A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

John dos Passos, viajante inglês ao descrever a cidade, em 1954. Fonte: "O Brasil Desperta", trad. Pinheiro de Lemos, Record, RJ, 1964.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "John dos Passos, viajante inglês ao descrever a cidade, em 1954. Fonte: "O Brasil Desperta", trad. Pinheiro de Lemos, Record, RJ, 1964."— Transcrição da apresentação:

1 John dos Passos, viajante inglês ao descrever a cidade, em Fonte: "O Brasil Desperta", trad. Pinheiro de Lemos, Record, RJ, 1964

2 Seu Nascimento Maringá, fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. foi traçada obedecendo a um plano urbanístico previamente estabelecido. Praças, ruas e avenidas foram demarcadas considerando, ao máximo, as características topográficas da área escolhida, revelando preocupação lúcida no que se refere à proteção de áreas verdes e vegetação nativa. Com esta filosofia, caracteristicamente contemporânea, nasceu Maringá, a 10 de maio de 1947, como Distrito de Mandaguari. Em 1951 foi elevada a Município, com os distritos de Iguatemi, Floriano e Ivatuba. Em 1954 foi instalada a Comarca de Maringá. Hoje é a sede de uma grande região que abrange cem municípios.

3 Maringá nasceu de desenhos do Arquiteto e Urbanista Jorge de Macedo Vieira, paulista. Contratado pela Cia. Melhoramentos Norte do Paraná, Jorge de Macedo Vieira jamais esteve aqui e, no entanto, criou um projeto considerando na época, 1945, como um dos mais arrojados e modernos, seguindo apenas a orientação da Cia que exigia largas avenidas, muitas praças e espaços para árvores. Outros nomes a ser lembrado no processo paisagístico de Maringá: Eng. Agrônomo Anibal Bianchini da Rocha (1952) e Geraldo Pinheiro da Fonseca (funcionário da Companhia). Planejada para ser uma cidade de 200 mil habitantes (hoje está perto de 350 mil), numa atividade considerada na época como "Visionária", Maringá transformou-se num grande centro de convergência econômica e esse sucesso deve-se em grande parte ao traçado urbanístico original que previa zona industrial, zona comercial e zona residenciais. Preocupada com a questão ambiental surgiram as áreas verdes: - Horto Florestal "Dr. Luiz Teixeira Mendes", área de propriedade da Cia Melhoramentos, com 17,5 alqueires. - Parque do Ingá, com 19,5 alqueires, de início uma preservada naturalmente, mas que foi urbanizada em 1970, tornando-se um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade. - Bosque Tupinambá ou "Bosque Dois", como é mais conhecido, com cerca de 25 alqueires. Constitui-se numa reserva natural da mata original. - Maringá, possui uma das maiores concentrações de área verde – 26,65 metros quadrados – por habitante. São 90 alqueires de matas nativas, distribuídos por 17 bosques e milhões de árvores de diversas espécies plantadas ao longo das ruas e avenidas.

4 A cidade de Maringá teve seu nome extraído de uma canção muito famosa na época, intitulada Maringá, de autoria do Compositor Joubert de Carvalho, daí advindo o nome da "Cidade Canção". Entre as datas que marcaram a história de Maringá estão a da instalação da telefonia automática, em 1953 e a da chegada do primeiro trem no ano seguinte (1954). Maringá, terceira cidade do Estado de Paraná, está localizada no Norte do Paraná, é cortada pelo trópico de capricórnio e possui altitude de 554,9 metros. Por estar localizada entre os rios Pirapó e Ivaí, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do rio Paraná, Maringá possui um solo de grande fertilidade, denominado Latossolo Roxo Distrófico. O Clima é subtropical com chuvas de verão e inverno seco.

5 O povoamento, porém, iniciou-se por volta de 1938, na área hoje conhecida como Maringá Velho. A partir dos primeiros anos da década de 40 começaram a ser erguidas as primeiras e toscas edificações propriamente urbanas, que se destinavam à compra e venda de terras, algum comércio varejista e hospedagem dos colonos recém-chegados ou daqueles que se dirigiam ao rio Ivaí. Maringá ganhou sua primeira construção em fevereiro de 1942, Hotel Maringá, de propriedade da Companhia de Terras Norte do Paraná. Este Hotel foi construído com o objetivo de hospedar os compradores de terras que aqui vinham, dos mais distantes Estados Brasileiros. Os pioneiros chegavam em caravanas, na sua maioria paulistas, mineiros e nordestinos, principalmente entre 1947 e 1949, atraídos pela pujança do ciclo do café.

6 Paróquia Sto. Antonio, a 1ª Igreja em Maringá

7 1970 – Construção da nova Catedral de Maringá

8 Etnias A região de Maringá apresenta grande influência de imigrantes japoneses, devido ao grande número, estes, formaram a ACEMA; Maringá também teve influência de imigrantes italianos e alemães, na qual os alemães também se reuniram e formaram uma associação, a associação teuto-brasileira. Depois outros grupos de imigrantes foram chegando, como os portugueses, poloneses, espanhóis, ucranianos, árabes, judeus, entre outros, formando a nossa atual sociedade japonesesitalianosalemães portuguesespoloneses espanhóisucranianosárabesjudeus Religião Maringá é um município com maioria católica, mas com muitas outras denominações religiosas, como batistas, protestantes, muçulmanos, budistas, espíritas, entre outros. Apesar dos católicos serem a maioria, seu crescimento permanece estagnado, enquanto o número de evangélicos cresceu 2,41%, e o de pessoas que não têm religião caiu 2,03%.[17][17] Católicos: 73,72% Evangélicos: 21,15% Muçulmanos, budistas, espíritas, ateus e outros: 5,13%.

9 Dados demográficos Maringá possui uma taxa de alfabetização de 95,1%; Sua taxa de urbanização é de 98,4%; Número de eleitores: ; O município de Maringá tem uma população de habitantes de acorco com o Censo 2010, desses são homens e são mulheres. Além disso, são moradores da Zona Urbana e moram na Zona Rural. Segurança e criminalidade Maringá é considerada a cidade mais segura do Brasil,[19] segundo dados do Ipea de 2005, com índice de homicídio de 7,94 para cada 100 mil habitantes. Os índices de criminalidade dessa cidade são comparáveis aos de Amsterdã, a capital da Holanda.[19]Amsterdã Rede de esgoto É a 7ª cidade com melhor saneamento básico do Brasil. Possui 79% de cobertura de esgoto e 81% do esgoto é tratado.

10

11


Carregar ppt "John dos Passos, viajante inglês ao descrever a cidade, em 1954. Fonte: "O Brasil Desperta", trad. Pinheiro de Lemos, Record, RJ, 1964."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google