A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS."— Transcrição da apresentação:

1 NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS

2 São compostos orgânicos derivados do cianeto de hidrogênio ( HCN ), pela substituição do átomo de hidrogênio por radical orgânico monovalente alcoíla ou arila.

3

4 Regra de Nomenclatura Oficial (IUPAC)
(IUPAC: União Internacional de Química Pura e Aplicada) Dá-se o nome do hidrocarboneto correspondente, seguido da palavra nitrila.     Exemplos:

5 Regra de Nomenclatura Usual
Dá-se o nome usual do ácido orgânico correspondente, seguido da palavra nitrila.     Exemplos: Aceto - nitrila (do ácido acético ou etanóico) - butiro-nitrila (do ácido butírico ou butanóico)

6 Usa-se ainda: trocar a terminação ídrico do ácido por eto, a preposição de, e em seguida o nome do radical orgânico monovalente, ligado ao grupo CN (cianeto)     Exemplo: benzonitrila

7 Ácidos Sulfônicos  SO3H – Grupo funcional CH3 — CH2 —SO3H
Ácido etano-sulfônico C12H25 SO3H Ácido dodecilbenzeno-sulfônico Composto base para produção de detergentes sintéticos

8 Orgânicometálicos São compostos orgânicos que como o nome sugere apresentam átomos de um ou mais metais na estrutura ligados a átomos de carbono. Um exemplo é o tetraetilplumabano (chumbo tetraetila) Pb(C2H5)4, que, ao ser adicionado à gasolina aumenta a sua qualidade (octanagem).

9 Seu uso para essa finalidade foi introduzido em 1922
Seu uso para essa finalidade foi introduzido em Apesar de eficiente, é extramamente perigoso; após a combustão são liberados para a atmosfera compostos contendo chumbo, altamente tóxicos e de efeito cumulativo no organismo. Hoje está proibido em muitos países.

10 Os compostos organometálicos são muito importantes nos laboratórios de Química, uma vez que participam de reações químicas úteis à síntese das mais variadas substâncias orgânicas. Os haletos de organo-magnésio – por exemplo, o cloreto de metilmagnésio (CH3MgCl) – são conhecidos como compostos de Grignard, em homenagem ao químico francês Victor Grignard, que recebeu o prêmio nobel em 1912 por suas pesquisas e descobertas no campo da síntese de substâncias orgânicas.

11 Tais compostos têm, ainda hoje, importantes aplicações laboratoriais.
CH3CH2MgCl Cloreto de etilmagnésio CH3CH2CH2MgBr Brometo de propilmagnésio C6H5MgBr Brometo de fenilmagnésio


Carregar ppt "NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google