A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Janira Siqueira Camargo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Janira Siqueira Camargo."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Janira Siqueira Camargo

2 Objetivo do artigo Mostrar que o desenho é uma das primeiras formas de expressão da criança e a acompanha durante a infância.

3 1. Os professores podem analisar e observar o desenvolvimento de seus alunos por meio dos desenhos. 2. O desenho não é uma atividade para preencher o tempo ou para o professor descansar. 3. O desenho deve ser valorizado pelo professor.

4 Vygotsky A atividade do desenho deve ser vista pelo professor como estratégia que auxilia na compreensão da escrita como forma de expressão. Inicialmente usa rabiscos. 7 aos 10 anosbusca reproduzir representações gráficas usualmente utilizadas de maneira padronizada pelos adultos.

5 Vygotsky É na e pelas relações sociais que o ser humano se apropria do conhecimento disponível em seu meio. A tendência é abandonar o desenho e passar a utilizar a escrita

6 Luquet Realismo fortuito (2 ou 3 anos): produção de rabiscos; Realismo falhado (3 ou 4 anos): não há uma preocupação com o lugar adequado de representar os objetos;

7 Luquet Realismo intelectual ((4-5 aos 12 anos):a criança desenha o que sabe e não o que vê; aparece a transparência; Realismo visual (12 anos em diante): desenho em perspectiva

8 Lowenfeld Como lidar com os problemas relacionados ao desenho? Deve ser feito perguntas dirigidas para as crianças. Conversar sobre o que a criança falou, mas não desenhou. Propor variações sobre o mesmo tema.

9 Lowenfeld Oferecer situações variadas a partir do tema. Proporcionar situações em que a criança desenvolva a auto-regulação. Conversar com a criança sobre o que gostaria de desenhar.

10 Piaget O desenho é uma tentativa de imitar o real; é uma reprodução de algo que viu

11 Psicanálise O desenho é projetivo, pois o indivíduo expressa conteúdos inconscientes, tornando públicas características de sua personalidade

12 Desenhar é muito bom para o desenvolvimento amplo do indivíduo e, portanto, deve ser utilizado de forma sistemática na escola, auxiliando na formação dos alunos e permitindo ao professor melhor conhecê-los (p. 77)

13 Critérios básicos Compreender como se dá o processo de aprendizagem; Impressão geral que o desenho passa; A posição do desenho no papel; Tamanho do desenho; Pressão que a criança exerce no papel;

14 Critérios básicos Tipo de traçado utilizado pela criança; Uso da borracha; Presença da linha representativa do solo; Uso de acessórios; Nunca devemos arrumar os desenhos e nem fazer juízo de valor sobre o mesmo.

15 Considerações finais Fornecer modelos é importante, mas a criança deve aos poucos assumir características próprias. O professor deve permitir a criação, a espontaneidade, a liberdade de expressão e a formação da opinião própria por parte do aluno.


Carregar ppt "O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Janira Siqueira Camargo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google