A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Possui uma relação muito próxima com todo o desenvolvimento global do sujeito. Compreensão do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Possui uma relação muito próxima com todo o desenvolvimento global do sujeito. Compreensão do."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Possui uma relação muito próxima com todo o desenvolvimento global do sujeito. Compreensão do processo de aquisição do conhecimento (cognição) por parte dos alunos. O maior representante o suíço Jean Piaget (XX).

2 Epistemologia Genética Epistemologia - Estudo do conhecimento científico, como se conhece. Genética – origem. Epistemologia genética: A origem do conhecimento ou então como conhecemos as coisas.

3 Processos de adaptação( assimilação, acomodação) e organização A base do pensamento de Piaget é de que a natureza do homem funciona para se organizar e se adaptar física, emocionalmente ou intelectualmente proporcionando o equilíbrio biopsicocognitivo. Adaptação: assimilação e acomodação. Organização

4 Adaptação e Organização Adaptação: subdivide-se em assimilação e acomodação. Assimilação: processo de incorporação de eventos e experiências em estratégias e sistemas já existentes na estrutura cognitiva, construídas a partir de experiências anteriores. Acomodação: Quando há alteração daquilo que foi assimilado.

5 Estrutura cognitiva O organismo humano possui três tipos de estruturas: Programadas- depende do sistema fisiológico Parcialmente programadas- sistema nervoso Nada programadas- Dependem do meio.

6 Desenvolvimento cognitivo: \períodos sensório-motor, pré- operatório, operatório concreto e operatório formal : Conteúdo- é o que a criança conhece (sensório-motor). Função- refere-se as características da atividade intelectual (assimilação e acomodação estáveis e continuas) Estrutura- são propriedades organizacionais inferidas, esquemas que explicam a ocorrência de determinado comportamento.

7 Período sensório motor Depende de ações determinadas na relação com o ambiente através do órgãos do sentido.

8 Estágio pré-operacional 2 aos 6 anos Imitação diferida- desenvolve a partir dos 2 anos imitar alguém o objeto. Jogo simbólico- Predomínio da fantasia. Linguagem- troca de informações.

9 Período das operações concretas 7 a 11/12 anos Seriação- capacidade de organizar conjunto de elementos em ordem. Classificação- organizar objetos por atributos.

10 Período das operações lógico-formais Dos 12 anos em diante. Maior grau de abstração como levantar e desenvolver hipóteses, planejar.

11 Considerações Finais Ao estudar as crianças, Piaget descobriu que elas não pensam como os adultos.

12 A concepção behavorista de aprendizagem Celma Regina Borghi Rodriguero Representantes principais: John Broadus Watson ( ). Burrhus Frederick Skinner ( )

13 Behavorismo Abordagem comportamentalista que enfatiza a importância da influência de fatores externos. As ações e habilidades dos indivíduos são determinadas por suas relações com o meio em que se encontram.

14 Conceitos Comportamento- definido como resposta do organismo a qualquer estímulo presente no meio. Resposta- definida como toda modificação que ocorre no organismo em decorrência desse estímulo. Estímulo- definido como toda modificação do meio que pode ser captada pelo organismo, pelos sentidos

15 Aprendizagem Por condicionamento clássico- tipo de comportamento determinado, não é uma resposta aprendida, mas uma manifestação automática. Por condicionamento operante- aprendizagem ocorre apoiando-se em comportamento emitidos pelo próprio organismo. Agradável ou não.

16 Implicações Educacionais Os comportamentos, habilidades e pensamento são aprendidos através de estímulos de fatores externos e pelos reforçadores que modelam o comportamento do indivíduo.

17 Considerações Finais O comportamentalismo dedica extrema atenção nos fatores externos ou seja no ambiente.

18 Abordagem humanista: Carl Rogers e suas idéias sobre o homem e a educação Maria Rosa Cucolo Karling Fundamenta-se na pessoa humana sua autoconfiança e auto-estima. 3 aspectos para um funcionamento ótimo: Uma pessoa aberta para experiências, Uma pessoa que vive de modo existencial, Uma pessoa que descobre seu organismo como um meio de chegar a comportamentos mais satisfatórios.

19 Educação Papel fundamental no processo de otimização. Pessoa autêntica, criativa, capaz de expressar suas potencialidades plenamente, por meio de comportamentos socializados e apropriados à realidade em que vive.

20 Aprendizagem Realidade ou autenticidade por parte do facilitador, Apreço, aceitação e confiança, Compreensão empática, que aumenta a probabilidade de uma aprendizagem significativa.

21 Educação centrada A responsabilidade pelo processo de aprendizagem será partilhada O facilitador fornece os recursos de aprendizagem O estudante desenvolve seu próprio programa de aprendizagem O ambiente define-se como a própria realidade Aprendizagem continuada, aprender como aprender Autodisciplina Auto-avaliação

22 Aprendizagem significante Envolvimento pessoal Auto-iniciada, senso de descoberta Diferença nas atitudes e no comportamento Avaliada pelo aluno Processo de experiência individual

23 Considerações Finais Tendência humanista por estar centrada no homem, Um ser dinâmico e com autonomia. Participativo perante a sociedade.


Carregar ppt "O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Possui uma relação muito próxima com todo o desenvolvimento global do sujeito. Compreensão do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google