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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EAD Nº 4 Professora Responsável pela capacitação- Drª Elaine Rodrigues.

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1 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EAD Nº 4 Professora Responsável pela capacitação- Drª Elaine Rodrigues

2 CAPÍTULO 6 O PROJETO DE EDUCAÇÃO DA MODERNIDADE E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA NAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ). Ednéia Regina Rossi CAPÍTULO 7 MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO NO BRASIL. Maria Cristina Gomes Machado CAPÍTULO 8 O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO NO REGIME MILITAR: UMA EDUCAÇÃO DE CLASSE (SOCIAL). Ana Paula Hey Afrânio Mendes Catani CAPÍTULO 9 O PROJETO EDUCACIONAL E A REDEMOCRATIZAÇÃO DA NAÇÃO DURANTE A DÉCADA DE Elaine Rodrigues CAPÍTULO 10 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS ANOS DE 1990: CONTRUINDO A ESCOLA CIDADÃ. Elaine Rodrigues CAPÍTULOS COM OS QUAIS TRABALHAREMOS NESTA TARDE:

3 CAPÍTULO 6 O PROJETO DE EDUCAÇÃO DA MODERNIDADE E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA NAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ). Ednéia Regina Rossi Período Primeira república Projeto de modernidade no Brasil Marcos cronológicos servem para orientar o que se assinala como mais expressivo – não devem ser considerados de forma dura Qual seria a relação entre os projetos educacionais da primeira república brasileira e a modernidade? Escolarização como veículo prioritário na construção da nacionalidade – plano de composição de uma escola nacional Século das luzes – relação com a primeira república – a liberdade exige a autonomia pela razão – Diferença de talento sobre a diferença de fortunas Brasil/modernidade – p. 100/101 – (no impresso 98/9) República/democracia – voto – substituição dos castigos corporais pela disciplina intelectual – cadeia de estratégias que deveriam atuar no plano do julgamento – público alvo – jovens e adultos Escola primária – tradições inventadas – centralidade da escola na vida social/ prédios imponentes

4 Escolas Reunidas de Vila Rezende, Piracicaba - (Anuário de Ensino, 1923, p.17)

5 Grupo Escolar do Braz (1895) – São Paulo. (ARQUITETURA p.26)

6 PROPOSTA DE ATIVIDADES Em que medida pode-se interpretar que os educadores da Primeira República se apropriaram dos princípios do projeto de educação da modernidade? Qual o papel da escola primária na constituição da identidade da nação brasileira na Primeira República ( )? Fale sobre a instituição primária nascida com a República, caracterizando sua organização.

7 CAPÍTULO 7 MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO NO BRASIL. Maria Cristina Gomes Machado Período Objetivo é apresentar o manifesto dos pioneiros da Educação – Documento Período marcado pela defesa da criação de uma escola elementar para o povo Antecedentes do ideário escolanovista – ver p. 116 – (impresso p. 112) Educação- década de 20 - marcada pelo entusiasmo (NAGLE- 1974) Leitura do quadro 1 – p. 129 –(impresso p. 122)

8 PROPOSTA DE ATIVIDADES: 1.Quais os antecedentes que contribuíram para a divulgação do ideário em defesa de uma nova escola? 2. Como os signatários do Manifesto justificavam a necessidade de um novo modelo educacional para manutenção da ordem capitalista? 3. Quais as principais questões veiculadas pelo Manifesto? Explicite suas idéias e estrutura. 4. Porque o Brasil não construiu um Sistema Nacional de Ensino na primeira metade do século XX?

9 CAPÍTULO 8 O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO NO REGIME MILITAR: UMA EDUCAÇÃO DE CLASSE (SOCIAL). Ana Paula Hey Afrânio Mendes Catani Período pós 1964 A partir de 1964 a educação assume papel de relevo no discurso político ligado à modernização Educação adaptada a estrutura social dominante. Escolarização entendida como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Educação como privilégio – ensino público / ensino privado Reforma universitária – grupos de trabalho organizados por professores da universidade brasileira

10 PROPOSTA DE ATIVIDADES: 1.Quais foram as estratégias do governo autoritário para conter os movimentos estudantis contrários à ditadura militar? 2.Analise a relação entre a conjuntura econômica no tocante ao aumento do consumo das classes médias e as mudanças na esfera familiar em relação à busca por educação. 3.No que consistiu a política de contenção implementada pelo governo militar no período? Quais as conseqüências de longo prazo no tocante ao ensino superior? 4.Analise a política de liberação de vagas nas séries iniciais do antigo 1° grau e o processo de pseudodemocratização do acesso à educação básica ocorrida a partir desse período.

11 CAPÍTULO 9 O PROJETO EDUCACIONAL E A REDEMOCRATIZAÇÃO DA NAÇÃO DURANTE A DÉCADA DE Elaine Rodrigues Período – década de 1980 Contexto histórico Perguntas: Com quais características evidenciadas por esse processo relacionam-se os elementos que compuseram o projeto educacional para a nação na década de 1980? Ainda, qual era o diagnóstico educacional da época? (p.152) – impresso – p. 148 Tabelas A PARTICIPAÇÃO DOS SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO CONSEB/ CONSED – sua história

12 PROPOSTA DE ATIVIDADES Com base em sua leitura e também nos filmes que optar por assistir, tente elaborar argumentos para responder às seguintes questões: 1.O que significava na década de 1980 compromissar-se com um projeto educacional que objetivasse a redemocratização social? 2.Por que os Secretários de Estado assumiram como tarefa governamental a formulação e o desenvolvimento de um projeto educacional que atendesse às demandas sociais? Esta opção está ligada a que concepção de educação? Qual a vinculação estabelecida entre o universo social e o que se efetivara no plano pedagógico?

13 CAPÍTULO 10 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS ANOS DE 1990: CONTRUINDO A ESCOLA CIDADÃ. Elaine Rodrigues Período – 1990 Reflexões sobre cidadania – Destaque para os execertos. Projeto paranaense - / Construindo a escola cidadã

14 PROPOSTA DE ATIVIDADES 1.Qual o poder de formação para a cidadania que a escola pode exercer? 2.Porque os documentos oficiais produzidos por órgãos governamentais, como a SEED, por exemplo, assumem o discurso da formação do homem criticamente pensante reivindicador de seus direitos, como objetivo, como meta? 3.Qual o significado possível para o termo cidadania na realidade Brasileira? 4. A cidadania tem sido colocada como algo que ainda não existe, como algo fundamental a ser conquistado. Porque esse ideal não se consolida? 5.Quando o discurso em favor da conquista da cidadania se dissemina no cenário nacional, ele está atendendo a quais demandas?


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