A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Maringá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Maringá"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Maringá
Curso Normal Superior Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação a Distância Disciplina: Metodologia e Técnicas de Pesquisa (METEP I) 1)     Apresentações e informações iniciais 2)     Programa da disciplina METEP I 3)     O livro “Iniciação à ciência e à pesquisa” 4)     Leitura, leitura de mundo

2 Apresentação e informações iniciais   Professora Ana Cristina Teodoro da Silva Pólos Sarandi e Cianorte  Horário de atendimento: quartas-feiras 9: : : :10 Atendimento presencial quartas-feiras 13: :20 Professora Marta Bellini Pólos Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Paranavaí    Período: abril a maio   Avaliações: 18 e 20 de maio   plataforma lattes

3 2) Programa da disciplina METEP I Ementa: Diretrizes para o estudo, leitura e interpretação de textos. A documentação como método de estudo pessoal. Objetivos: - Propiciar reflexão sobre o perfil necessário ao estudante universitário - Oferecer instrumentos para análise e compreensão de textos científicos -     Compreender trabalhos científicos fundamentais (resumo, fichamento, resenha)   Programa: -     A organização de estudo do estudante universitário -     O que é texto -     Diretrizes para a leitura de textos científicos -     Resumo, fichamento e resenha -     Revisão bibliográfica: citações diretas, citações indiretas e notas de rodapé

4 Como estudar. Duas leituras, no mínimo, dos textos do livro
Como estudar? Duas leituras, no mínimo, dos textos do livro. Expandir leituras, relacionar com outros textos, relacionar com a experiência.

5 - O que é texto (capítulo 2)
O PROGRAMA E OS CAPÍTULOS DO LIVRO CORRESPONDENTES: - A organização de estudo do estudante universitário (capítulos 1, 4 e 5) -  O que é texto (capítulo 2) - Diretrizes para a leitura de textos científicos (cap. 3, 4 e 5) - Resumo, fichamento e resenha (capítulos 5, 6 e 7) - Revisão bibliográfica: citações diretas, citações indiretas e notas de rodapé (capítulos 6 e 7)

6 3) O livro “Iniciação à ciência e à pesquisa”     Erros e contradições internos aos textos.     Capítulo 1: Observações metodológicas para o estudante universitário   Aprender a pensar Organização: sistematização das leituras (documentação); estilos de organização; o tempo e as prioridades Formar biblioteca  formar capital cultural Ir a eventos (científicos e culturais) Relações: cinema; leituras; internet; músicas; literatura...

7 Capítulo 2: O que é texto Texto  tecer e desfiar Análise (desfiar) e síntese (tecer)

8 Capítulo 3: Ler e escrever: o estudante e o sentimento de autoria Ler  analisar Escrever  sintetizar; organizar)   Aprender = pensar (p. 45) Ler = pensar (p. 30)   A leitura nos impele a ir ao encontro daquilo que temos dentro de nós   “Decifra-me ou te devoro” (p. 31)  mitologia grega - intertextualidade   Que diálogos e contraposições existem dentro do livro?   A autora sugere três passos para a leitura: - Identificar a problemática do texto - Identificar quais argumentos sustentam a idéia central - Avaliar se os argumentos são adequados para sustentar a idéia central   SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 14. ed. São Paulo: Cortez,  

9 Capítulo 4: A aprendizagem como semiose
Aprender = pensar Ensinar = ensinar a pensar Professor e aluno devem ter desejo de aprender “Na base de toda aprendizagem está a alegria de viver e o encanto com a realidade em todas as suas dimensões. Seguem-se as escolhas que são feitas entre tudo que se nos aparece, daquilo que mais nos atrai e julgamos que irá nos realizar.” (p. 49) Aprender com a experiência Exemplo de experiência = observar a natureza. Outro exemplo = perguntar-se: o que me faz adquirir um novo jeito de pensar?

10 Capítulo 5: Fichamento, resumo, resenha Resumo: ouvir o autor Resenha: criticar o autor - o que apenas é possível após escuta-lo

11 Capítulo 6: Revisão bibliográfica: citações (diretas, indiretas)
Revisão bibliográfica: pesquisar e expor o que já foi discutido sobre um tema O cientista deve mostrar suas fontes, suas evidências, e como lidou com elas, como as interpretou, ou seja, qual seu caminho metodológico. Citações  a questão ética

12 Capítulo 7: Normas para apresentação de trabalhos científicos   Marlene Curty UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ/INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - IPARDES. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

13 4) Leitura, leitura de mundo
Tutor bem sucedido = tutor com capacidade de leitura Leitura dos textos do livro Leitura dos textos dos alunos Leitura de outros textos


Carregar ppt "Universidade Estadual de Maringá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google