A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:"— Transcrição da apresentação:

1 AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
GASES TÓXICOS E RESÍDUOS LANÇADOS PELAS CHAMINÉS DAS FÁBRICAS ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS QUEIMA DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS EM DEPÓSITO DE LIXO NA ZONA RURAL: EMISSÃO DE AGROTÓXICOS QUEIMA DE MATAS, PASTAGENS E LAVOURAS

2 FENÔMENOS DANOSOS AO MEIO AMBIENTE:
AQUECIMENTO GLOBAL FENÔMENOS DANOSOS AO MEIO AMBIENTE: CHUVA ÁCIDA BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO EFEITO ESTUFA INVERSÃO TÉRMICA

3 AQUECIMENTO GLOBAL CHUVA ÁCIDA
É formada principalmente pela queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Provoca alterações na fauna e na flora. As águas dos mares, rios e lagos tornam-se ácidas matando peixes, algas e outros seres vivos. Queima as florestas e lavouras. Causa danos aos monumentos e fachadas de prédios. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Cubatão e algumas cidades de Santa Catarina vêm apresentando um aumento no índice de acidificação das chuvas.

4 AQUECIMENTO GLOBAL

5 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
AQUECIMENTO GLOBAL BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO O ozônio é um dos gases mais raros existentes na atmosfera terrestre. A maior parte dele forma uma fina camada na estratosfera, a cerca de 22 km de altitude. A camada de ozônio filtra os raios ultravioleta nocivos emitidos pelo Sol. No final da década de 1970, os cientistas descobriram que parte do ozônio estava sendo destruído, foram detectados vários buracos principalmente sobre o continente antártico. O principal causador dessa destruição é o gás CFC ( clorofluorcarbono ), usado na indústria de produtos químicos como isopor e aparelhos de refrigeração.

6 AQUECIMENTO GLOBAL Imagem de satélite, de 2003, a cor azul-escura representa a falha na camada de ozônio sobre a Antártica.

7 AQUECIMENTO GLOBAL Efeito estufa
É um fenômeno natural que não permite que a atmosfera da Terra se resfrie de modo excessivo. Esse fenômeno pode acarretar muitas transformações na natureza: Alterações climáticas; Aumento no número de tempestades, furacões e tornados; Extinção de animais e plantas; Derretimento de gelo nas regiões polares podendo causar uma elevação no nível do mar;

8 Efeito estufa natural e artificial
AQUECIMENTO GLOBAL Efeito estufa natural e artificial

9 AQUECIMENTO GLOBAL INVERSÃO TÉRMICA
Ocorre quando uma camada de ar frio, posicionada sobre uma cidade, é repentinamente encoberta por um camada de ar quente, que a aprisiona. Dessa forma, o ar frio fica parado, não havendo correntes de vento que dispersem os poluentes lançados pelas fábricas e pelos veículos, o que acaba intoxicando as pessoas. Ocorre geralmente em dias frios de outono ou de inverno.

10 AQUECIMENTO GLOBAL

11 AQUECIMENTO GLOBAL

12 AQUECIMENTO GLOBAL

13 AQUECIMENTO GLOBAL

14 AQUECIMENTO GLOBAL

15 Especialistas afirmam que evitar catástrofe climática é financiável
AQUECIMENTO GLOBAL Especialistas afirmam que evitar catástrofe climática é financiável Segundo o Relatório sobre Mudanças Climáticas da ONU, a humanidade tem até 2020 para evitar uma catástrofe climática. Especialistas acreditam que as medidas necessárias são possíveis com custos relativamente baixos.

16 ONU prevê que Terra vai se aquecer entre 1ºC e 6,4ºC até 2100
AQUECIMENTO GLOBAL ONU prevê que Terra vai se aquecer entre 1ºC e 6,4ºC até 2100 Estudo adverte que clima sofrerá mudanças dramáticas até o final do século. Para a Alemanha, ilhas desapareceriam e cidades seriam inundadas. Paris e Berlim querem que meio ambiente fique a cargo de organização da ONU. 

17 AQUECIMENTO GLOBAL Recentemente, muitos meteorologistas e climatólogos têm afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. Grande parte da comunidade científica acredita que aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera que causa um aumento do efeito estufa.

18 AQUECIMENTO GLOBAL A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os gases responsáveis pelo efeito estufa (vapor de água, dióxido de carbono, ozônio, CFC´s) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».

19 AQUECIMENTO GLOBAL Sem esse aquecimento, a vida, como a conhecemos, não poderia existir. O problema é que os poluentes atmosféricos aumentam esse efeito de radiação, podendo ser os responsáveis pelo aumento da temperatura média superficial global que se parece estar a verificar. O Protocolo de Kyoto visa a redução da emissão de gases que promovem o aumento do efeito estufa.

20 AQUECIMENTO GLOBAL Variação de temperatura na Terra de 1860 até 2004
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860.


Carregar ppt "AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google