A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício. Origem do fogo:

3 O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava as muitas bactérias existentes na carne.

4 O que é fogo? É um desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor. Para que haja fogo é necessário que existam três elementos essenciais da combustão, que constituem o chamado "Triângulo da Combustão". São eles: - Combustível - Calor - Oxigênio comburente

5 O Fogo na Religião e Filosofia O fogo é considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença deste elemento, seja em forma de fogueiras, ou mesmo simplesmente representado por uma vela, possuindo um misticismo que envolve quase todas as crenças.

6 Histórico do Fogo no Mundo Há séculos o fogo acompanha o homem e através dele registra-se a história da humanidade. É um marco no processo evolutivo do homem, um elo entre o passado e o presente. Ao adquirirem o controle sobre o fogo, há quinhentos mil anos, os ancestrais da espécie humana começaram a marcar profundamente a história da vida na Terra. Através do seu domínio, alcançaram novos espaços, alteraram ecossistemas, e sofreram suas conseqüências, decorrentes de suas próprias atividades. Porém ao apoderar-se do fogo _ únicos seres do planeta com tal poder _ utilizaram-no tanto com ímpeto destruidor como de forma benevolente sobre as terras. O seu uso reflete, assim, valores, percepções, crenças, aspectos econômicos, institucionais, políticos. O homem contemporâneo continua a utilizá-lo em suas atividades. O fogo em si não é bom nem ruim, é apenas um instrumento a nossa disposição. Usá-lo corretamente é uma questão de inteligência.

7 Principais Causas dos Incêndios Florestais De modo geral, podemos dizer que o homem é o principal causador dos incêndios florestais porque a maioria deles são iniciados em decorrência de algum tipo de atividade humana. Existem, também, os incêndios causados por fenômenos naturais, porém eles são mínimos. As causas mais freqüentes dos incêndios florestais são:

8 Práticas Agropastoris São resultantes da queima para limpeza de terrenos para fins florestais, agrícolas ou pecuários.

9 Pastoreio O uso milenar do fogo para renovação de pastagens e para o controle fitossanitário de pragas e ervas daninhas já se tornou uma prática que passa de geração a geração. Entretanto, esta prática, sem as devidas precauções, tem sido responsável por incêndios florestais, muitas vezes incontroláveis, em várias partes do mundo.

10 Fogueiras em Áreas de Visitação Pública Um grande número de incêndios florestais são causados por excursionistas, trabalhadores rurais, caçadores, lenhadores que têm a necessidade de acender fogueiras nos campos e florestas, mas ao deixarem o local, não têm o devido cuidado de apagar, total e corretamente, o fogo.

11 Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema O fogo é uma reação caracterizada pelo desprendimento de luz e calor, afetando diretamente: A vegetação O ar O solo A água A vida silvestre A saúde pública A economia.

12 O fogo na Pirofagia A Pirofagia é feita com um liquido inflamável de qualquer natureza, claro são escolhidos aqueles que não fazem mal a saúde bucal, o segredo esta no jeito de cuspir este liquido quanto maior a quantidade de liquido e maior a força em expulsa - lo da boca menos sentira o calor próximo ao rosto.

13 "O fogo que ilumina é o mesmo fogo que consome."


Carregar ppt "O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google