A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ INICIA Ç ÃO À PESQUISA EM INICIA Ç ÃO À PESQUISA EMCONTABILIDADE SEMIN Á RIO Professora: MSc Neuza Corte de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ INICIA Ç ÃO À PESQUISA EM INICIA Ç ÃO À PESQUISA EMCONTABILIDADE SEMIN Á RIO Professora: MSc Neuza Corte de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ INICIA Ç ÃO À PESQUISA EM INICIA Ç ÃO À PESQUISA EMCONTABILIDADE SEMIN Á RIO Professora: MSc Neuza Corte de Oliveira

2 SEMINÁRIO semin á rio – vem de latim seminariu – semear novas id é ias ou favorecer a germina ç ão. semin á rio – vem de latim seminariu – semear novas id é ias ou favorecer a germina ç ão. Semin á rio - t é cnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Semin á rio - t é cnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. semin á rio – não é uma mera informa ç ão, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas solu ç ões para os problemas propostos. semin á rio – não é uma mera informa ç ão, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas solu ç ões para os problemas propostos.

3 SEMINÁRIO desenvolve não s ó a capacidade de pesquisa, de an á lise sistem á tica de fatos, mas tamb é m o h á bito do racioc í nio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elabora ç ão clara e objetiva de trabalhos cient í ficos. desenvolve não s ó a capacidade de pesquisa, de an á lise sistem á tica de fatos, mas tamb é m o h á bito do racioc í nio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elabora ç ão clara e objetiva de trabalhos cient í ficos. (LAKATOS e MARCONI, 1992, p. 29) (LAKATOS e MARCONI, 1992, p. 29)

4 SEMINÁRIO constitui uma das t é cnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado. constitui uma das t é cnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado. (ANDRADE, 2006, p. 109) (ANDRADE, 2006, p. 109) Buscar informações – pesquisa bibliográfica ou de entrevistas, discussão em grupo, confronto de pontos de vistas e formulação de conclusões. Buscar informações – pesquisa bibliográfica ou de entrevistas, discussão em grupo, confronto de pontos de vistas e formulação de conclusões.

5 SEMINÁRIO – Objetivos (Nérici) Ensinar pesquisando; Ensinar pesquisando; Revelar tendências e aptidões para a pesquisa; Revelar tendências e aptidões para a pesquisa; Levar a dominar a metodologia cient í fica em disciplina; Levar a dominar a metodologia cient í fica em disciplina; Conferir esp í rito cient í fico; Conferir esp í rito cient í fico; Ensinar a utiliza ç ão de instrumentos l ó gicos de trabalho intelectual; Ensinar a utiliza ç ão de instrumentos l ó gicos de trabalho intelectual; Ensinar a coletar material para an á lise e interpreta ç ão, colocando a objetividade acima da subjetividade; Ensinar a coletar material para an á lise e interpreta ç ão, colocando a objetividade acima da subjetividade; Introduzir, no estudo, interpreta ç ão e cr í tica de trabalhos mais avan ç ados em determinado setor dos conhecimentos; Introduzir, no estudo, interpreta ç ão e cr í tica de trabalhos mais avan ç ados em determinado setor dos conhecimentos;

6 SEMINÁRIO – Objetivos (Nérici) – cont. Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os estudantes e entre estes e os professores; Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os estudantes e entre estes e os professores; Ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre os mesmos; com honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados; Ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre os mesmos; com honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados; Dominar a metodologia cient í fica geral. Dominar a metodologia cient í fica geral.

7 SEMINÁRIO – Modalidades Cl á ssico – elabora ç ão e apresenta ç ão individual; Cl á ssico – elabora ç ão e apresenta ç ão individual; Cl á ssico em grupo – estudo em grupo (4 a 6 membros), define responsabilidades e a exposi ç ão do tema por um ou por todos; Cl á ssico em grupo – estudo em grupo (4 a 6 membros), define responsabilidades e a exposi ç ão do tema por um ou por todos; Em grupo – todos os elementos da classe participam. Estuda-se o tema geral, e ap ó s, cada grupo aprofunda a parte escolhida. Em grupo – todos os elementos da classe participam. Estuda-se o tema geral, e ap ó s, cada grupo aprofunda a parte escolhida.

8 Roteiro para Elaboração do Seminário Para Andrade(2006) bastam 4 reuniões, sendo: Para Andrade(2006) bastam 4 reuniões, sendo: Primeira Reunião: a) definição das responsabilidades; b) definição do tema e delimitação do assunto; c) plano de pesquisa; d) distribuição de tarefas a serem executadas.

9 Roteiro para Elaboração do Seminário Segunda Reunião: a) apresentação das tarefas executadas; b) avaliação do material coletado; c) análise dos dados e distribuição de tarefas; d) planejamento para a reunião seguinte.

10 Roteiro para Elaboração do Seminário Terceira Reunião: a) apresentação dos fichamentos, para interpretação e discussão dos dados levantados; b) verbalização, cada membro expõe o que conseguiu; c) ordenação do assunto; d) elaboração do roteiro do seminário.

11 Roteiro para Elaboração do Seminário Quarta reunião: a) redação do trabalho e das fichas- guia para apresentação oral; b) organização do material de ilustração; c) revisão crítica do conteúdo; d) critérios para a apresentação oral.

12 SEMINÁRIO – Normas para apresentação 1. aspectos do conte ú do: a) dom í nio do conte ú do; b) clareza nos conceitos expostos; c) sele ç ão qualitativa e quantitativa do material coletado; d) adequa ç ão da extensão do relato ao tempo dispon í vel; e) encadeamento das partes (seq ü ência discursiva).

13 SEMINÁRIO – apresentação – cont. 2. aspectos exteriores: a) autocontrole; b) boa dic ç ão (entona ç ão, timbre, altura); c) vocabul á rio simples e adequado; d) postura correta; e) empatia com a classe.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ INICIA Ç ÃO À PESQUISA EM INICIA Ç ÃO À PESQUISA EMCONTABILIDADE SEMIN Á RIO Professora: MSc Neuza Corte de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google