A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Forense.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Forense."— Transcrição da apresentação:

1 Química Forense

2 Greg Sanders Nick Stokes Dr. Albert Robbins Sara Sidle Física
Trabalhava no laboratório de DNA, mas pediu para ir a campo Nick Stokes especialista em análises de fios de cabelos e objetos finos. Dr. Albert Robbins médico legista chefe Sara Sidle Física Warrick Brown É especialista em análises audiovisuais. Capitão James Brass divisão de homicídios Gil Grissom Especialista em insetos e, antes de tudo um cientista, Grissom é o respeitado chefe da equipe de CSIs de Las Vegas Catherine Willows análise de marcas sanguíneas.

3 A ciência forense é uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Em investigações de crimes, na vida real, o foco principal do profissional forense é confirmar a autoria ou descartar o envolvimento do(s) suspeito(s).

4 Local do crime É a porção do espaço compreendida em um raio que, tendo por origem o ponto no qual é constatado o fato, se estenda de modo a abranger todos os lugares em que hajam sido praticadas , pelo criminoso , os atos materiais preliminares ou posteriores à consumação do delito e com ele diretamente relacionados.

5

6 Provas no local As principais provas que podem ser encontradas no local são: manchas , impressões e marcas, armas(brancas ou de fogo), instrumentos, peças de vestuários, pelos , cabelos documentos, venenos, pós , poeiras e cinzas.

7

8

9 Impressões digitais A probabilidade da ocorrência de duas impressões digitais idênticas era de 1 em 64 bilhões. Desde 1903 o Brasil adotou a impressão digital como método de identificação de indivíduos.

10 Técnicas para revelação de digitais
A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó. A interação entre os compostos da impressão e o pó é de caráter elétrico, tipicamente forças de van der Waals e ligações de hidrogênio.

11 Composição padrão de uma digital
Tipos de pó Composição padrão de uma digital

12

13 Manchas de sangue (luminol)
Este é clássico nos seriados de investigação científica e também na vida real. O 5-amino-2,3-di-hidro-1,4-ftalazinadiona, mais conhecido por luminol, é um composto que, sob determinadas condições, pode fazer parte de uma reação quimiluminescente

14 Manchas de sangue (luminol)

15

16 Balística A força com que este é projeta-do para fora do cano depende da combustão da pólvora. Esta gera gases, os quais, com a elevação da temperatura interna (podendo chegar aos 2500 °C) aumentam o volume e a pressão no interior da arma, fazendo com que o projétil seja ‘empurrado’, violentamente.

17 Pólvora: Para cartuchos calibre 38 SPL, por exemplo, é usada a pólvora CBC 216, a qual é constituída por 97 % de nitrocelulose, 1,5 % de difenilamina, 1,0 % de sulfato de potássio e 0,2 % de grafite Espoleta: Estifinato de chumbo; Nitrato de bário; Sulfeto de antimônio Projétil: Liga de Chumbo com um pouco de antimônio (1 a 2 %)

18 Resíduos originados Metálicos:
Combustão do iniciador e propelente Resíduos originados Não metálicos: Nitratos, Nitritos e Orgânicos Metálicos: Pb, Ba, Sb

19

20 Explosivo Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.

21 Físicos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas (ex: pólvora) - salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%. Químicos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação (ex: TNT) Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite)- nitroglicerina e dióxido de silício em pó.

22

23 Envenenamento Medicamentos, plantas, produtos químicos e substâncias corrosivas são os principais causadores de envenenamentos ou intoxicação, especificamente em crianças. Os sinais e sintomas mais comuns são queimaduras nos lábios e na boca, hálito com cheiro da substância ingerida, vômitos, alteração da pulsação, perda de consciência, convulsões e, eventualmente, parada cárdio-respiratória.

24 Mineral (arsênico ou mercúrio);
Vegetal (a cicuta ou algumas plantas venenosas; as plantas medicinais, como a Atropa belladona, contêm substâncias tóxicas que são venenos em determinadas quantidades); Animal (peçonha de serpentes, abelhas;) Artificial (muitas das substâncias sintetizadas pelo ser humano na indústria, como o ácido sulfúrico, ou o monóxido de carbono do escapamento dos automóveis)

25 Um caso...

26 Mais um caso...

27 Para saber mais.... http://www.discoverybrasil.com/mira_da_lei/joga/
ciencia.hsw.uol.com.br/investigacoes-da-cena-do-crime.htm

28 orientação para a elaboração da Redação
Em suas redações, os estudantes deverão focalizar a atuação dos químicos em atividades de detecção, investigação, realização de análises químicas e laudos periciais (subsidiando a acusação ou a defesa) relativos a crimes, contravenções e infrações como: falsificação ou contaminação de alimentos, medicamentos e combustíveis; lançamento de poluentes no ambiente; “doping” de atletas, uso de drogas e álcool (bafômetro); causa e autoria de incêndios, acidentes em geral e homicídios (ex.: toxicologia, exame residuográfico); falsificação de dinheiro e obras de arte; apreensão de drogas e explosivos (ex: fronteiras, aeroportos, terrorismo).


Carregar ppt "Química Forense."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google