A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTERES. ÉTERES: Propriedades Físicas Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180º, devido ao efeito da repulsão dos pares de electrões não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTERES. ÉTERES: Propriedades Físicas Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180º, devido ao efeito da repulsão dos pares de electrões não."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTERES

2

3 ÉTERES: Propriedades Físicas Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180º, devido ao efeito da repulsão dos pares de electrões não ligantes do oxigénio, os momentos de dipolo das duas ligações não se anulam mutuamente. Por isso, os éteres apresentam um certo momento de dipolo, ainda que pequeno, mas diferente de zero. Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180º, devido ao efeito da repulsão dos pares de electrões não ligantes do oxigénio, os momentos de dipolo das duas ligações não se anulam mutuamente. Por isso, os éteres apresentam um certo momento de dipolo, ainda que pequeno, mas diferente de zero. Essa fraca polaridade, no entanto, não exerce efeito considerável sobre o ponto de ebulição do éter, sendo aproximadamente igual ao do alcano de massa molecular e geometria correspondentes, mas muito menor que o dos álcoois isómeros. Isto deve-se principalmente ao facto de nos álcoois ser possível a formação de pontes de hidrogénio entre as moléculas, o que não ocorre nos éteres. Por outro lado, a solubilidade dos éteres em água é comparável à dos álcoois correspondentes, já que, com as moléculas de água, os éteres podem formar pontes de hidrogénio. Essa fraca polaridade, no entanto, não exerce efeito considerável sobre o ponto de ebulição do éter, sendo aproximadamente igual ao do alcano de massa molecular e geometria correspondentes, mas muito menor que o dos álcoois isómeros. Isto deve-se principalmente ao facto de nos álcoois ser possível a formação de pontes de hidrogénio entre as moléculas, o que não ocorre nos éteres. Por outro lado, a solubilidade dos éteres em água é comparável à dos álcoois correspondentes, já que, com as moléculas de água, os éteres podem formar pontes de hidrogénio. Os éteres são substâncias muito mais voláteis do que os álcoois correspondentes. Os éteres são substâncias muito mais voláteis do que os álcoois correspondentes. São líquidos incolores, de cheiro agradável. São líquidos incolores, de cheiro agradável. Por apresentarem um momento dipolar desprezível, os éteres podem servir como solventes apolares para substâncias orgânicas. Por apresentarem um momento dipolar desprezível, os éteres podem servir como solventes apolares para substâncias orgânicas.

4 ÉTERES: Propriedades Químicas Os éteres são pouco reactivos, em virtude da grande estabilidade das ligações C-O-C. No entanto, os éteres são altamente inflamáveis. Além disso, em contacto com o ar, a maioria dos éteres alifáticos transformam-se em peróxidos instáveis. Embora se encontrem em baixa concentração, esses peróxidos são muito perigosos, pois podem dar origem a explosões violentas durante as destilações que se seguem às extracções com éter. A presença de peróxido pode ser identificada pela adição de sulfato ferroso e tiocianato de potássio. O peróxido oxida o ferro II a ferro III, o qual reage com o ião tiocianato, produzindo um complexo de coloração vermelho-sangue característica. Essa é também uma maneira de eliminar o peróxido, pois é reduzido pelo ião Fe 2+. Também pode eliminar-se o peróxido, destilando o éter com ácido sulfúrico. Os éteres são pouco reactivos, em virtude da grande estabilidade das ligações C-O-C. No entanto, os éteres são altamente inflamáveis. Além disso, em contacto com o ar, a maioria dos éteres alifáticos transformam-se em peróxidos instáveis. Embora se encontrem em baixa concentração, esses peróxidos são muito perigosos, pois podem dar origem a explosões violentas durante as destilações que se seguem às extracções com éter. A presença de peróxido pode ser identificada pela adição de sulfato ferroso e tiocianato de potássio. O peróxido oxida o ferro II a ferro III, o qual reage com o ião tiocianato, produzindo um complexo de coloração vermelho-sangue característica. Essa é também uma maneira de eliminar o peróxido, pois é reduzido pelo ião Fe 2+. Também pode eliminar-se o peróxido, destilando o éter com ácido sulfúrico.

5

6

7

8 ÉTERES: Aplicações Os éteres mais simples são utilizados principalmente como solventes. De entre estes, o éter dietílico (mais comum) merece destaque: Os éteres mais simples são utilizados principalmente como solventes. De entre estes, o éter dietílico (mais comum) merece destaque: Solvente no laboratório e na indústria; Solvente no laboratório e na indústria; Anestésico; Anestésico; Extracção de óleos essenciais, gorduras, essências, etc. Extracção de óleos essenciais, gorduras, essências, etc.


Carregar ppt "ÉTERES. ÉTERES: Propriedades Físicas Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180º, devido ao efeito da repulsão dos pares de electrões não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google