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Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação

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Apresentação em tema: "Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação"— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
Tolerância a Falhas Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação

2 Conceitos e Termologia
Falha (fault): Causa Física ou algorítmica do erro; Erro: O sistema está em estado errôneo, se o processamento posterior a este estado levar a um defeito; Defeito (failure): Desvio da especificação; não podem ser tolerados, mas deve ser evitado que o sistema apresente defeito Interessante observar que uma falha não necessariamente leva a um erro (porção da memória pode nunca ser usada) e um erro não necessariamente conduz a um defeito (a informação de vôo lotado poderia eventualmente ser obtida a partir de outros dados redundantes da estrutura)

3 Conceitos e Termologia

4 Conceitos e termologia
Latência de Falha: período de tempo desde a ocorrência da falha até a manifestação do erro devido àquela falha; Latência de Erro: período de tempo desde a ocorrência do erro até a manifestação do defeito devido aquele erro. Baseando-se no modelo de 3 universos, o tempo total desde a ocorrência da falha até o aparecimento do defeito é a soma da latência de falhas e da latência de erro.

5 Classificação de falhas
Tipos e origem de falhas (causas) Permanentes Físicas Intermitentes Temporárias Falhas Transitórias Projeto Humanas Intencionais Interação não Intencionais

6 Classificação de falhas
Tipos e Origem de Falhas Natureza: hardware, software, projeto, operação; Extensão: local a um módulo, global...; Valor: determinado ou indeterminado no tempo. Crescimento de falhas humanas maliciosas Devem ser tratadas por técnicas de segurança computacional e não por tolerância a falhas Entretanto um sistema tolerante a falhas deve ser também seguro a intrusões e ações maliciosas

7 Falhas de software e de Projeto

8 Dependabilidade O objetivo de Tolerância a Falhas é alcançar a Dependabilidade (dependability) – indica qualidade do serviço fornecido por um dado sistema e a confiança depositada no serviço fornecido

9 Dependabilidade Principais Atributos: Confiabilidade; Disponibilidade;
Segurança de funcionamento (safety); Segurança (security); Mantenabilidade; Testabilidade; Comprometimento do Desempenho (performability)

10 Dependabilidade


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