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Procedimento: sucessão encadeada de atos que objetivam a prática de um ato final.

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1 Procedimento: sucessão encadeada de atos que objetivam a prática de um ato final.

2 Existem, segundo Caiden (1990), diversas dificuldades para a efetiva utilização de estudos da administração pública comparada visando o aprimoramento da administração pública: Essas dificuldades podem ser agrupadas : A dificuldade de estabelecer generalizações; O pressuposto que as mudanças decorrem de alterações nas instituições e sua estrutura burocrática; A busca para a comparação entre funções essenciais; As limitações dos métodos de aferição quantitativa para realizar as comparações; E a visão ecológica da administração pública e os aspectos de unicidade de suas culturas.

3 Algumas das dificuldades para o estabelecimento de um MAP estão associadas com a questão das generalizações; Ao se adotar a visão ecológica, do ecosistema, aceita-se a unicidade de cada sistema administrativo e a particularidade da cultura administrativa --derivada de fatores socio- culturais, históricos e psicosociais-- a dificultar que sejam replicados.

4 Outra dificuldade decorre de comparações entre sociedades ocidentais com as não-ocidentais, considerado o presuposto que as mudanças decorrem das instituições e suas burocracias Para atenuar esse problema considerou-se que, independentemente da sofisticação, todas as sociedades praticam funções essenciais semelhantes. Porém, outra dificuldade representa a tentativa de isolar a função de Administração, quando na realidade ela é uma decorrência da função Política.

5 E ainda mais um problema relaciona-se com a dificuldade de delimitar a área de administração a ser comparada. Trata-se de um conceito universal? Sabe-se que cultura é conceito particularista, logo não generalizável.

6 Mais uma dificuldade surge quando se quer aprimorar algo. A tendência é aferir quantitativamente o contraste, em comparações, difíceis de mensurar. Por exemplo: o mundo quantitativo tende a ignorar tudo aquilo que não consegue ser quantificado com facilidade, o que constitui risco significativo no processo de mensuração.

7 O princípio da ecologia é que cada organismo vivo possui uma relação permanente com os demais elementos de seu ambiente; Como estratégia para favorecer a aplicação do conceito de ecosistema --no processo de aprimoramento por contraste– em inovações de procedimentos na administração pública, pode-se optar por limitar as variáveis a serem observadas no ecosistema à interação conceituada no Diamante Leavitt (1965); O Diamante de Leavitt usa o conceito de interação-- oriundo no ecosistema-- para destacar que não se pode mexer impunemente em apenas uma das variáveis sem afetar as demais,

8 Requisito essencial para o sucesso da inovação: a busca do equilíbrio; O Diamante de Harold Leavitt parte do pressuposto que uma inovação não costuma ocorrer no isolamento, pois envolve o reconhecimento da interação; Assim, durante o processo de inovação (entre as pessoas e os papéis que estas representam), consideram-se o processo e as atividades que se executam, as estruturas funcionais da organização, as hierarquias que as sustentam e a tecnologia empregada, inclusive envolvendo sistemas de informação;

9 Uma das deduções possíveis-- à partir da análise das dificuldades apontadas para se aplicar o MAP-- é a de que os fenômenos, não sendo replicáveis, faz-se necessário criar heurísticamente processos apropriados ao ecosistema, em que serão implementadas as inovações.

10 A – Observar, selecionar, observar B – Notar diferenças e avaliar possibilidades C – Ajustar e desenhar o novo

11 1. Observar e caracterizar o procedimento, objeto crítico, sujeito à análise, no tempo e lugar em que é executado; 2. Selecionar procedimentos semelhantes sendo executados em tempos e lugares de onde se espera aprender; 3. Observar e caracterizar o procedimento, objeto crítico, agora no tempo e lugar selecionado com o modelo apropriado;

12 4. Comparar o que esta sendo feito com o que os outros fazem; 5. Destacar as diferenças para melhor e pior, e as semelhanças entre os procedimentos; 6. Especificar as diferenças para melhor, nos procedimentos comparados; 7. Avaliar possibilidades de transferência consideradas as diferentes formas de atuação; 8. Apreciar as diferenças dos ecosistemas(*) e contextos em que os procedimentos são executados; (*) O ecosistema é a totalidade das interações dos organismos vivos em determinado ambiente.

13 9. Aplicar o modelo do diamante de Leavitt na construção do procedimento cuja inovação requer implementação; 10. Desenhar novo procedimento particular, consideradas as qualidades do método observado em outros ecosistemas, e as características culturais do ambiente hospedeiro. 11. Estabelecer uma estratégia de implementação que considere ajustamentos das variáveis envolvidas na busca da harmonia da solução resultante.

14 Caiden, G & CAIDEN, N. Towards the future of comparative public administration. In: DWIVEDI, O. P.; HENDERSON, K. M. (Eds.). Public administration in world perspective. Ames: Iowa State Press, Leavitt H. J. (1965). Applied Organizational Change in Industry: Structural, Technological and Humanistic Approaches. In James G. March, editor, Handbook of Organizations, pp , Rand McNally and Company, Chicago USA


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