A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Química Orgânica PARTE 1 Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C 2 H 6 O Vinagre C 2 H 4 O 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Química Orgânica PARTE 1 Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C 2 H 6 O Vinagre C 2 H 4 O 2."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução à Química Orgânica PARTE 1

3 Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C 2 H 6 O Vinagre C 2 H 4 O 2

4 Petróleo e seus derivados.

5 Ainda na pré-história, tais substâncias eram utilizadas pelo homem para a produção de calor, para realização de pinturas nos corpos, em cerâmicas e em desenhos nas cavernas.

6 Desde os alquimistas do século XVI, as técnicas para extração de substâncias foram sendo aperfeiçoadas. Do limão extraiu-se o ácido cítrico (C 6 H 8 O 7 ); Das gorduras animais, extraiu-se a glicerina (C 3 H 8 O 3 ).

7 Em 1777, Bergman (Torben Olof Bergman), introduziu a expressão: COMPOSTOS ORGÂNICOS. De acordo com Bergman, tínhamos: -COMPOSTOS ORGÂNICOS: Substâncias extraídas dos organismos vivos; -COMPOSTOS INORGÂNICOS: Substâncias do reino mineral.

8 não poderia jamais Juntamente com a distinção proposta por Bergman em 1777, desenvolveu-se a concepção de que um simples composto orgânico não poderia jamais ser sintetizado pelo homem, haja visto que para a produção desses compostos seria necessário a existência de "uma força vital" que somente existiria nos organismos vivos. Essa idéia, proposta por Jöns Jacob von Berzelius no ano de 1807, deu origem à Teoria da Força Vital ou simplesmente vitalismo. Berzelius

9 Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente após a descoberta de Woller. Cianato de amônio + aquecimento = Uréia

10 Conceito atual: É um ramo da Química que estuda os compostos do elemento carbono, denominados compostos orgânicos. Química orgânica

11 O carbono, que é um elemento de descoberta pré-histórica e se encontra extensamente distribuído na natureza, constitui a base da química orgânica. Atualmente são conhecidos atualmente cerca de 10 milhões de compostos formados por átomos desse elemento químico.

12 Importante: Existe um pequeno grupo de compostos que contém carbono, mas são estudados na química inorgânica por não apresentarem certas características comuns aos compostos orgânicos. São os chamados compostos de transição. Como exemplos: NH 4 CNO – Cianato de amônio; CO 2 – Gás carbônico; HCN – ácido cianídrico.

13 Existem alguns elementos químicos que estão presentes nos mais diversos compostos químicos (moléculas) orgânicos, juntamente com o carbono. Esses elementos são chamados de organógenos (C, H, O, N)

14 TipoExemplos Derivados do petróleoGasolina, querosene Fibras SintéticasNylon, Teflon, PVC Polímeros NaturaisDNA, RNA, borracha Produtos de refrigeração e aerosóisFreon ( hidrocarbonetos polihalogenados ) Tintas e resinasTintas de água e de óleo ExplosivosTNT trinitrotolueno Gorduras e óleosÓleo de milho, óleos vegetais Sabões e detergentesDetergentes para roupa e louça Químicos agrícolasDDT Aditivos de alimentos e conservantesGlutamato de sódio Açúcares e amidosGlucose, amilose Proteínas e enzimasCabelo, pele, amilase HormonaisInsulina, adrenalina FármacosAspirina, penicilina, AZT, Viagra Exemplos de compostos orgânicos

15

16 Friedrich August Kekulé von Stradonitz foi um químico alemão. Em 1857, ele determinou as características fundamentais do átomo de carbono nos compostos.

17 As características fundamentais do átomo de carbono foram determinadas pelo químico alemão Friedrich August Kekulé von Stradonitz, que enunciou os seguintes postulados:

18 1º. Postulado: O átomo de carbono é tetravalente. Número atômico do carbono é 6, e a configuração eletrônica será: 1s 2 2s 2 2p 2 (K=2, L=4). Compartilha mais 4 elétrons e formar 4 ligações covalentes.

19 2º. Postulado: As quatro valências do carbono são absolutamente iguais. Considerando o composto orgânico clorometano (CH 3 Cl)

20 3º. Postulado: Encadeamento constante. Os átomos de carbono podem se ligar entre si ou com átomos de outros elementos químicos, formando longas estruturas chamadas cadeias carbônicas, que podem:

21 os átomos podem compartilhar dois ou três pares de elétrons, formando ligações duplas ou triplas respectivamente.

22 Classificação do átomo de carbono Os átomos de carbono de uma cadeia carbônica podem ser classificados em função do número de outros átomos de carbono a que se encontram diretamente ligados.

23 Carbono primário: é o carbono que se liga diretamente a um ou nenhum outro carbono. Carbono secundário: é o carbono que se liga diretamente a dois outros carbonos.

24 Carbono terciário: é o carbono que se liga diretamente a três outros carbonos. Carbono quaternário: é o carbono que se liga diretamente a quatro outros carbonos.

25 Carbono Assimétrico (C*) Liga-se a quatro radicais diferentes. C OH H NH 2 H3CH3C Carbono QUIRAL

26 Fórmula Estrutural Fórmula Estrutural Compactada Fórmula de Linhas C 8 H 18 Fórmula Molecular Tipos de Fórmulas: Para uma mesma substância, podemos representá-la de algumas maneiras, vejamos:

27 Exemplos: Carbono primário Carbono secundário Carbono quaternário Carbono terciário


Carregar ppt "Introdução à Química Orgânica PARTE 1 Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C 2 H 6 O Vinagre C 2 H 4 O 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google