriais); Incêndios (naturais ou provocados).

12 Para pensar… O Homem é o responsável máximo pela degradação da qualidade do ar. Poderíamos atribuir as culpas ao progresso, desmantelar fábricas e automóveis, casas e instalações comerciais, vestirmos todos uma pele e ir comemorar, fazer de conta que não aconteceu nada e que somos todos muito naturais! Mas o que é verdade é que isso não resolveria quase nada. A solução está em assumirmos, por um lado, que não podemos voltar atrás e, por outro, que podemos ir em frente cometendo muito menos erros do que até aqui, aproveitando a própria tecnologia para solucionar os problemas que ela própria criou, não esquecendo, nunca, que a Terra não é nossa – apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos!


Carregar ppt "O A R E a sua importância para os seres vivos. A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google